• Segunda à Sexta-feira - 8h às 18h
  • ter
    22
    nov
    2016
    Horário: 8h30 às 12hLocal: Mini-auditório da Anvisa, localizado no SIA Trecho 05, Área Especial 57, Bloco E, Térreo, Brasília-DF

     

    evento-2encontrodebibliotecasA Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa convida os bibliotecários ou responsáveis pelas unidades de documentação e informação a participarem do 2º Encontro de Bibliotecas das Agências Reguladoras, a ser realizado no Mini-auditório da Anvisa, localizado no SIA Trecho 05, Área Especial 57, Bloco E, Térreo, Brasília-DF, no dia 22 de novembro de 2016, conforme Programação preliminar.

    Nessa edição, sob o tema central de Biblioteca do século XXI: Organização da Informação e as Novas Tecnologias, serão discutidos temas relacionados às tecnologias disponíveis para criação de repositórios digitais, gestão de conteúdo digital e experiências do Setor Público na implementação de repositórios digitais e do conhecimento.

    A fim de que o encontro seja o mais proveitoso possível é almejada a participação de, no mínimo, um servidor da instituição que atue na área. Para que possa ser efetivada a inscrição, solicita-se que sejam enviados nome, e-mail e telefone de contato dos participantes até o dia 16 de novembro.

    Para maiores informações, favor entrar em contato pelo endereço eletrônico biblioteca@anvisa.gov.br, ou pelo telefone (61) 3462-6836.

  • qui
    01
    dez
    2016
    sex
    02
    dez
    2016
    Horário: 8h30 às 12h30 e 14 às 18h Local: Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) – SGAS Quadra 607. Módulo 49. Via L2 Sul. Brasília-DF

    A InnovaGestão – Consultoria em Informação Ltda. divulga o próximo curso de DESENVOLVIMENTO DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS E BIBLIOTECAS DIGITAIS UTILIZANDO O DSPACE, a realizar-se nos dias 1º e 2 de dezembro, conforme programa disponível no link que se segue: (clique aqui)

    O objetivo é transmitir conhecimentos básicos necessários para a construção de biblioteca digital ou repositório digital da memória institucional, personalizado, de acordo com as necessidades da organização, de forma a permitir o acesso aos conteúdos digitais, incluindo textos, imagens, vídeos, entre outros documentos. Apresentar teorias, técnicas e ferramentas necessárias para armazenar, organizar, publicar e acessar conteúdos em formato digital utilizando o software livre DSpace.

    As aulas são expositivas e práticas com acesso ao sistema DSpace e a avaliação, para fins de recebimento de certificado, será realizada considerando a participação individual nas atividades sugeridas e a realização de exercícios em sala de aula.

    Os bibliotecários que se inscreverem como Pessoa Física terão desconto de  25% no valor do curso. Para tanto, no ato da inscrição, deverão estar com a anuidade de 2016 paga e informar o seu número do CRB1.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    Gestão da informação e do conhecimento e os repositórios institucionais

    • Repositórios Institucionais no Dspace – acessibilidade, visibilidade, facilidade, preservação e interoperabilidade.
    • Objetivos e possibilidades dos repositórios institucionais
    • Bancos de conhecimentos e repositórios digitais confiáveis utilizando o DSpace
    1. O DSpace
    • Federação DSpace
    • Repositórios DSpace no Brasil e no Mundo
    • Estrutura (recursos tecnológicos)
    • Plataforma DSpace
    • Elementos de metadados do Dublin Core
    • Direitos autorais e depósitos de documentos
    1. Planejamento e políticas de um repositório institucional
    • Marketing de repositórios institucionais
    1. Oficina de implementação do Repositório Institucional no DSpace

    INVESTIMENTO - R$ 1.500,00

    CARGA HORÁRIA - 16 horas

  • ter
    06
    dez
    2016
    Horário: 8h30 às 17hLocal: Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães/ILB- Interlegis/ Senado Federal

    A Biblioteca do Senado Federal realizará no dia 06 de dezembro de 2016, de 8h30 às 17h, no Auditório do Interlegis, o I Fórum Bibliotecas Digitais do Senado Federal - BDSF 10 anos, a Biblioteca a serviço do Parlamento e da Sociedade para comemorar os 10 anos de criação da Biblioteca Digital do Senado Federal.

