• Segunda à Sexta-feira - 8h às 18h
20190209_134417_0000
10 de fevereiro de 2019 Postado por: Categoria: Crônicas

Dia do Gráfico

A sexta-feira chegou e graças a Deus, desligaram o maçarico, chuva sua linda que bom que você veio nos fazer uma visita e não se acanhe pode ficar até as águas de março irem embora, esse clima chuvoso nos convida além daquele chá inglês ler um livro, pode ser desde um romance digno de filme ou série até aquele de terror e suspense. Mas até o livro chegar aos nossos aposentos ou no local de trabalho ele é concebido pelas mãos mágicas de um profissional, mas qual seria?

A resposta está no profissional:

Gráfico

• Profissional que trabalha com a impressão de materiais de vários tipos. Revistas, jornais, livros, panfletos publicitários, cartazes, notas fiscais, etiquetes, convites, ou banners – se forem impressos, passam pelas suas habilidades e criatividade.
Johan Guttenberg
JohanGuttenberg

O Dia do Gráfico é celebrado em 7 de fevereiro porque nessa data, em 1923, aconteceu uma grande greve dos gráficos em São Paulo, liderada por João da Costa Pimenta. Os gráficos estavam protestando por melhores salários e condições de trabalho. Nesta época, a indústria gráfica estava tendo um grande crescimento. O sucesso da greve dos gráficos foi tamanho que marcou também o nascimento do sindicato dos Gráficos.

Johan Guttenberg (1400 – 1468), o “pai da imprensa”, é considerado por muitas pessoas como o primeiro gráfico, e foi ele que imprimiu a primeira Bíblia

Se antigamente as moçoilas ficavam a janela a espera de seu príncipe enquanto liam romances, hoje a espera é ver que o crush deu match naquela foto ou aquela stalkeada na rede social, se tudo muda com o passar tempo a profissão de gráfico também não parou no tempo ao contrário , temos agora o:

Designer Gráfico

• O dia escolhido para comemorar a data desse profissional é 05 de novembro. Mas qual o seu papel na elaboração de revistas, jornais, livros? Esta data é uma homenagem aos profissionais que se empenham em usar técnicas e bastante criatividade na produção de informações visuais. Os designers gráficos são responsáveis em montar projetos que sejam visualmente apelativos e atraentes, como páginas de revistas, capas de livros, cartazes e demais materiais impressos (ou virtuais) para campanhas publicitárias, e etc.

Origem

No Brasil, o Dia do Designer Gráfico foi instituído no dia 5 de novembro durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, em 19 de outubro de 1998.O dia 5 de novembro é a data de nascimento de um dos nomes mais importantes do design brasileiro, o pernambucano Aloísio Magalhães.

Então aprecie sem pressa aquela propaganda, arte, que ilustra revista, livro uma peça publicitária, alí tem muita criatividade envolvida para o nosso entretenimento e lazer.
Surgiu uma dúvida será que todos nós bibliotecários também não temos uma veia, vertente no designer gráfico? O que acham? Enquanto pensam fico apreciando um bom projeto gráfico .

 

See You ❤❤

Ana Karina Fraga – Bibliotecária e Cronista / CRB-1887

*Aquela pesquisa marota:
Arquivos
fevereiro 2019
D S T Q Q S S
« jan    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728