• Segunda à Sexta-feira - 8h às 18h
  • sáb
    28
    jan
    2017
    15 h às 19 h - Local: Banca da 308 Sul - Brasília - DF

    O evento acontece neste sábado (28/1), das 15h às 19h. Qualquer um pode levar seu caixote, mesa ou toalha para expor o seu acervo, que tenha Brasília como inspiração

    O poeta Nicolas Behr e a jornalista e jornaleira Conceição Freitas, dois expoentes da cultura brasiliense, iniciam uma feira de troca de livros, fotos, revistas e tudo o mais que tenha Brasília como inspiração. O evento acontece neste sábado (28/1), na Banca da 308 Sul, das 15h às 19h. Qualquer um pode levar seu caixote, mesa ou toalha para expor o seu acervo.

    Durante mais de 20 anos, Conceição desvendou Brasília nos eixos, nas tesourinhas e nas origens de Lucio Costa e Juscelino Kubitschek. Em crônicas e reportagens, foi além do Plano Piloto e revelou as peculiaridades das cidades do DF. No entanto, no último ano, descobriu o universo por trás de uma banca de apenas 23 metros quadrados. Descobertas pessoais, sobre a capital, sobre o mundo e sobre as pessoas. Tudo isso escondido em prateleiras de livros e produtos inspirados em Brasília.

    Conceição transformou a cara das tradicionais bancas das superquadras da capital. Colocou Lucio Costa e Oscar Niemeyer para receber os clientes, reuniu diferentes tipos de publicações sobre a capital desde infantis a estudos, disponibilizou produtos inspirados nos traços da cidade e promoveu encontros culturais sobre cinema, música, poesia, entre outros. A banquinha virou lugar de encontro.

    Quadra modelo

    A 308 é a quadra mais completa do Plano Piloto e tem a assinatura de Lucio Costa, Oscar Niemeyer e Burle Marx. Ao lado, na entrequadra 308/309, está a Igrejinha, obra de Niemeyer com azulejos de Athos Bulcão. A banca 308 Sul realça a vocação da quadra, a de ser o modelo do que projetou Lucio Costa para cada conjunto de quatro quadras, a unidade de vizinhança.
    Turistas, arquitetos, estudantes de arquitetura e de ensino médio e fundamental visitam a 308 para experimentar a solução que Lucio Costa desenvolveu para a moradia nas cidades modernas, ordenadas, bucólicas, arborizadas, protegidas do trânsito apressado e com apenas uma entrada e saída de veículos. É onde fica a Banca 308. Na esquina de um calçadão de bloquetes de cimento, que tem sido aproveitado para rodas de conversa, saraus de poesia, lançamento de livros, exibição de filmes, contação de histórias infantis, bate-papo de amigos.
    O acervo é robusto. Obras de Nicolas Behr, José Rezende Jr., Tino Freitas, Stella Bortoni, Lucilia Garcez, Irlam Rocha Lima, Clara Arreguy, Fernando Pinto, Daniel Cariello, Alessandra Roscoe, Paulo Bertran, Alberto Xavier, Ivany Câmara Neiva e da própria Conceição, entre outros, ajudam a contar, cada um a sua maneira, a história da capital federal.
  • ter
    31
    jan
    2017
    09 h - Local: Sede do Ipea em Brasília - DF

    Bibliotecários debatem desafios da profissão no século XXI

    Evento acontecerá no próximo dia 31, na sede do Ipea, em Brasília, e reunirá especialistas sobre o tema.

    A relação do bibliotecário com as tecnologias e o mercado de trabalho para esses profissionais serão debatidos no próximo dia 31 de janeiro, terça-feira, na sede do Ipea, em Brasília, durante o workshop Bibliotecário do Século XXI.

    O evento começará às 9h, no auditório Divonzir Gusso, com o lançamento do livro Biblioteca do Século XXI: desafios e perspectivas, organizado por Anna Carolina Mendonça Lemos Ribeiro e Pedro Cavalcanti Gonçalves Ferreira, técnicos de Desenvolvimento e Administração do Ipea. Logo depois, terão início os debates sobre cinco temas: a atitude do bibliotecário, o bibliotecário e o seu relacionamento com a tecnologia, bibliotecários e seus concorrentes, o papel cultural e social e mercado de trabalho do bibliotecário.

