• Segunda à Sexta-feira - 8h às 18h
Reunião ASCOP
16 de novembro de 2018 Postado por: Categoria: Evento, Notícias

CRB-1 participou de evento da Associação dos Conselhos de Profissões Regulamentadas do Distrito Federal – ASCOP/DF realizado na última segunda-feira, 12 de novembro, no Conselho Regional de Contabilidade do DF- CRCDF. Na ocasião também compareceram o deputado federal eleito Luis Miranda (DEM)- acompanhado pelos assessores Leonardo Oliveira e Sonia Perri – e os representantes dos deputados federais eleitos Celina Leão (PP) – Ricardo Grossi, Erika Kokay (PT) – Sandra Cabral e Júlio Cesar (PRB) – Paulo Silva e Júlio César Lopes para discutir uma melhor abordagem da participação dos conselhos nas atividades e projetos de lei votados no Congresso.

A reunião foi conduzida pelo presidente do CRCDF e da ASCOP, Adriano Marrocos, que destacou a importância da interação dos Conselhos com o Legislativo. “Trazer deputados e senadores eleitos é importante para nós porque temos diversas demandas que envolvem propostas em tramitação no Congresso Nacional”. Marrocos explicou que a maioria desses pleitos buscam benefícios para a sociedade. “Prestamos um serviço diferente, fiscalizamos o profissional para que a sociedade tenha um serviço de qualidade, digno, e para garantir que o profissional esteja atualizado e capacitado a prestar esse serviço”, argumentou em entrevista ao CRCDF.

De acordo com o presidente da ASCOP, um dos pedidos aos parlamentares é a alteração da lei sobre a dispensa de servidores para exercício de funções em Conselhos. “A proposta trata da dispensa de dirigentes de conselhos que são servidores públicos, e que, para participar das reuniões, precisam pagar pelo período em que se ausentam, diferente dos gestores de sindicatos, que tem o ponto abonado”, explicou Adriano Marrocos. Outra proposta trata do reconhecimento do Código de Ética de cada profissão na estrutura do Governo do Distrito Federal (GDF). “Fortalece a importância – aos profissionais que se registram no Conselho de classe, de seguir o código, garantindo a sociedade um serviço adequado”.

O deputado federal eleito, Luís Miranda (DEM), também avaliou a reunião. “O que foi observado é que os Conselhos estão brigando pelo óbvio, pela fiscalização mais rígida quanto aos ensinos que estão sendo colocados, por exemplo. Precisamos rever as nossas leis para garantir um ensino de qualidade e, consequentemente, profissionais qualificados”, disse.

“Após a manutenção dos vetos da Lei 13601/2018 em abril desde ano, ficou mais do que evidente que o CRB-1 precisa acompanhar os projetos de lei de interesse da classe e se aproximar dos parlamentares. Esse encontro promovido pela ASCOP é uma grande oportunidade para nós, visto que essa necessidade é comum às entidades fiscalizadoras de profissões”, afirma o Presidente do CRB-1, Fábio Cordeiro.

Também participaram do encontro os presidentes do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) – Farid Buitrago Sánchez; do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM-3), Dr. Rony. Castilho; do Conselho Regional De Biblioteconomia (CRB-1) – Fábio Lima Cordeiro; os vice-presidentes do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO) – Danilo Mantovani; do Conselho Regional de Educação Física (CREF7) – Nicole Azevedo Silva; do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-DF) – Saulo Borges Lustosa; do Conselho Regional de Farmácia (CRF-DF) – Humberto de Oliveira Lopes; além do Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) – Luiz Hamilton Da Silva, do procurador geral do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) – Jonathan Rodrigues e do assessor do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-DF) – Wellington Oliveira.

*Essa matéria teve a contribuição de informações da jornalista do Conselho Regional de Contabilidade, Márcia Prado

Thaís Betat, Assessora de Comunicação do CRB-1

Arquivos