• Segunda à Sexta-feira - 8h às 18h
20190510_122445_0000
10 de maio de 2019 Postado por: Categoria: Crônicas

♥♥ Dia das Mães ♥♥

A regra é clara, não é futebol, é o Dia das Mães !!!!

Sexta sua linda você chegou, trazendo no próximo domingo o Dia das Mães, falando nisso da série quem nunca, com certeza já fomos vítimas das palavras proféticas de nossas progenitoras: como menino desce daí (quando ainda pequenos) ou que tal essa: se eu for aí e achar a blusa você vai ver (adolescente no mundo da lua), leva o casaco Alberto ou você não sai assim Maria Eduarda (já numa fase mais adulta). Mãe sempre mãe organizando a vida dos filhos, dando norte para as resoluções.

Mas na verdade não vivemos sem as regras/conselhos de nossas mães. Algo de semelhante acontece nas bibliotecas / centros de documentação, muitas vezes, quem nos norteia no dia a dia são as Normas Técnicas da ABNT.

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais.

maeEntidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT é membro fundador da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização – ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas – Copant) e da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização – AMN). Desde a sua fundação, é também membro da International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional – IEC). É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).

Tem como missão prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e o uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor.

Com isso normatiza os trâmites diários de uma biblioteca. Como poderemos ver em alguns exemplos:

  • NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação (estabelece um sistema de numeração progressiva das seções de documentos escritos, de modo a expor num sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização);
  •  Identificou alguma semelhança com as mães que na nossa tenra idade, organizavam os quartos numa sequência lógica de armazenamento de roupas e brinquedos?
  • NBR 6023 – Referências – Elaboração (fixa a ordem dos elementos das referências e estabelecem convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação);
  •  As regras das mães são claras, iguais as do futebol, devem ser obedecidas e ponto final, não se discute.
  • NBR 6026 – Legenda Bibliográfica (fixa condições exigíveis para apresentação de legenda bibliográfica em publicações periódicas).
  •  Transcrevendo para o mundo das redes sociais, a mães também chegaram lá, ah aquela foto fofa (só ela e a tia que acham, porque nós mesmos morremos de vergonha), já está na rede social da mãe e com aquela legenda que nos denunciam em algum momento embaraçoso.

Alguns exemplos da suma importância das Normas Técnicas igual a mãe no dia a dia, mesmo que sejamos adultos e independentes sempre seremos os bebês das mamães, aquelas crianças fofas da foto.coracao-das-flores-para-o-dia-de-mae-69486015

A minha mãe é um mix de 6026 com a 6023 e a sua? Conte aqui. Na verdade uma homenagem à mulher que espera nove meses nos amando mesmo sem saber o rostinho daquela criaturinha que cresce em seu ventre. Que se alegra com as primeiras letras da alfabetização e se emociona em ouvir do seu pequeno ou pequena a palavra mais doce: mãe. Busca tarde da noite na balada na casa dos amigos, faz um investigação digna do FBI quando descobre o/ a Crush. Briga perguntando se já escovou os dentes se passou desodorante (deixa a gente sem graça).

Mas na verdade não vivemos sem pronunciar a palavra mãeeeeeee, e quando nos transformamos em mães, lembramo-nos dos conselhos e tentamos colocar em prática, agora a mãe vira vó, mãe com açúcar.

See you♥♥

 

Antes que a minha mãe me chame pelo nome composto e eu responda não fui eu mãe.

 Ana Karina Fraga ♥ Bibliotecária e Cronista ♥ CRB1 – 1887

(Aquela pesquisa marota no dia das mães: http://abnt.org.br/)



Arquivos
julho 2019
D S T Q Q S S
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031