• Segunda à Sexta-feira - 8h às 18h
  • qua
    21
    mar
    2018
    Horário: 9h às 17h - Local: Auditório da Biblioteca Central da UniCamp.

    Cocen organiza evento para discutir a atuação de bibliotecários em centros de pesquisaCocen organiza evento para discutir a atuação de bibliotecários em centros de pesquisa.pdfA Comissão de Bibliotecas da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), em parceria com o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e com o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), promove o evento “Atuação dos Bibliotecários em Institutos e Centros de Pesquisa: uma troca de experiências”. O objetivo é refletir sobre a atuação do bibliotecário em institutos e centros de pesquisa no apoio aos pesquisadores.

    O evento, coordenado por Glaucia dos Santos Marcondes (NEPO) e Karina Gama Cubas Silva (PAGU), é gratuito e acontece no dia 21 de março, a partir das 9h, no Auditório da Biblioteca Central. As inscrições podem sem feitas pelo link: http://bit.ly/2HF9jR5. Confira a programação oficial:

    Programação: (Download para imprimir)
  • seg
    26
    mar
    2018
    Horário: 19h às 22h - Local: Biblioteca Pública Estadual Estevão Mendonça - Cuiabá - MT.

    evento-106anos-biblioestevaomendonca-mt

    Acesse a programação aqui.

  • ter
    27
    mar
    2018
    Horário: 10 h - Transmissão ao vivo.

    whatsapp-image-2018-03-26-at-18-45-11

    Sabe aquela palestra que prometemos?

    Vai ter sim, senhor!!!! Transmissão ao vivo* amanhã, dia 27 de março de 2018, a partir das 10h da manhã.

    Não percam!!! #somosbibliotecários 

    *O link será disponibilizado na manhã do dia 27 de março. Aguardem!

  • seg
    09
    abr
    2018
    sex
    13
    abr
    2018
    Local: Escola Superior de Redes da RPN - Brasília - DF.

    evento-preservacaodigital-df

  • dom
    15
    abr
    2018
    Horário: 17 horas - Canal do CRB-1 no Youtube.

    palestraonline-7desafios-bibliobrasilPalestra online com análise das políticas públicas brasileiras no que concerne as bibliotecas, com o bibliotecário e conselheiro do CRB-1 - Dr. Cristian Brayner.  No dia 15 de abril a partir das 17h. Basta se inscrever em nosso canal para não perder a data! Esperamos pelo seu "gostei"!

  • dom
    15
    abr
    2018
    sex
    20
    abr
    2018
    Horário - 8h às 22h. -Local: Bahia Othon Palace Hotel Av. Oceanica, 2294, Salvador - BA.

    evento-snbu2018

    O XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), organizado pelo Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), busca contribuir com esse debate, através do tema O Futuro da Biblioteca Universitária na perspectiva do Ensino, Inovação, Criação, Pesquisa e Extensão, que, resgatando sua missão histórica, identidade e relevância, assenta sua referência em um contexto contemporâneo, e deve procurar identificar tendências que possam delineá-lo no futuro. As atividades desenvolvidas na Universidade e apoiadas pela biblioteca universitária são a tônica da vigésima edição do SNBU.

    O XX SNBU acontecerá de 15 a 20 de abril, de 2018, no Othon Palace Hotel, em Salvador – BA.  O evento comemorando quarenta anos, é organizado pela Universidade Federal da Bahia, com participação e apoio das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior,  localizadas na Bahia, com a colaboração da Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários (FEBAB) / Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) e do Sistema Conselho Federal de Biblioteconomia / Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CFB/CRB), que terá participação efetiva na Comissão Organizadora e na Comissão Técnico-Científica do Evento.

    Para inscrições acesse: http://www.xxsnbu2018.ufba.br/

  • ter
    24
    abr
    2018
    Horário: 16h - Local - Sala de treinamento 1º SS da BCE/UnB.