    Entre os especialistas convidados estão as mestras em ciência da informação Yaciara Mendes Duarte, do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB), e Tainá Batista de Assis, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e o doutor em linguística computacional Cláudio Gottschalg-Duque, da Universidade de Brasília (UnB).

    O evento será transmitido ao vivo para a unidade do Ipea no Rio de Janeiro (Avenida Presidente Antônio Carlos, 51, Centro, 16º andar). Os interessados em participar do workshop devem confirmar presença pelo e-mail eventos@ipea.gov.br.

    Confira a programação

  • qui
    16
    fev
    2017
    20 h - Local: Cantal do Youtube da FEBAB (Evento online)

    Webinar 2017 - evento online
    Webinar 2017 - evento online

    FEBAB convida todos a participarem do primeiro webinar de 2017, que abordará o tema “bibliotecas prisionais” com Catia Lindemann.

    Data: 16/02/2017
    Hora: às 20 horas
    Local: canal do YouTube da FEBAB => Link:https://www.youtube.com/channel/UChXMM37rHuFpZRj3pil_Ywg

  • sex
    17
    fev
    2017
    10h às 12h30 - Local: Auditório da Bblioteca Central da UnB - Brasília/DF

    Convite - Biblio DF
    Convite - Biblio DF

  • qui
    09
    mar
    2017
    sex
    10
    mar
    2017
    18 h 30 - Local: Coordenação de Biblioteca - Brasília/DF

    Rede Virtual de Bibliotecas
    Imagem: Senado Federal

  • sex
    10
    mar
    2017
    14h às 17h30 - Local: Sala de Treinamento 1 - Anexo 1, 2º andar - STF. Brasília-DF.

    Dia do Bibliotecário 2017 - Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal | STF
    Dia do Bibliotecário 2017 - Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal | STF

  • a partir das 9 h às 21 h - Local: UFG - Campus Samambaia - GO e Biblioteca Sesc Centro

    dia-do-bibliotecario-go dia-do-bibliotecario-go2

  • seg
    13
    mar
    2017
    qua
    15
    mar
    2017
    14 h - Local: Auditório do Interlegis - Senado Federal - Brasília/DF

    WORKSHOPS TEMÁTICOS

    O que o horizonte reserva às bibliotecas e aos seus profissionais. Faça sua inscrição e participe desta discussão. Vagas limitadas.

    Inscrições e mais informações pelo site: http://www.senado.leg.br/senado/hotsites/bibliotecas_hoje/

  • qua
    15
    mar
    2017
    14h - Local: Auditório Ipê Amarelo do Ministério da Cultura - Brasília-DF

    Na programação estão inclusas palestras, oficinas e sorteios de brindes. A palestra “Acessibilidade em Bibliotecas” será ministrada pela bibliotecária Anajara Carbonell Closs de Porto Alegre, em seguida será realizada uma oficina de acessibilidade “Mais Diferenças”. Seguindo o cronograma acontecerá a entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes 2017 – Honra ao Mérito Bibliotecário.

    No encerramento – a partir das 16 h – um coffee break e o lançamento do livro “O Pequeno Príncipe” – edição múltiplos formatos acessíveis. O evento é uma organização do CRB-1, CFB, MinC, SDH e SNBP. A entrada é franca.

    Ascom CRB-1

  • sáb
    18
    mar
    2017
    14 h - Local - Biblioteca Pública Municipal Anna Luiz Prado Bastos.

    No dia 18 de março de 2017 – às 14 h, os bibliotecários do Estado de Mato Grosso do Sul irão comemorar o dia do bibliotecário com uma variedade de atividades, na Biblioteca Pública Municipal Anna Luiz Prado Bastos.

    O evento terá início com uma palestra proferida pela professora Elismar Bertolucci do IFMS Campus de Aquidauana e Shirley Vilhalva do Núcleo de Convivência do CAS com o tema: A importância da biblioteca, da leitura e informação na construção da cidadania.