    O evento irá abordar a evolução do projeto até os dias atuais e os aspectos que permitiram sua boa aceitação com mais de 2,5 milhões de downloads anuais, trazendo também outros modelos de bibliotecas digitais, a plataforma DSpace, as parcerias para divulgação pela internet e pelas mídias sociais e como, ao final, tudo isso se alinha para contribuir com a atuação do Parlamento Brasileiro. Além disso, haverá a oportunidade de reunir os melhores profissionais do País que atuam com bibliotecas digitais, criando um ambiente que favoreça a troca de experiências e o debate dos modelos atuais.

    Inscrições Clique aqui!
    Cronograma 
    Horário Evento – Mediadora: Clara Bessa da Costa
    8h30 Credenciamento
    9h Cerimônia de abertura do Fórum.

    Composição da Mesa:

    • Primeiro-Secretário do Senado Federal

    • Diretora Geral do Senado

    • Diretor da Secretaria de Gestão de Informação e Documentação do Senado Federal;

    • Coordenadora da Biblioteca do Senado Federal

    9h20 Homenagem aos servidores integrantes da Comissão Especial que realizou o estudo para a instituição da BDSF
    9h30 Apresentação da Coleção Senadores
    Desfaz-se a mesa de abertura
    9h40 Painel 1 - Panorama atual e perspectivas futuras para a Biblioteca Digital do Senado Federal - André Luiz Lopes de Alcântara /Senado Federal
    10h Painel 2 – Novas possibilidades para o Dspace e sua aplicação no Senado Federal – Frederico Vitor Andrade Marques - Prodasen/Senado Federal
    10h20 Painel 3- Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça - BDJur: análises e perspectivas – José Ronaldo Vieira/ STJ
    10h40 Intervalo para o café
    11h Palestra 1 – Biblioteca Digital: a informação sem limites – Simone Bastos Vieira/ Universidade de Brasília
    11h20 Palestra 2 – Promovendo as publicações digitais do Senado pelas redes sociais – Silvia Gomide/ Senado Federal
    11h40 Perguntas
    12h Intervalo
    14h20 Formação da nova mesa de abertura para o período vespertino:

    • Diretor-Geral Adjunto de Gestão e Presidente do Comitê de Internet do Senado Federal
    • Coordenadora da Biblioteca do Senado Federal
    • Coordenadora da Biblioteca da Câmara dos Deputados
    • Chefe da Biblioteca Digital do Senado
    14h30 Palestra 3 – O Comitê de Internet do Senado Federal e o gerenciamento de publicações eletrônicas – Gustavo Ponce de Leon Lago / Senado Federal
    14h50 Palestra 4 – O sistema de busca integrada – Bib e as bibliotecas digitais - Janice Silveira / Câmara dos Deputados
    15h10 Palestra 5 – As bibliotecas digitais do Brasil e o Dspace – Milton Shintaku/ IBICT
    15h40 Palestra 6 - World e Parliament Report 2016: perspectiva dos parlamentos no uso de tecnologias de informação e comunicação – Representante da UIP
    16h10 Perguntas
    16h30 Encerramento
    17h Coquetel
  • sáb
    28
    jan
    2017
    15 h às 19 h - Local: Banca da 308 Sul - Brasília - DF

    O evento acontece neste sábado (28/1), das 15h às 19h. Qualquer um pode levar seu caixote, mesa ou toalha para expor o seu acervo, que tenha Brasília como inspiração

    O poeta Nicolas Behr e a jornalista e jornaleira Conceição Freitas, dois expoentes da cultura brasiliense, iniciam uma feira de troca de livros, fotos, revistas e tudo o mais que tenha Brasília como inspiração. O evento acontece neste sábado (28/1), na Banca da 308 Sul, das 15h às 19h. Qualquer um pode levar seu caixote, mesa ou toalha para expor o seu acervo.

    Durante mais de 20 anos, Conceição desvendou Brasília nos eixos, nas tesourinhas e nas origens de Lucio Costa e Juscelino Kubitschek. Em crônicas e reportagens, foi além do Plano Piloto e revelou as peculiaridades das cidades do DF. No entanto, no último ano, descobriu o universo por trás de uma banca de apenas 23 metros quadrados. Descobertas pessoais, sobre a capital, sobre o mundo e sobre as pessoas. Tudo isso escondido em prateleiras de livros e produtos inspirados em Brasília.