    Estas Diretrizes para a Gestão e o Processamento Técnico do Acervo de Partituras do SiB-UnB têm por objetivo principal nortear e orientar o trabalho de estagiários, técnicos e bibliotecários que trabalham ou venham a trabalhar com o acervo de partituras do SiB-UnB.

  • sex
    04
    maio
    2018
    Horário: 15h - Local - Auditório do Museu dos Correios - Brasília/DF

    bibliotecapostal

  • sáb
    05
    maio
    2018
  • ter
    08
    maio
    2018
    Local: Universidade Estadual de Ponta Grossa - Campus Centro.

    No dia 8 de maio, Peter Burke, pesquisador internacional conhecido pelas suas obras abordando o desenvolvimento da sociedade estará em Ponta Grossa participando da abertura do IV Encontro Paranaense de Bibliotecários com a palestra: The Idea of the Library: the last 500 years.

    Sua fala é sobre a ideia das bibliotecas nos últimos 500 anos, com abordagem sobre o que evoluiu e como estão os ambientes na era pós-moderna. “Minhas pesquisas atuais são sobre a história do conhecimento, que tem encontrado um aumento no interesse por este tema, pois agora vivemos na sociedade do conhecimento e a história do conhecimento inclui a história das bibliotecas também, comenta Burke.

    Peter Burke é historiador e doutor na área com titulação pela Universidade de Oxford (Reino Unido). Já lecionou em diversas universidades do país, como a Universidade de Sussex e a Universidade de Princeton. Hoje é professor emérito na Universidade de Cambridge desde 1979.

    No Brasil, foi professor convidado da Universidade de São Paulo no Instituto de Estudos Avançados, onde desenvolveu o projeto de pesquisa “Duas Crises de Consciência Histórica”, obra que comparava a situação "pós-moderna" de hoje e a da Europa no final do século 17 e início do século 18.

    As inscrições para sua palestra vão até 7 de maio pelo site. O evento tem duração de três dias e o valor é de R$50 para público geral e R$25 para acadêmicos.

    Sobre o Encontro Paranaense de Bibliotecários

    O IV Encontro Paranaense de Bibliotecários é um resgaste das antigas atividades de biblioteconomia no Paraná, que, segundo arquivos, teve a última atividade relacionada à área em 1985. Na atual edição, o Encontro tem como finalidade reunir profissionais, professores alunos e pesquisadores da biblioteconomia e áreas afins para discutir os mais variados temas de pesquisa e das práticas profissionais no Brasil. Além disso, o evento é um espaço para a troca de experiências de pesquisa, ensino, extensão e prática profissional, retomando e debatendo os mais variados perfis da Biblioteconomia.

    Mais informações no site  ou e-mail: encontroparanaensedebibliotecarios@gmail.com. Redes sociais: fb.me/encontroparanaensedebibliotecarios.

    Fonte - Jornal Diário dos Campos

  • seg
    14
    maio
    2018
    sex
    25
    maio
    2018

    whatsapp-image-2018-04-28-at-09-07-42

    O TOI – Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação é iniciativa do Grupo de Pesquisa “Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID) – CNPq” da Escola de Comunicações e Artes – ECA, Universidade de São Paulo.

    Entre os principais objetivos do Evento encontra-se a abordagem de temas como: Gestão da Informação e do Conhecimento, Tecnologia e Sistemas de Informação; Biblioteca e Repositório Digital; Digitalização de Documentos, Conservação e Preservação da Informação; Metadados; Curadoria Digital; Ética da Informação; Humanidades Digitais; Mercado de Trabalho e Empreendedorismo; Big Data; Ciência de Dados; Internet das Coisas; Inteligência Artificial.

    Mais informações pelo site.

  • qui
    07
    jun
    2018
    sex
    08
    jun
    2018
    Horário: 8h30 às 17h30 - Local: Escola de Ciência da Informação Avenida Presidente Antônio Carlos Pampulha Belo Horizonte, MG.

    iiiseminario-mhtxA Escola de Ciência da Informação da UFMG está organizando o III Seminário do Grupo de Pesquisa MHTX, que acontecerá nos dias 07 e 08 de junho de 2018, das 8:30 às 17:30, e terá como tema “Perspectivas em Representação e Organização do Conhecimento: atualidades e tendências na relação universidade-empresa”.