    Em seguida será realizada a condecoração com a entrega da Medalha de Honra ao mérito Bibliotecário “Rubens Borba de Moraes”, pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região (CRB-1) e a entrega de certificados e homenagens.

    Os participantes poderão, também, conhecer exposições de artistas locais, além de uma atração cultural. Mais informações serão publicadas no site do evento.

    Ascom CRB-1

  • qui
    20
    abr
    2017
    dom
    23
    abr
    2017

    EREBD 2017

    IV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação, das regiões Sudeste, Centro Oeste e Sul, ocorrerá nos dias 20 a 23 de abril de 2017.

    O tema do evento será: A identidade do profissional da informação em um mundo em constante transformação: diversidade na atuação, na formação e no contexto social.

    Mais informações no site: https://www.ufrgs.br/erebd2017secosul/

  • qua
    26
    abr
    2017
    - Online.

    baner_tw

    As inscrições para o curso online voltado para bibliotecários (o curso é tanto em português quanto em espanhol), desenvolvidos pelo Programa Iberbibliotecas da CERLALC.
    As inscrições se encerram no dia 26 de abril e os cursos começam no dia 15 de maio. Informações em português no link  http://www.iberbibliotecas.org/concurso-de-cursos/ .

  • qua
    03
    maio
    2017
    sex
    05
    maio
    2017

    O III Seminário Internacional de Preservação Digital – SINPRED objetiva promover o intercâmbio de informações e experiências entre os parceiros e usuários de modo a fortalecer a preservação digital em todas as regiões do país e da América Latina, difundindo o uso completo de tecnologias assim como a verificação das possibilidades de novos serviços oferecidos pela Rede.

    O Encontro de Usuários de Sistemas de Publicação – SISPUB está concebido para possibilitar a troca de experiências e o intercâmbio de ideias entre usuários de sistemas voltados à publicação de informação científica, tecnológica, administrativa, governamental, entre outros tipos.

    O evento está aberto a usuários de sistemas de publicação de conteúdos como editores de revistas, bibliotecários, arquivistas, comunidade acadêmica, governamental e demais pesquisadores.

    O encontro contará também com o Consultório do SISPUB 2017, que consistirá num espaço aberto para a discussão e resolução de problemas enfrentados pelos editores e usuários de sistemas associados à publicação, entre eles o Open Journal Systems, Open Conference Systems, Open Monograph Press e o DOI (Digital Object Identifier).

    O Ibict fomenta o uso desses sistemas na comunidade acadêmica nacional e em iniciativas governamentais por meio da realização de diversos projetos, e busca potencializar suas ações e consolidar sua atuação junto a comunidade por meio deste encontro.

    Inscrições

    As inscrições podem ser realizadas por meio do site do SISPUB ou do SINPRED.

    Modalidade Até 31/04 No Evento
    Público Geral R$ 100,00 R$ 150,00
    Estudante R$ 50,00 R$ 75,00
    Colaboradores da Cariniana R$ 00,00 R$ 00,00

    A inscrição nos workshops é realizada no momento da inscrição na conferência com limite de um workshop por participante.

    A inscrição garante a participação nos dois eventos.

    Datas importantes:

    31 de janeiro                               Chamada para submissão de trabalhos.
    31 de março                                Data limite para submissão de trabalhos.
    03 de abril                                   Notificação dos trabalhos aceitos.
    29 de abril                                   Divulgação da programação final do evento.
    31 de janeiro a 31 de abril          Inscrições online.
    03, 04 e 05 de maio                    SISPUB2017, III SINPRED, V ENCONTRO CARINIANA

    Mais informações no site do Ibict.

  • seg
    15
    maio
    2017
    sex
    19
    maio
    2017
    Horário: 19 h às 21 h - Local: Teatro do SESC em Rondonópolis – MT.

    Bibliotecária Rosa Maria – CRB-1/3065 será condecorada no evento

    Na próxima segunda-feira (15) terá início a semana dos Calouros do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). No decorrer da semana serão realizadas palestras, relatos de egressos e uma visita à Biblioteca do Campus, além da entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes 2017.