    Conceição transformou a cara das tradicionais bancas das superquadras da capital. Colocou Lucio Costa e Oscar Niemeyer para receber os clientes, reuniu diferentes tipos de publicações sobre a capital desde infantis a estudos, disponibilizou produtos inspirados nos traços da cidade e promoveu encontros culturais sobre cinema, música, poesia, entre outros. A banquinha virou lugar de encontro.

    Quadra modelo

    A 308 é a quadra mais completa do Plano Piloto e tem a assinatura de Lucio Costa, Oscar Niemeyer e Burle Marx. Ao lado, na entrequadra 308/309, está a Igrejinha, obra de Niemeyer com azulejos de Athos Bulcão. A banca 308 Sul realça a vocação da quadra, a de ser o modelo do que projetou Lucio Costa para cada conjunto de quatro quadras, a unidade de vizinhança.
    Turistas, arquitetos, estudantes de arquitetura e de ensino médio e fundamental visitam a 308 para experimentar a solução que Lucio Costa desenvolveu para a moradia nas cidades modernas, ordenadas, bucólicas, arborizadas, protegidas do trânsito apressado e com apenas uma entrada e saída de veículos. É onde fica a Banca 308. Na esquina de um calçadão de bloquetes de cimento, que tem sido aproveitado para rodas de conversa, saraus de poesia, lançamento de livros, exibição de filmes, contação de histórias infantis, bate-papo de amigos.
    O acervo é robusto. Obras de Nicolas Behr, José Rezende Jr., Tino Freitas, Stella Bortoni, Lucilia Garcez, Irlam Rocha Lima, Clara Arreguy, Fernando Pinto, Daniel Cariello, Alessandra Roscoe, Paulo Bertran, Alberto Xavier, Ivany Câmara Neiva e da própria Conceição, entre outros, ajudam a contar, cada um a sua maneira, a história da capital federal.
  • ter
    31
    jan
    2017
    09 h - Local: Sede do Ipea em Brasília - DF

    Bibliotecários debatem desafios da profissão no século XXI

    Evento acontecerá no próximo dia 31, na sede do Ipea, em Brasília, e reunirá especialistas sobre o tema.

    A relação do bibliotecário com as tecnologias e o mercado de trabalho para esses profissionais serão debatidos no próximo dia 31 de janeiro, terça-feira, na sede do Ipea, em Brasília, durante o workshop Bibliotecário do Século XXI.

    O evento começará às 9h, no auditório Divonzir Gusso, com o lançamento do livro Biblioteca do Século XXI: desafios e perspectivas, organizado por Anna Carolina Mendonça Lemos Ribeiro e Pedro Cavalcanti Gonçalves Ferreira, técnicos de Desenvolvimento e Administração do Ipea. Logo depois, terão início os debates sobre cinco temas: a atitude do bibliotecário, o bibliotecário e o seu relacionamento com a tecnologia, bibliotecários e seus concorrentes, o papel cultural e social e mercado de trabalho do bibliotecário.

    Entre os especialistas convidados estão as mestras em ciência da informação Yaciara Mendes Duarte, do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB), e Tainá Batista de Assis, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e o doutor em linguística computacional Cláudio Gottschalg-Duque, da Universidade de Brasília (UnB).

    O evento será transmitido ao vivo para a unidade do Ipea no Rio de Janeiro (Avenida Presidente Antônio Carlos, 51, Centro, 16º andar). Os interessados em participar do workshop devem confirmar presença pelo e-mail eventos@ipea.gov.br.

    Confira a programação

  • qui
    16
    fev
    2017
    20 h - Local: Cantal do Youtube da FEBAB (Evento online)

    Webinar 2017 - evento online
    Webinar 2017 - evento online

    FEBAB convida todos a participarem do primeiro webinar de 2017, que abordará o tema “bibliotecas prisionais” com Catia Lindemann.

    Data: 16/02/2017
    Hora: às 20 horas
    Local: canal do YouTube da FEBAB => Link:https://www.youtube.com/channel/UChXMM37rHuFpZRj3pil_Ywg

  • sex
    17
    fev
    2017
    10h às 12h30 - Local: Auditório da Bblioteca Central da UnB - Brasília/DF

    Convite - Biblio DF
    Convite - Biblio DF

  • qui
    09
    mar
    2017
    sex
    10
    mar
    2017
    18 h 30 - Local: Coordenação de Biblioteca - Brasília/DF

    Rede Virtual de Bibliotecas
    Imagem: Senado Federal

  • sex
    10
    mar
    2017
    14h às 17h30 - Local: Sala de Treinamento 1 - Anexo 1, 2º andar - STF. Brasília-DF.