    Estarão presentes convidados nacionais e internacionais como Dagobert Soergel (University of Bufallo), Hagar Espanha (RJ), Mariângela Fujita (UNESP), Maria Luiza de Almeida Campos (UFF), Carlos Henrique Marcondes (UFF) Renato Rocha (FGV), Nair Kobashi (USP), Gercina Lima (UFMG), entre outros.

    O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

  • qua
    20
    jun
    2018
    qui
    21
    jun
    2018
    Loca - Campus Aparecida de Goiânia da UFG.

    A Universidade Federal de Goiás promoverá no dias 20 e 21 de junho no Campus Aparecida de Goiânia da UFG o IX Café com Cultura. As submissões de trabalhos ocorrerão do dia 01 a 31 de março de 2018. O tema do evento é “Leitura: Informação, Técnica e Sociedade".


    Para mais informações acesse: cafecomleitura.fic.ufg.br.

  • dom
    01
    jul
    2018
    qua
    04
    jul
    2018
    Local: Biblioteca Daniel Cosío Villegas, El Colegio de México - Cidade do México.

    Considerando a diversidade dos locais/citações que quer físicas ou virtuais, a SALALM LXIII será um laboratório de criatividade, diálogo e reflexão.

    O Seminário sobre a Aquisição de Materiais Latino-Americanos para Bibliotecas tem o prazer de anunciar sua 63ª conferência anual, que será realizada na Cidade do México, entre os dias 1 e 4 de julho de 2018. A SALALM LXIII será sediada na Biblioteca Daniel Cosío Villegas, El Colegio de México. A conferência abordará o impacto das bibliotecas e dos arquivos em locais físicos e virtuais e citações ou fontes bibliográficas e metafóricas. O tema Sites / Citações, Textos e Vozes na Biblioteconomia Crítica: Descolonizando as Bibliotecas e Arquivos reunirá bibliotecários, arquivistas, livreiros, curadores, acadêmicos e artistas para pensar criticamente sobre como os processos de seleção, mercantilização, organização e descrição – as ferramentas de nossa profissão – estruturam a pesquisa e o ensino sobre América Latina, Península Ibérica e o Caribe.

    As apresentações e os workshops práticos exploraram questões relacionadas a: Como nossas descrições de recursos reforçam ou desafiam significados? Qual é o papel dos benchmarks profissionais padronizados na compilação de acervos, na catalogação e no desenvolvimento curricular? Como promovemos ou impedimos o empoderamento da informação e a igualdade de informação global em nosso trabalho? As práticas ou ferramentas alternativas de biblioteconomia e arquivamento podem promover acesso equitativo? Como as estruturas de financiamento atuais afetam nosso êxito ou fracasso? Como podemos estimular a reflexão crítica sobre a nossa profissão? Como podemos abordar as desigualdades de acesso a plataformas eletrônicas e as percepções errôneas sobre a disposição dos recursos globais?

    A extraordinária combinação entre a Cidade do México e a SALALM em 2018 apresentará a Plaza de às Três Culturas / Tlatelolco como um exemplo emblemático para as nossas discussões. Além de ser vista do nosso hotel, esta área atrairá mais atenção em 2018 no 50º aniversário do Massacre de Tlatelolco. Mais importante ainda, devido ao seu simbolismo, que entrelaça aspectos culturais e históricos, sua aparição é repetida em índices, tabelas de conteúdos, bibliografias e textos em uma vasta gama de obras acadêmicas, criativas e populares. Como uma fonte dentro de outra fonte – um sítio/citação, caso seja de seu interesse – a Plaza de às Três Culturas / Tlatelolco oferece um cenário histórico e simbólico para explorar como nossas profissões influenciam o significado, a perspectiva e a reflexão crítica. Que respostas podem surgir se perguntarmos, por exemplo, como este sítio/citação e outros abordam as desigualdades de acesso global à informação e acesso às áreas que pesquisamos?