    Na oportunidade, especificamente no dia 19 de maio – a partir das 19 h, será realizada a condecoração da bibliotecária Rosa Maria Ferreira dos Santos - CRB-1/3065 com a Medalha Rubens  de Moraes – Honra ao Mérito Bibliotecário 2017, premiação anual concedida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB-1) aos bibliotecários da jurisdição (região Centro-Oeste do País – DF, GO, MT e MS). A entrega será promovida pela bibliotecária e conselheira do CRB-1 – Waldineia Almeida, no teatro do SESC em Rondonópolis – MT.

    A premiação ocorrerá na semana citada devido ao calendário da UFMT estar atrasado por ocorrência da greve.

    Ascom CRB-1

    AnexoProgramação (aqui)

  • seg
    22
    maio
    2017
    Das 13h às 18h15 - Local: USP - Escola de Comunicação e Artes (ECA) Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443  – Cidade Universitária Auditório Lupe Cotrim - Prédio Central - 1º andar.

    O objetivo e integrar profissionais das áreas de biblioteconomia, direito, informática e demais interessados na temática.  Propiciar reflexões sobre o estágio atual da informação e documentação jurídica, impactada pelas tecnologias digitais.

    PROGRAMAÇÃO  
       
    13:00 Credenciamento  
         
    13:30 Abertura - Coordenador GIDJ, Chair TOI ECA/USP, Presidente CRB-8  
         
    13:45 A Documentação e a Digitalização na Área Jurídica  
         
      Moderador: Andréia Gonçalves Silva – Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rochar Advogados  
         
      Rodrigo Storniolo – Pinheiro Neto Advogados

    Renato Criminelli de Oliveira – Diginotas.com

    Eusébia Diniz – Veirano Advogados

     
         
      Objetivos: Como as Instituições e Empresas controlam o fluxo da informação jurídica.

    Discutir o estágio atual da digitalização dos documentos e como tratar os originais.

       
    15:45 Café  
         
    16:15 O Compliance x Biblioteca e Documentação: deveres e benefícios da integração entre políticas de integridade e gestão documental  
         
      Moderador:  Regina Céli de Sousa – Machado Meyer Advogados  
         
      Arthur Sodré Prado – Sócio Malheiros Filho M. Prado Advogados

    Raphael Rodrigues Sore – Advogado Sênior Machado Meyer Advogados

    Paulo Dantas – Sócio, Demarest Advogados

     
       
      Objetivos: Como as instituições estão cumprindo as normas legais e regulamentares e documentando estas ações e estão estabelecendo as políticas e as diretrizes internas para garantir o sigilo das informações e documentação dos clientes.  

     18:15                     Encerramento

    Relatoria               Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta ECA/USP e Adriana Bósio TRT/SP.

    Inscrição:             http://www3.eca.usp.br/cbd/infojuridicatoi2017

  • Horário: 15 h - Local: Anexo II da Câmara dos Deputados.

    convite-biblio-congressonacional

  • seg
    22
    maio
    2017
    sex
    26
    maio
    2017
    Das 8h às 21h - USP

    Uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação OMTID_CNPq.

    A USP/ECA pelo seu Observatório Mercado de Trabalho do Profissional da Informação e Documentação OMITD_CNPq, em colaboração com a Faculdade de Economia e Administração, realizará uma série de seminários sobre temas de relevância para os profissionais da informação. Esses seminários constituirão o 3º Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação – TOI.  Anexo o Programa do Congresso onde estão relacionados os seminários, com uma síntese informativa sobre seus objetivos. Para se inscrever em um ou mais seminários clique no link respectivo e preencha o formulário. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificados conferidos pela USP. O número de inscrições é limitado, prevalecendo a ordem em que forem efetuadas.

    PROGRAMAÇÃO - TOI – Links Inscrições nos Eventos (Gratuitos)

    Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
    Maio 22 Maio 23 Maio 24 Maio 25 Maio 26
    08h às 13h30 III Simpósio de Preservação e Conservação de Acervo Abertura

    CONTECSI

    I Simpósio Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva Ciência da Informação CONTECSI
    13h às 18h II Colóquio de Informação e Documentação Jurídica I Simpósio de Biblioteca Digital e Arquitetura da Informação III Simpósio de Preservação e Informação Digital II Simpósio Brasileiro de Ética da Informação
    14h às 17h Visita Biblioteca Mário de Andrade Workshop Aplicativo para Repositório de Imagens de Arquitetura: o Arquigrafia App
    17h Encerramento CONTECSI
    19h às 21h Mesa Catalogação
  • sex
    09
    jun
    2017
    Horário: 15 h - Local: Espaço Cultural do STJ.

    evento-bdjur2017

    A Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, do Superior Tribunal de Justiça, antecipa a realização de inscrições para o evento de lançamento do Novo Consorcio BDJur. Clique aqui e faça a sua inscrição.