    Dia do Bibliotecário 2017 - Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal | STF
    Dia do Bibliotecário 2017 - Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal | STF

  • a partir das 9 h às 21 h - Local: UFG - Campus Samambaia - GO e Biblioteca Sesc Centro

    dia-do-bibliotecario-go dia-do-bibliotecario-go2

  • seg
    13
    mar
    2017
    qua
    15
    mar
    2017
    14 h - Local: Auditório do Interlegis - Senado Federal - Brasília/DF

    WORKSHOPS TEMÁTICOS

    O que o horizonte reserva às bibliotecas e aos seus profissionais. Faça sua inscrição e participe desta discussão. Vagas limitadas.

    Inscrições e mais informações pelo site: http://www.senado.leg.br/senado/hotsites/bibliotecas_hoje/

  • qua
    15
    mar
    2017
    14h - Local: Auditório Ipê Amarelo do Ministério da Cultura - Brasília-DF

    Na programação estão inclusas palestras, oficinas e sorteios de brindes. A palestra “Acessibilidade em Bibliotecas” será ministrada pela bibliotecária Anajara Carbonell Closs de Porto Alegre, em seguida será realizada uma oficina de acessibilidade “Mais Diferenças”. Seguindo o cronograma acontecerá a entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes 2017 – Honra ao Mérito Bibliotecário.

    No encerramento – a partir das 16 h – um coffee break e o lançamento do livro “O Pequeno Príncipe” – edição múltiplos formatos acessíveis. O evento é uma organização do CRB-1, CFB, MinC, SDH e SNBP. A entrada é franca.

    Ascom CRB-1

  • sáb
    18
    mar
    2017
    14 h - Local - Biblioteca Pública Municipal Anna Luiz Prado Bastos.

    No dia 18 de março de 2017 – às 14 h, os bibliotecários do Estado de Mato Grosso do Sul irão comemorar o dia do bibliotecário com uma variedade de atividades, na Biblioteca Pública Municipal Anna Luiz Prado Bastos.

    O evento terá início com uma palestra proferida pela professora Elismar Bertolucci do IFMS Campus de Aquidauana e Shirley Vilhalva do Núcleo de Convivência do CAS com o tema: A importância da biblioteca, da leitura e informação na construção da cidadania.

    Em seguida será realizada a condecoração com a entrega da Medalha de Honra ao mérito Bibliotecário “Rubens Borba de Moraes”, pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região (CRB-1) e a entrega de certificados e homenagens.

    Os participantes poderão, também, conhecer exposições de artistas locais, além de uma atração cultural. Mais informações serão publicadas no site do evento.

    Ascom CRB-1

  • qui
    20
    abr
    2017
    dom
    23
    abr
    2017

    EREBD 2017

    IV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação, das regiões Sudeste, Centro Oeste e Sul, ocorrerá nos dias 20 a 23 de abril de 2017.

    O tema do evento será: A identidade do profissional da informação em um mundo em constante transformação: diversidade na atuação, na formação e no contexto social.

    Mais informações no site: https://www.ufrgs.br/erebd2017secosul/

  • qua
    26
    abr
    2017
    - Online.

    baner_tw

    As inscrições para o curso online voltado para bibliotecários (o curso é tanto em português quanto em espanhol), desenvolvidos pelo Programa Iberbibliotecas da CERLALC.
    As inscrições se encerram no dia 26 de abril e os cursos começam no dia 15 de maio. Informações em português no link  http://www.iberbibliotecas.org/concurso-de-cursos/ .

  • qua
    03
    maio
    2017
    sex
    05
    maio
    2017

    O III Seminário Internacional de Preservação Digital – SINPRED objetiva promover o intercâmbio de informações e experiências entre os parceiros e usuários de modo a fortalecer a preservação digital em todas as regiões do país e da América Latina, difundindo o uso completo de tecnologias assim como a verificação das possibilidades de novos serviços oferecidos pela Rede.

    O Encontro de Usuários de Sistemas de Publicação – SISPUB está concebido para possibilitar a troca de experiências e o intercâmbio de ideias entre usuários de sistemas voltados à publicação de informação científica, tecnológica, administrativa, governamental, entre outros tipos.

