• Segunda à Sexta-feira - 8h às 18h
2 de março de 2016 Postado por: Categoria: Notícias

medalharubensborba

O Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª Região, em reconhecimento ao trabalho de seus profissionais, abre a edição 2016 para a escolha dos melhores Bibliotecários da região Centro-Oeste. Cada região – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – conta com três representantes sendo que somente o mais votado por região será agraciado com a Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito Bibliotecário.

O concurso busca premiar os profissionais que prestaram relevantes serviços à classe bibliotecária. Os candidatos são indicados por meio dos comitês de cada Estado e a votação é disponibilizada pelos canais de comunicação do Conselho. Os indicados deste ano são:

DISTRITO FEDERAL

  • Antônio Agenor Briquet de Lemos CRB-1/0059 – aposentado como professor de biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB) trabalha em sua livraria especializada em livros de arte, arquitetura, fotografia e design. Cursou biblioteconomia na Biblioteca Nacional (atualmente, Escola de Biblioteconomia da Universidade do Rio de Janeiro). Briquet fez carreira como bibliotecário e professor – com um breve período como jornalista do Jornal do Brasil. Depois de especializar-se na Inglaterra e nos Estados Unidos, acabou convidado a assumir como professor na então recém-criada Unb. Anos depois, foi convidado a ser diretor da Editora da Universidade.
  • Antônio Lisboa Carvalho de Miranda CRB-1/0325 – possui graduação em Biblioteconomia – Universidad Central de Venezuela (1970), mestrado em Ciência da Informação – Loughborough University of Technology (1975) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professor da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Planejamento de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: comutação bibliográfica – acesso a informação, sociedade da informação, sistemas de informação e comunicação científica. Está trabalhando, também, com projetos de alfabetização e inclusão social. Currículo Lattes (aqui).
  • Neide Alves Dias de Sordi CRB-1/0517 – é Diretora da InnovaGestão – Consultoria em Informação Ltda, bibliotecária e mestre pela Faculdade de Ciências da Informação da Universidade de Brasília (Unb). É membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). Pesquisadora do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Foi diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Secretária de Pesquisa e Informação Jurídicas o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF). Desde 2007, tem coordenado a implantação de repositórios institucionais, utilizando o DSpace. Currículo Lattes (aqui)

GOIÁS

  • Ednea Maria Barbosa de Sousa CRB-1/1349 – Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás, especialista em “Filosofia da Arte” pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás. Desde 1986 trabalha no Serviço Social do Comércio – SESC, tendo atuado como bibliotecária de unidade e posteriormente responsável pela Biblioteca Central,  da qual   participou  do projeto de criação bem como da implantação nesta BCE do primeiro software de biblioteca no Sesc  Goiás. A partir do ano de 2000 assume a função de Coordenadora de Cultura do Regional de Goiás e, dentre outras atribuições, se torna responsável técnica pela rede de bibliotecas do Sesc em Goiânia e no interior do Estado (Anápolis, Caldas Novas, Aparecida de Goiânia, Porangatu, Ceres, Luziânia, Rio Verde, Catalão, Jataí, Itumbiara). Somado a esta rede inclui-se a  instalação das 3 unidades móveis do Projeto BiblioSesc, em parceria com o Departamento Nacional do Sesc.
  • Elaine Pereira dos Santos Borges Mota CRB-1/1810 – Licenciada em Pedagogia (2011) e Graduada em Biblioteconomia (2001) pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Gerenciamento de Arquivos e Tecnologia da Informação pela Faculdade Oswaldo Cruz (2008). Especialista em História do Brasil: local, regional e nacional pela Universidade Federal de Goiás (2005). Foi bibliotecária da Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial por mais de oito anos e depois foi transferida para a Unidade de Informação Tecnológica e Inovação Antônio Manoel de Oliveira Lisboa – Escola SENAI Vila Canaã. Hoje Mora em Anápolis e trabalha na Biblioteca do Sesc Anápolis.
  • Maria Eunice Suares Barboza CRB-1/1355 – responsável pela Biblioteca Braille.  Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás, possui especialização em Avaliação de Ambientes Informacionais pela mesma instituição. Participou de diversos cursos, palestras, congressos e seminários ligados à educação e reabilitação e profissionalização de deficientes visuais em Goiânia, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, João Pessoa, Belo Horizonte e Campo Grande. Ajudou a elaborar a sessão braille da Biblioteca Estadual Pio Vargas e da Biblioteca Braille do Instituto Artesanal dos Cegos. Assumiu a coordenação da sessão braille da Pio Vargas em 1992. Está à frente da biblioteca desde 1989. Presidiu o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual e dirigiu a Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás, de 1999 a 2004.  Presidiu ainda o 3º Seminário Nacional de Bibliotecas Braille, em 2004.