  • qui
    24
    ago
    2017
    Horário: 19 h- Local: Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

    whatsapp-image-2017-08-16-at-23-05-29

    Inscrições gratuitas. Mais informações: (61) 3521-9300.

  • ter
    26
    set
    2017
    sáb
    30
    set
    2017
    Horário a definir | Local: Centro de Convenções UniAlgar - Uberlândia-MG

    “Literatura e Inovação”. 

    Esse é o tema do Encontro Literário do Cerrado (Elicer) em 2017, que será em realizado no município de Uberlândia (MG). O evento, que ocorrerá de 26 a 30 de setembro, tem como principal objetivo a criação de um ambiente que proporcione a formação e retenção de leitores a partir do livro. O resultado é o surgimento de relações diretas entre professores, alunos, autores e autoridades públicas do campo da Educação.

    Entre as atividades do Elicer 2017, estão o Encontro de Secretários de Educação Municipais de Minas Gerais, seminários com educadores, fóruns com escolas públicas, balcão destinados à venda de livros, estandes de editoras, livreiros e distribuidoras, além de um bate-papo com autores e escritores. O evento é voltado para o empreendedorismo e a geração de negócios e a estimativa de público é de cerca de 60 mil.

    Para mais informações, acesse o site.

    Ascom CRB

  • qui
    28
    set
    2017
    Horário: das 8 h às 17 h 30 - Local: Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáical - 1ª andar - Goiânia/GO.

    encontrodeeditores

    O Encontro de Editores Científicos visa contribuir para o crescimento e atualização das editorias no processo de comunicação científica e apresentar os novos métodos de mediação da produção científica, bem como as questões de detecção de originalidade do artigo científico e apresentar também a nova versão do Open Journal Systems e os Portais de Periódicos da Região Centro-Oeste.
    Para mais informações e realizar a sua inscrição acesse o site do evento pelo link (aqui).

  • qua
    04
    out
    2017
    sáb
    07
    out
    2017
    Local - Mato Grosso do Sul

    Por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SED/MS) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o 18º Encontro do PROLER de Campo Grande ocorrerá entre os dias 04 a 07 de outubro.

    O evento tem como objetivo central contribuir com o processo formativo de profissionais envolvidos com a formação de leitores, por meio da partilha de conhecimentos e troca de experiências sobre o livro, a biblioteca, a leitura e a literatura.

    Pretende-se discutir a partir do tema “Literatura pra quê?” a leitura e as políticas públicas para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas; a importância dos espaços de leitura; a formação do leitor; o papel do agente de leitura; a Literatura Infantojuvenil; a Literatura regional; a Literatura Nacional; a Literatura que emerge dos centros periféricos da sociedade brasileira; entre outros temas dessa área.

    O projeto será desenvolvido em forma de palestras, bate-papos e mesas redondas.

    Inscreva-se e participe conosco deste encontro que se propõe a pensar/refletir sobre o livro, a leitura e a literatura em âmbito geral a partir do cenário literário sul-mato-grossense.

    A inscrição é gratuita e, ao final do evento, os participantes receberão cerificado via e-mail.

    Para ter acesso a mais informações e realizar sua inscrição, acesse o site do evento: http://prolerms.wixsite.com/prolerms ou a página do evento no facebook: www.facebook.com/literaturafcms/

    Confira a programação:

  • qua
    18
    out
    2017
    Horário: ás 20 h - Local: Centro Comunitário Casa Grande.