    O evento está aberto a usuários de sistemas de publicação de conteúdos como editores de revistas, bibliotecários, arquivistas, comunidade acadêmica, governamental e demais pesquisadores.

    O encontro contará também com o Consultório do SISPUB 2017, que consistirá num espaço aberto para a discussão e resolução de problemas enfrentados pelos editores e usuários de sistemas associados à publicação, entre eles o Open Journal Systems, Open Conference Systems, Open Monograph Press e o DOI (Digital Object Identifier).

    O Ibict fomenta o uso desses sistemas na comunidade acadêmica nacional e em iniciativas governamentais por meio da realização de diversos projetos, e busca potencializar suas ações e consolidar sua atuação junto a comunidade por meio deste encontro.

    Inscrições

    As inscrições podem ser realizadas por meio do site do SISPUB ou do SINPRED.

    Modalidade Até 31/04 No Evento
    Público Geral R$ 100,00 R$ 150,00
    Estudante R$ 50,00 R$ 75,00
    Colaboradores da Cariniana R$ 00,00 R$ 00,00

    A inscrição nos workshops é realizada no momento da inscrição na conferência com limite de um workshop por participante.

    A inscrição garante a participação nos dois eventos.

    Datas importantes:

    31 de janeiro                               Chamada para submissão de trabalhos.
    31 de março                                Data limite para submissão de trabalhos.
    03 de abril                                   Notificação dos trabalhos aceitos.
    29 de abril                                   Divulgação da programação final do evento.
    31 de janeiro a 31 de abril          Inscrições online.
    03, 04 e 05 de maio                    SISPUB2017, III SINPRED, V ENCONTRO CARINIANA

    Mais informações no site do Ibict.

  • seg
    15
    maio
    2017
    sex
    19
    maio
    2017
    Horário: 19 h às 21 h - Local: Teatro do SESC em Rondonópolis – MT.

    Bibliotecária Rosa Maria – CRB-1/3065 será condecorada no evento

    Na próxima segunda-feira (15) terá início a semana dos Calouros do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). No decorrer da semana serão realizadas palestras, relatos de egressos e uma visita à Biblioteca do Campus, além da entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes 2017.

    Na oportunidade, especificamente no dia 19 de maio – a partir das 19 h, será realizada a condecoração da bibliotecária Rosa Maria Ferreira dos Santos - CRB-1/3065 com a Medalha Rubens  de Moraes – Honra ao Mérito Bibliotecário 2017, premiação anual concedida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB-1) aos bibliotecários da jurisdição (região Centro-Oeste do País – DF, GO, MT e MS). A entrega será promovida pela bibliotecária e conselheira do CRB-1 – Waldineia Almeida, no teatro do SESC em Rondonópolis – MT.

    A premiação ocorrerá na semana citada devido ao calendário da UFMT estar atrasado por ocorrência da greve.

    Ascom CRB-1

    AnexoProgramação (aqui)

  • seg
    22
    maio
    2017
    Das 13h às 18h15 - Local: USP - Escola de Comunicação e Artes (ECA) Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443  – Cidade Universitária Auditório Lupe Cotrim - Prédio Central - 1º andar.

    O objetivo e integrar profissionais das áreas de biblioteconomia, direito, informática e demais interessados na temática.  Propiciar reflexões sobre o estágio atual da informação e documentação jurídica, impactada pelas tecnologias digitais.

    PROGRAMAÇÃO  
       
    13:00 Credenciamento  
         
    13:30 Abertura - Coordenador GIDJ, Chair TOI ECA/USP, Presidente CRB-8  
         
    13:45 A Documentação e a Digitalização na Área Jurídica  
         
      Moderador: Andréia Gonçalves Silva – Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rochar Advogados  
         
      Rodrigo Storniolo – Pinheiro Neto Advogados

    Renato Criminelli de Oliveira – Diginotas.com

    Eusébia Diniz – Veirano Advogados

     
         
      Objetivos: Como as Instituições e Empresas controlam o fluxo da informação jurídica.

    Discutir o estágio atual da digitalização dos documentos e como tratar os originais.

       
    15:45 Café  
         
    16:15 O Compliance x Biblioteca e Documentação: deveres e benefícios da integração entre políticas de integridade e gestão documental  
         
      Moderador:  Regina Céli de Sousa – Machado Meyer Advogados  
         
      Arthur Sodré Prado – Sócio Malheiros Filho M. Prado Advogados

    Raphael Rodrigues Sore – Advogado Sênior Machado Meyer Advogados

    Paulo Dantas – Sócio, Demarest Advogados

     
       
      Objetivos: Como as instituições estão cumprindo as normas legais e regulamentares e documentando estas ações e estão estabelecendo as políticas e as diretrizes internas para garantir o sigilo das informações e documentação dos clientes.  