MATO GROSSO

  • Ana Heloiza Farias Pereira CRB-1/2857– atua como coordenadora do Sistema Estadual de Biblioteca do Estado de Mato Grosso, lotada na Secretaria de Cultura do Estado. Tem desenvolvido um excelente trabalho de informatização aos acervos das Bibliotecas dos Municípios. Muito envolvida com a profissão e luta pela implantação e modernização de Bibliotecas dentro do Estado. Coordena o projeto governamental que possibilita consulta online de acervo de Bibliotecas Pública de Mato Grosso. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009).  Atualmente é mestranda em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Claides Teresinha Erhart CRB-1/2675 – graduada em Biblioteconomia e com especialização em gestão de pessoas. Coordenadora da biblioteca da Faculdade Anhanguera de Rondonópolis. Atuando em todas as atividades pertinentes à biblioteca, em conjunto com coordenadores e professores vem desenvolvendo a campanha de incentivo à leitura. Participou de bancas de graduação na UFM e foi palestrante na semana da Biblioteconomia sobre o tema avaliação do MEC nas bibliotecas.
  • Dinalva Gomes Paiva CRB-1/0082 – foi a primeira bibliotecária de MT, chegou a Cuiabá na década de 1970. Atuou em varias bibliotecas, entre elas a Biblioteca da UFMT, aposentando-se como diretora desta Universidade, depois deu início a vários trabalhos de consultoria, dando oportunidade para inúmeros bibliotecários nesses serviços, trazendo profissionais de vários estados, onde “não” existia, naquela época, profissionais suficientes para o mercado de trabalho. Trabalhou muitos anos da UNIC como diretora, implantou os sistemas integrados de Bibliotecas do Grupo UNIC. Sempre cuidou da classe, ou seja, sempre lutou pela valorização profissional.

MATO GROSSO DO SUL

  • Ana Paula Soares (CRB1/2796) – Mestre em Tecnologia com ênfase em Informação Tecnológica Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2004), graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná (1995), com especialização em Qualidade e Produtividade pela Japan International Cooperation Agency – JICA (1999). Atualmente é Coordenadora e Docente do Curso de Biblioteconomia no Instituto de Ensino Superior da Fundação Lowtons de Educação e Cultura – IESF/FUNLEC. Participou do desenvolvimento e implantação do Banco de Dados Bibliográfico do Museu Dinâmico da Mata Atlântica, da implantação da Biblioteca Verde no Bosque Municipal da cidade de Registro, do Programa Pedagogia Cidadã (2004-2007)  no desenvolvimento e docência de aulas sobre a temática da metodologia de pesquisa e normalização bibliográfica. Realizou a coorientação de trabalhos de conclusão de curso do Programa Pedagogia Cidadã da UNESP e Coordenação de eventos culturais como a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (2003-2016). Foi mediadora na 16º edição do PROLER (2015) em Campo Grande-MS.
  • Assunta Maria Bortolon (CRB1/1811)

O Prêmio é oferecido anualmente em comemoração pelo Dia do Bibliotecário. No decorrer da semana serão disponibilizados os currículos de cada indicado. Contamos com a participação de todos.

Link para votação: http://goo.gl/forms/PyxWeZfizQ

Ascom CRB-1

Arquivos
novembro 2019
D S T Q Q S S
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930