    A associação dos proprietários e produtores do Núcleo Rural Casa Grade convida todos os bibliotecários e família para o Sarau Cultural onde haverá apresentação dos Projetos do primeiro Colégio modelo rural, integral, do Brasil e do Distrito Federal, em Casa Grande, bem como para as Despedidas do companheiro, prof. Aníbal Rodrigues Coelho, no dia 18 de outubro de 2017, ás 20 h, no Centro Comunitário.

    A entrada será gratuita. No local serão vendidas bebidas e tira gostos (SOMENTE APÓS O SARAU!)

    PROGRAMAÇÃO

    01 - Abertura da Sessão Solene pelo Coordenador Dr. Paulo Minecucci Castanheira.

    02 - A Educação em Casa Grande pelo companheiro, Dr. Luciano Schubert Perini,

    03 - Apresentação dos Projetos do primeiro Colégio, modelo rural, integral do  Brasil e do    Distrito Federal em Casa Grande, pelo Presidente da Associação, Dr. Jacinto Rodrigues Lima.

    ABERTURA

    Piano a 4 mãos

    Rev. Edson A D Borges e Prof.ª Ilma G S Borges

    MARCHA MILITAR – MOZART

    Piano a 4 mãos

    Rev. Edson A D Borges e Profª Ilma G S Borges

    CANÇÕES NAPOLITANAS

    Tenor – Hely Paiva

    RECITAL DE PIANO CLÁSSICO

    Pianista – Profº. João Ricardo Barroso

    QUARTETO PALAVRAS DE VIDA

    Êxodos

    Va Pensiero

    1º Tenor – Hely Paiva

    2º Tenor – Rev. Edson A D Borges

    Barítono – Synésio Pereira

    Baixo - Jair Fernandes Rosa

    VIOLA CAIPIRA

    Anderes e Fernandes

    MÚSICAS SERTANEJAS

    Rafael Duran – Cantor

    DESPEDIDA DO PROFESSOR ANÍBAL

    O professor Aníbal Rodrigues Coelho, tendo chegado em Casa Grande em 1978, criou a Associação, em 12 de outubro de 1982 e  ficou á frente dela por mais de trinta anos,  e se sentindo realizado pelo trabalho associativo, comunitário, social, educativo, ambiental, esportivo, cultural e religioso feitos, sobretudo, pela fé católica da comunidade preservada e concretizada pela Capela de São Francisco de Assis, cuja construção liderou e pelo trabalho de Educação  realizado,  concretizando-o, na construção da 1ª. Escola em 1982/4, em 68 mutirões de fim de semana e na conquista do primeiro Colégio modelo rural, integral do Brasil e do Distrito Federal, em Casa Grande, de 2008 a 2017, se sentindo, também, preparado para partir, se despede da família e dos parentes, dos companheiros e companheiras da UnB, da ABDF, do Colégio Salesiano Dom Bosco, do Bloco J da SQS 205, onde viveu por 50 anos, da APNRCG, da Clínica Nefromed e dos inúmeros amigos e amigas que conquistou durante toda a sua vida de 86 anos.

    Pela “Comunhão dos Santos” que rezamos todos os dias, no CREDO, não nos vamos separar, mas continuaremos ainda sempre unidos, rezando uns pelos outros, cada um no seu plano, material ou espiritual.

  • ter
    28
    nov
    2017
    qui
    30
    nov
    2017
    Horário: das 8 h às 18 h. Local: Rua Rio Branco, 2916 - 1º andar - Bairro Santa Marta - Rondonópolis - MT.

  • sex
    01
    dez
    2017
    - a partir das 19 h 30 -Haras Lounge - Valparaíso de Goiás.

    Livro evidencia o papel das relações afetivas no século XXI e as projeções que são depositadas nos relacionamentos modernos. Narra um “conto de fadas”, onde os personagens são convidados a realizar uma viagem de autoconhecimento após o desenlace amoroso.

    No dia 1º de dezembro de 2017 pretende-se realizar no HARAS LOUNGE, o coquetel de lançamento do livro “Sabe aquele livro que você me pediu?”, de Drielly Neres. O evento poderá ser lançado a partir das 19h30 do dia supracitado.

    Sabe aquele livro que você me pediu?  

