• Segunda à Sexta-feira - 8h às 18h

A 19ª Gestão do Conselho Regional de Biblioteconomia – 1ª Região tem buscado o amplo diálogo com a categoria bibliotecária a fim de pautar as suas ações. No último dia 3 de fevereiro, foi a vez de profissionais do Mato Grosso do Sul participarem do primeiro ciclo de reuniões abertas.

A reunião foi organizada pelo conselheiro Henrique Araújo, com o apoio do conselheiro-suplente Jônis P. Marques, do delegado Vagner Santos e da Associação dos Profissionais Bibliotecários do Mato Grosso do Sul, representada pela ex-conselheira e atual presidenta Rose Liston. A condução ficou a cargo da vice-presidenta Alessandra Silva, rendendo duas horas de live.

Na ocasião, os profissionais puderam colocar a necessidade de se ampliar a fiscalização no estado, além de relatar experiências profissionais e a necessidade de políticas públicas para o setor. Também apontaram a necessidade de que o estado do Mato Grosso do Sul volte a ter uma instituição de ensino que possibilite a formação superior em Biblioteconomia, a fim de suprir a carência por postos de trabalho. Neste sentido, algumas tratativas têm sido feita nos últimos anos, mas sem maiores encaminhamentos

O desemprego também foi apontado, em especial nos grandes centros do estado. Os efeitos negativos da reforma trabalhista também puderam ser sentidos, com profissionais sendo demitidos em prol da contratação de outros por menos horas e menores salários.

Da parte do CRB1, ficou acordado o compromisso de debater políticas públicas com órgãos competentes do estado, a fim de propiciar a abertura de novas vagas e a condução de melhores práticas e também o aperfeiçoamento da fiscalização com a contratação de mais um fiscal e a adoção de novas metodologias, sobretudo enquanto perdurar o distanciamento social.


Arquivos
fevereiro 2021
D S T Q Q S S
« jan    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28