    Com base nos êxitos de conferências anteriores, o SALALM LXIII terá workshops práticos e mesas redondas ao lado de painéis e “Rodas Vivas”. Reuniões, mesas redondas e workshops enfatizarão em soluções colaborativas com os participantes e grupos, trabalhando juntos em objetivos que vão além dos limites físicos e/ou disciplinares. Todos os exemplos e atividades são bem-vindas no SALALM LXIII que acontecerá de 1 a 4 de julho de 2018. A data de submissão para propostas de apresentação ou painéis é até 1 de fevereiro de 2018. Perguntas relacionadas a proposta de trabalhos devem ser direcionadas à presidente da SALALM, Suzanne Schadl (schadl@unm.edu).

    Para perguntas concernentes à logística, tais como alojamento, exposições de livros, por favor, entrar em contato com Micaela Chávez Villa (mch@colmex.mx). As inscrições serão aceitas na segunda quinzena de abril de 2018.

    REGISTRO E ATENDIMENTO

    A inscrição à conferência, com tarifas pré-registro, terá início no dia 5 de fevereiro e encerramento em 30 de abril de 2018.

    ENLACE - CHAMADA DE TRABALHOS

    O Enlace tem por objetivo conceder apoio financeiro a bibliotecários latino-americanos e caribenhos, assim como outros profissionais da informação, a fim de facilitar a sua participação nos encontros anuais do SALALM. O propósito é de promover contatos profissionais entre os bibliotecários americanos, latino-americanos e caribenhos e outros profissionais que trabalhem em áreas ligadas a bibliotecas.

    Os membros do SALALM estão empenhados em melhorar o acesso às fontes de informação bibliográficas referentes e provenientes da América Latina, e em divulgar informação sobre as tendências regionais do mercado editorial.

    As trocas de informações atuais e as experiências relacionadas ao trabalho são atributos essenciais da biblioteconomia. Criando e apoiando a expansão de redes profissionais entre os bibliotecários e os editores/distribuidores de livros, pode-se contribuir para um melhor conhecimento da região, apoiar o desenvolvimento profissional e melhorar os serviços prestados às nossas instituições.

    PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS

    O SALALM solicita a participação de colegas latino-americanos ou caribenhos que poderão apresentar trabalhos de preferência sobre o tema do congresso (ver o arquivo adjunto) ou outro tópico de interesse aos membros do SALALM. Todas as apresentações farão parte de mesas organizadas por temas.

    Será concedido apoio financeiro para subsidiar custos de transporte a participantes latino-americanos selecionados. O processo de seleção fundamenta-se nos seguintes critérios e procedimentos. O Enlace pagará usualmente 100% dos custos de viagem, calculados a partir da compra de bilhete aéreo com 45-21 dias de antecedência e concederá viáticos a ser utilizados na cidade anfitriã do congresso. O participante selecionado para a bolsa de viagem receberá o reembolso no congresso.

    COMO SE CANDIDATAR

    1. Os pedidos deverão ser enviados à Teresa Chapa (tchapa@unc.edu), contendo os seguintes elementos:
    • Resumo de meia página da comunicação a ser apresentada;
    • Curriculum Vitae;
    • Estimativa do valor duma passagem aérea reservada com 45-21 dias de antecedência em classe turística.
    1. As propostas serão avaliadas pelos membros da Comissão Enlace e pela Presidente do SALALM.
    2. A Comissão de Avaliação se empenhará em estabelecer elos entre os apresentadores potenciais e os organizadores das mesas a fim de coordenar apresentadores e mesas.
    3. As propostas serão aceitas até o dia 15 de março de 2018. As propostas recebidas após esta data serão consideradas apenas se houver disponibilidade financeira.