     18:15                     Encerramento

    Relatoria               Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta ECA/USP e Adriana Bósio TRT/SP.

    Inscrição:             http://www3.eca.usp.br/cbd/infojuridicatoi2017

  • Horário: 15 h - Local: Anexo II da Câmara dos Deputados.

    convite-biblio-congressonacional

  • seg
    22
    maio
    2017
    sex
    26
    maio
    2017
    Das 8h às 21h - USP

    Uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação OMTID_CNPq.

    A USP/ECA pelo seu Observatório Mercado de Trabalho do Profissional da Informação e Documentação OMITD_CNPq, em colaboração com a Faculdade de Economia e Administração, realizará uma série de seminários sobre temas de relevância para os profissionais da informação. Esses seminários constituirão o 3º Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação – TOI.  Anexo o Programa do Congresso onde estão relacionados os seminários, com uma síntese informativa sobre seus objetivos. Para se inscrever em um ou mais seminários clique no link respectivo e preencha o formulário. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificados conferidos pela USP. O número de inscrições é limitado, prevalecendo a ordem em que forem efetuadas.

    PROGRAMAÇÃO - TOI – Links Inscrições nos Eventos (Gratuitos)

    Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
    Maio 22 Maio 23 Maio 24 Maio 25 Maio 26
    08h às 13h30 III Simpósio de Preservação e Conservação de Acervo Abertura

    CONTECSI

    I Simpósio Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva Ciência da Informação CONTECSI
    13h às 18h II Colóquio de Informação e Documentação Jurídica I Simpósio de Biblioteca Digital e Arquitetura da Informação III Simpósio de Preservação e Informação Digital II Simpósio Brasileiro de Ética da Informação
    14h às 17h Visita Biblioteca Mário de Andrade Workshop Aplicativo para Repositório de Imagens de Arquitetura: o Arquigrafia App
    17h Encerramento CONTECSI
    19h às 21h Mesa Catalogação
  • sex
    09
    jun
    2017
    Horário: 15 h - Local: Espaço Cultural do STJ.

    evento-bdjur2017

    A Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, do Superior Tribunal de Justiça, antecipa a realização de inscrições para o evento de lançamento do Novo Consorcio BDJur. Clique aqui e faça a sua inscrição.

  • qui
    24
    ago
    2017
    Horário: 19 h- Local: Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

    whatsapp-image-2017-08-16-at-23-05-29

    Inscrições gratuitas. Mais informações: (61) 3521-9300.

  • ter
    26
    set
    2017
    sáb
    30
    set
    2017
    Horário a definir | Local: Centro de Convenções UniAlgar - Uberlândia-MG

    “Literatura e Inovação”. 

    Esse é o tema do Encontro Literário do Cerrado (Elicer) em 2017, que será em realizado no município de Uberlândia (MG). O evento, que ocorrerá de 26 a 30 de setembro, tem como principal objetivo a criação de um ambiente que proporcione a formação e retenção de leitores a partir do livro. O resultado é o surgimento de relações diretas entre professores, alunos, autores e autoridades públicas do campo da Educação.

    Entre as atividades do Elicer 2017, estão o Encontro de Secretários de Educação Municipais de Minas Gerais, seminários com educadores, fóruns com escolas públicas, balcão destinados à venda de livros, estandes de editoras, livreiros e distribuidoras, além de um bate-papo com autores e escritores. O evento é voltado para o empreendedorismo e a geração de negócios e a estimativa de público é de cerca de 60 mil.

    Para mais informações, acesse o site.

    Ascom CRB

  • qui
    28
    set
    2017
    Horário: das 8 h às 17 h 30 - Local: Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáical - 1ª andar - Goiânia/GO.

    encontrodeeditores

    O Encontro de Editores Científicos visa contribuir para o crescimento e atualização das editorias no processo de comunicação científica e apresentar os novos métodos de mediação da produção científica, bem como as questões de detecção de originalidade do artigo científico e apresentar também a nova versão do Open Journal Systems e os Portais de Periódicos da Região Centro-Oeste.
    Para mais informações e realizar a sua inscrição acesse o site do evento pelo link (aqui).