    Considerado uma obra referencial para os leitores que queiram conhecer mais profundamente o panorama atual dos relacionamentos “de plástico” de uma sociedade que apresenta claramente personagens antagônicos: Os que constroem altares para o amor e os que destroem. O projeto é resultado de uma pesquisa em âmbito vivencial escrito em fragmentos durante oito anos e cinco meses por meio de flashes e reflexões sobre a rotina de duas pessoas que juraram amor eterno. Para isso, a autora buscou suporte em diferentes contextos, cercando-se de ensinamentos de outras áreas para compreender o que já passou e descortinar o que virá, além de fazer uma contextualização do conceito de amor de forma ampliada e poética, percebendo sua complexidade a partir da realidade humana.

    Fruto de um mapeamento, identificação e análise de registros de obras ficcionais que integram o universo romancista nacional, o livro primeiramente assinala a importância da compreensão da identidade individual que precisa se ter diante de um enlace amoroso, onde somos ensinados até mesmo sobre preceitos bíblicos a nos tornarmos apenas um, quando se tem, de fato, duas pessoas com percepções diferentes, anseios opostos, medos díspares, sonhos outros.

    “Eu trabalhei meu coração para aceitar que histórias de amor não são reais e muito menos contos de fadas existem ou que o balançar da cadeira na varanda é possível, porque alguém sempre deixa de proporcionar o movimento do vai e vem. Isso! Amar seria um eterno vai e vem, mas às vezes a resposta é só o eco da nossa própria voz – um oco, vazio balbuciar de nós mesmos”.

    “Ela ouviu o seu nome. Ela nem sabia dela. Ela se apaixonou. Ela namorava. Ela era solteira e insistiu. Ela se deixou levar. Ela criou um universo para elas. Ela se deixou levar. Ela amou. Ela se deixou levar. Ela se doou. Ela se deixou levar. Ela disse sim. Ela disse sim. Elas se casaram. Ela insistiu. Ela se deixou levar. Ela fez um altar. Ela se apaixonou. Ela ficou. Ela partiu. Ela descobriu que 1 + 1 = 3. Ela aprendeu a somar corretamente. Ela sangrou. Ela sorriu. Ela se humilhou. Ela sorriu. Ela desistiu da Matemática. Ela quis ser pipa e decidiu voar”.

    Sobre a autora 

    Drielly Neres Lúcio, 29 anos, professora, escritora e jornalista é Licenciada em Letras, Pedagogia e Filosofia e atua na educação, nas esferas pública e privada, na Educação Básica e Superior há dez anos. É Especialista em Gramática e Produção Textual, Literatura Brasileira, Linguística, Direito Educacional com ênfase em Educação Inclusiva, Educação Infantil e Psicomotricidade, LIBRAS, Psicopedagogia.

    Atualmente, também é colunista do Jornal O Despertar e do Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região – CRB1 e apresentadora na RIDE TV.

    Possui três livros publicados pela Editora Smart, sendo eles: Vozes de Capitu e Vozes de Escobar (que seguem a linha do romance-realista machadiano, em prosa e poesia intercaladas que completam a tríade de versões dos personagens principais da obra “Dom Casmurro” do autor supracitado) e Amor além da vida (homenagem póstuma à avó da autora, onde a poesia dá espaço ao universo mágico do convívio familiar na relação entre netos e avós).

    A autora é registrada nas Câmaras Brasileiras do Livro de São Paulo e do Distrito Federal, bem como, no ISBN – Instituto da Biblioteca Nacional, sob Prefixo Editorial 918592 e aguarda a publicação de mais dez títulos de uma coleção infantil sob títulos: A menina colorida, Alice no país da cabeleira, Ben, dormir!, Carol nas nuvens, Dedeca e os vegetais, Um por todos e todos contra Malu, Fred e a lata de lixo, Pipita e o reino das borboletas, Uni Duni Tê: O festival das letras, Você sabia?).

    Em junho do corrente ano foi autora revelação convidada a palestrar na 33ª Feira do Livro de Brasília, como representante do Entorno Sul do Distrito Federal, ministrando acerca do “ato de escrever e o poder transformador da leitura”.

    Mais informações: Editora Smart - (61) 99168 4768 / dry_neres@hotmail.com

Arquivos