    CRITÉRIOS

    O candidato deve:

    Trabalhar em uma biblioteca ou em uma área de informação latino-americana ou caribenha.

    Redigir um trabalho que possa ser publicado, abordando um assunto relacionado com o tema do Congresso ou outro tema de interesse aos membros do SALALM.

    Comparecer às mesas e reuniões durante toda a duração do Congresso, inclusive no primeiro dia a fim de assistir às reuniões de comitês.

    Apresentar a comunicação em mesas temáticas organizadas ou em outro formato especificado.

    Apresentar a comunicação em um dos idiomas oficiais do SALALM (espanhol, português ou inglês).

    Apresentar a comunicação dentro do tempo estabelecido, normalmente entre 15 e 30 minutos.

    Escrever um artigo curto sobre sua experiência no Congresso para a Newsletter do SALALM a ser entregue uma semana depois do Congresso.

    CARTAS-CONVITE

    Além de conceder bolsas de viagem, a Comissão do Enlace enviará convites pessoais (mediante solicitação) para qualquer pessoa que tenha interesse em participar da conferência anual. A finalidade deste tipo de convite é dar apoio aos participantes potenciais que necessitem solicitar suporte financeiro às suas instituições. Os convites não representam apoio financeiro e não isentam o convidado do pagamento das taxas de inscrição do congresso.

    CURIOSIDADE

    Na edição do ano de 2017 o presidente do CRB-1 – Fábio Cordeiro - foi agraciado com o prêmio e esteve no congresso realizado em Michigan. “Essa experiência que tive quero que outras pessoas também tenham e por isso tenho o compromisso de divulgar amplamente aqui no Brasil” ressaltou Fábio.

    Lyzy Rayla/Ascom CRB-1

  • ter
    17
    jul
    2018
    sex
    20
    jul
    2018
    Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no campus da Ilha do Fundão.

    6º ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA e CIENTOMETRIA (6º EBBC) é uma realização do Instituto de Bioquímica Médica, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz. Ciência em Rede será a temática central das discussões a serem conduzidas pelos convidados internacionais e nacionais, que participarão do seminário de abertura e das mesas redondas, incluídos na programação do evento.

    O encontro, que ocorrerá no período de 17 a 20 de julho de 2018, completará doze anos de existência, tendo sido precedido pelos encontros de 2008 na cidade do Rio de Janeiro, de 2010 em São Carlos (SP), de 2012 em Gramado (RS), de 2014 em Recife (PE) e de 2016 e São Paulo (SP).

    O 6º EBBC ocorrerá nas instalações do Bloco N, no prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no campus da Ilha do Fundão. Endereço é do CCS: Av. Carlos Chagas Filho 373, Ilha do Fundão. Mais informações pelo site.

    Lyzy Rayla - Ascom CRB-1

     

  • seg
    20
    ago
    2018
    qui
    23
    ago
    2018
    Local: Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, Bahia - BA.

    A Conferência sobre “Convergência em Ciência da Informação, Tecnologia e Educação (CONCITEC)” converge três áreas científicas e um dos principais fóruns internacionais de pesquisas em Ciência da Informação, Tecnologia e Educação para apresentar seu trabalho. A edição deste ano acontecerá no período de 20 a 23 de agosto de 2018, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, Bahia - BA, Brasil.

    O conteúdo das palestras e dos trabalhos de maior destaque será publicado na Revista Convergência em Ciências da Informação (ConCI).

