• Segunda à Sexta-feira - 8h às 18h

O Conselho Regional de Biblioteconomia da primeira região (CRB-1) no uso de suas atribuições resolve homenagear com a Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao mérito bibliotecário o profissional que haja se destacado de maneira notável e relevante em projetos desenvolvidos na área profissional e social da jurisdição do CRB-1. A medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito Bibliotecário, possibilita o reconhecimento e a divulgação de profissionais que estão desempenhando excelentes trabalhos no campo social e profissional, às vezes, obscuros e desconhecidos.

Rubens Borba Alves de Moraes nasceu em 23 de janeiro de 1899 em Araraquara, SP. Estudou Biblioteconomia como bolsista da Fundação Rockfeller, nos Estados Unidos. Participou, ao lado de Mário de Andrade, Sérgio Milliet e Antônio de Alcântara Machado das discussões para a criação de um Departamento de Cultura da Cidade de São Paulo, sendo o diretor da Divisão de Bibliotecas, quando o mesmo se efetivou. Fundou o curso de Biblioteconomia na Escola de Sociologia e Política, em São Paulo. Foi um dos fundadores da Associação Paulista de Bibliotecários. Atuou em diversas organizações no exterior. Recebeu o título de Professor Emérito na Universidade de Brasília. Colecionava obras e livros raros sobre o Brasil. Faleceu em 2 de setembro de 1986. Algumas Obras: Manual bibliográfico de estudos brasileiros, O bibliófilo aprendiz.

LivretoMedalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito Bibliotecário.

Confira abaixo a lista de contemplados com a Medalha Rubens Borba de Moraes (RBM)

1987

ANÍBAL RODRIGUES COELHO (DF) – Bibliotecário aposentado. Trabalhou na Câmara dos Deputados. Destacou-se pelo trabalho do movimento associativo da categoria. Foi presidente da ABDF de 1971 à 1975.

1990

NILCÉIA AMABÍLIA ROSSI GONÇALVES (DF) – Professora aposentada da UnB. Destacou-se pela eficiência, dedicação e carinho com que ministrava as aulas de catalogação.

1993

NEUSA DOURADO FREIRE (DF) – Foi criadora e gestora de um dos mais bem sucedidos programas de promoção da leitura do brasil. o programa “Mala do livro: bibliotecas domiciliares”, implantado pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, possui como filosofia a mesma missão profissional de sua criadora, promover a cidadania por meio do acesso irrestrito e sistemático à leitura.

1996

IZA ANTUNES (DF) – Bibliotecária aposentada do Estado Maior das Forças Armadas, em 1992. Instrutora dos Cursos de Auxiliar de Bibliotecas da Associação de Bibliotecários do Distrito Federal-ABDF. Reconhecida no meio profissional pela marcante atuação na ABDF. Presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública de Brasília. Autora dos livros “Noções Fundamentais para Formação Profissional” e “Associação de Amigos da Biblioteca Pública.”

1999

MARIA DA CONCEIÇÃO MOREIRA SALLES (DF) – Formada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília e pós-graduada em Biblioteconomia Biomédica pela BIREME – Biblioteca Regional de Medicina de São Paulo/OPS. Desde 1983, dirige a Biblioteca Demonstrativa de Brasília, onde realiza uma administração dinâmica, implementando uma série de atividades, programas e projetos de incentivo à leitura, à cultura e frequência à biblioteca pública.

2002

CLAUDIA OLIVEIRA MOURA (GO)

ANTÔNIA MEMORIA (DF) – Graduada em Biblioteconomia pela Biblioteca Nacional, e Especialização em Pesquisas Bibliográficas em Ciências Médicas pelo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (hoje, IBICT), destacou-se como primeira aluna nesses cursos. Larga experiência profissional através do trabalho em bibliotecas,como Biblioteca Central da Universidade de Brasília e Biblioteca da Câmara dos Deputados, por onde se aposentou e foi responsável pela execução do Projeto, Bibliografia de Publicações Oficiais Brasileiras. Mas, o que lhe proporcionou o reconhecimento pela classe bibliotecária, mais que as edições do seu livro sobre AACR2, desde 1983, auxílio indiscutível para o seu aprendizado, foram o entusiasmo e o orgulho de ser bibliotecária, provocando o interesse e o gosto não só pela catalogação como pela profissão.

HILDA DE OLIVEIRA LIMA (MS)

2004

SEBASTIÃO DE SOUSA (DF) – É mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, licenciado em Letras Neolatinas e graduado em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, São Paulo, e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor aposentado pela UnB, onde foi Coordenador dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia e Subchefe do Departamento de Biblioteconomia, é considerado uma das maiores autoridades em CDU na América do Sul. Em 2001, escreveu o livro CDU – Como entender e utilizar a Edição-Padrão Internacional em Língua Portuguesa, que já se encontra em sua terceira edição revisada (2004). Em 2009, atualizou o livro acima citado, que passou a ser intitulado CDU – Como entender e utilizar a 2ª Edição-Padrão Internacional em Língua Portuguesa, cuja terceira edição foi publicada em 2012. Há vários anos, o Professor vem ministrando cursos de atualização em CDU em Brasília e em outras capitais do País.

2006

ADELAIDE RAMOS E CÔRTE (DF)

2011

IEDA MOREIRA NUNES MENDONÇA (GO)

MURILO BASTOS DA CUNHA (DF)

JAVERT DE MELO (MT)

2013

SONIA AGUIAR CRUZ RIASCOS (GO)

EDILEUDA SOARES DINIZ (MT)

GILZA NÚRIA BRANDÃO (MS)

MARIA APARECIDA DE LIMA (DF)

2014

ROSE CRISTIANE FRANCO SECO LISTON (MS)

LUCIANA CANDIDA DA SILVA (GO)

LUCILÉIA ROSA DE QUEIROZ RODRIGUES (MT)

THEREZA ROSA BORGES DE HOLANDA (DF)

2015

SUZANA PINHEIRO MACHADO MULLER (DF)

ELIANY ALVARENGA DE ARAUJO (GO)

ANA MARIA CIPRO (MS)

FABIANA SOUZA DE ANDRADE (MT)

Arquivos