    Além disso, a Conferência contará com eventos simultâneos que acontecerão na UFBA, dentre eles um Workshop Digital para Educação e o II Fórum do Bibliotecário do CRB5; e as atividades:

    - Palestras com cientistas renomados

    - Comunicações e Pôster distribuídos em Grupos de Trabalhos (GTs)

    - Minicursos

    - Lançamentos de livros

    - Exposição de produtos tecnológicos

    Mais detalhes na página oficial: https://concitec2.com/

  • sáb
    08
    set
    2018
    Horário - 8 h 30 às 19 h. - Local: Campo Grande/MS

    O Fórum de Inovação e Empreendedorismo na Biblioteconomia (FIEB) é um evento idealizado por e para bibliotecários empreendedores de diferentes regiões do País e que busca identificar experiências e práticas de profissionais que possam ser compartilhadas. A primeira edição aconteceu em 27 de agosto de 2016 na cidade de São Paulo, reunindo 110 inscritos de 16 estados brasileiros e a segunda na cidade do Rio de Janeiro em 09 de setembro de 2017, ampliando a discussão sobre o tema em suas diversas vertentes, contando com painelistas de destacada atuação nacional na área.

    Este ano, em sua terceira edição, o Fórum será realizado na cidade de Campo Grande em Mato Grosso do Sul, com o tema Empreendedorismo Social. E contará com conferências, mesas redondas e debates, tendo por objetivo aprendizagem, compartilhamento e troca de experiências entre profissionais bibliotecários de diferentes regiões do País.

    CRONOGRAMA para submissões:

    01 de maio a 15 de junho - submissão de propostas (pelo site do FIEB)

    01 a 30 de junho - avaliação das propostas

    01 de julho - divulgação das propostas selecionadas

    01 de agosto - prazo final para um dos autores das propostas selecionadas confirmarem inscrição no evento

    15 de agosto - divulgação da programação final do evento.

    Mais informações pelo site do evento www.fieb.net.br/edital2018 ou pelo email tecnica.fieb@gmail.com.

    Lyzy Rayla - Ascom CRB-1

  • seg
    17
    set
    2018
    sex
    21
    set
    2018
    Local: Sala da Revolução. Vice-Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia

    bannerxebam

    A participação nas sessões do X EBAM é gratuita. Mais informações pelo site

  • ter
    18
    set
    2018
    qui
    20
    set
    2018
    Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

    O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) sediará a I Jornada Fluminense de Pós-Graduandos em Acervos, Preservação e Memória, que acontecerá no período de 18 a 20 de setembro de 2018.

    O evento tem por objetivo promover o intercâmbio das pesquisas que vêm sendo realizadas pelos discentes de programas de mestrado e doutorado, com temáticas afins.

    Aos interessados as inscrições deverão ser realizadas por e-mail e efetuarem o pagamento, conforme orientações. Confiram todos os detalhes no site oficial do evento: https://site.mast.br/jornada_fluminense/index.html

  • ter
    02
    out
    2018
    qui
    04
    out
    2018
    Local: Campus do ISCTE-IUL no centro de Lisboa.

    A 9ª Conferência-Luso Brasileira de Acesso Aberto (ConfOA) regressa a Lisboa em 2018. Este ano, a instituição que irá acolher a 9ª ConfOA é o ISCTE-IUL, uma prestigiada instituição universitária portuguesa, com uma já longa atividade no domínio do Acesso Aberto. A 9º Conferência-Luso Brasileira de Acesso Aberto realiza-se nos dias 2 e 3 de outubro (com workshops pós-conferência previstos para 4 de outubro), no campus do ISCTE-IUL no centro de Lisboa.

    Saiba mais pelo site.

  • ter
    16
    out
    2018
    sex
    19
    out
    2018
    Local: Cidade de Medellín - Colômbia.
    evento-edicic-2018-1

    Entre os dias 16 e 19 de outubro de 2018 acontecerá o XI Encontro da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da América Latina e do Caribe, na cidade de Medellín na Colômbia.

    O EDICIC  está sendo organizado pela Escola Interamericana de Biblioteconomia da Universidade de Antioquia e versará sobre "A dinâmica das Ciências da Informação hoje: tendências sociais, científicas, pedagógicas e institucionais".

    Para mais informações sobre o Encontro falar com a Coordenadora de Comunicação - Jenny Chica -  pelo email comunicacionesbibiotecologia@udea.edu.co ou pelo telefone +57 (4) 219 59 47.

    Lyzy Rayla - Ascom CRB-1

Arquivos