  • qua
    04
    out
    2017
    sáb
    07
    out
    2017
    Local - Mato Grosso do Sul

    Por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SED/MS) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o 18º Encontro do PROLER de Campo Grande ocorrerá entre os dias 04 a 07 de outubro.

    O evento tem como objetivo central contribuir com o processo formativo de profissionais envolvidos com a formação de leitores, por meio da partilha de conhecimentos e troca de experiências sobre o livro, a biblioteca, a leitura e a literatura.

    Pretende-se discutir a partir do tema “Literatura pra quê?” a leitura e as políticas públicas para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas; a importância dos espaços de leitura; a formação do leitor; o papel do agente de leitura; a Literatura Infantojuvenil; a Literatura regional; a Literatura Nacional; a Literatura que emerge dos centros periféricos da sociedade brasileira; entre outros temas dessa área.

    O projeto será desenvolvido em forma de palestras, bate-papos e mesas redondas.

    Inscreva-se e participe conosco deste encontro que se propõe a pensar/refletir sobre o livro, a leitura e a literatura em âmbito geral a partir do cenário literário sul-mato-grossense.

    A inscrição é gratuita e, ao final do evento, os participantes receberão cerificado via e-mail.

    Para ter acesso a mais informações e realizar sua inscrição, acesse o site do evento: http://prolerms.wixsite.com/prolerms ou a página do evento no facebook: www.facebook.com/literaturafcms/

    Confira a programação:

  • qua
    18
    out
    2017
    Horário: ás 20 h - Local: Centro Comunitário Casa Grande.

    A associação dos proprietários e produtores do Núcleo Rural Casa Grade convida todos os bibliotecários e família para o Sarau Cultural onde haverá apresentação dos Projetos do primeiro Colégio modelo rural, integral, do Brasil e do Distrito Federal, em Casa Grande, bem como para as Despedidas do companheiro, prof. Aníbal Rodrigues Coelho, no dia 18 de outubro de 2017, ás 20 h, no Centro Comunitário.

    A entrada será gratuita. No local serão vendidas bebidas e tira gostos (SOMENTE APÓS O SARAU!)

    PROGRAMAÇÃO

    01 - Abertura da Sessão Solene pelo Coordenador Dr. Paulo Minecucci Castanheira.

    02 - A Educação em Casa Grande pelo companheiro, Dr. Luciano Schubert Perini,

    03 - Apresentação dos Projetos do primeiro Colégio, modelo rural, integral do  Brasil e do    Distrito Federal em Casa Grande, pelo Presidente da Associação, Dr. Jacinto Rodrigues Lima.

    ABERTURA

    Piano a 4 mãos

    Rev. Edson A D Borges e Prof.ª Ilma G S Borges

    MARCHA MILITAR – MOZART

    Piano a 4 mãos

    Rev. Edson A D Borges e Profª Ilma G S Borges

    CANÇÕES NAPOLITANAS

    Tenor – Hely Paiva

    RECITAL DE PIANO CLÁSSICO

    Pianista – Profº. João Ricardo Barroso

    QUARTETO PALAVRAS DE VIDA

    Êxodos

    Va Pensiero

    1º Tenor – Hely Paiva

    2º Tenor – Rev. Edson A D Borges

    Barítono – Synésio Pereira

    Baixo - Jair Fernandes Rosa

    VIOLA CAIPIRA

    Anderes e Fernandes

    MÚSICAS SERTANEJAS

    Rafael Duran – Cantor

    DESPEDIDA DO PROFESSOR ANÍBAL

    O professor Aníbal Rodrigues Coelho, tendo chegado em Casa Grande em 1978, criou a Associação, em 12 de outubro de 1982 e  ficou á frente dela por mais de trinta anos,  e se sentindo realizado pelo trabalho associativo, comunitário, social, educativo, ambiental, esportivo, cultural e religioso feitos, sobretudo, pela fé católica da comunidade preservada e concretizada pela Capela de São Francisco de Assis, cuja construção liderou e pelo trabalho de Educação  realizado,  concretizando-o, na construção da 1ª. Escola em 1982/4, em 68 mutirões de fim de semana e na conquista do primeiro Colégio modelo rural, integral do Brasil e do Distrito Federal, em Casa Grande, de 2008 a 2017, se sentindo, também, preparado para partir, se despede da família e dos parentes, dos companheiros e companheiras da UnB, da ABDF, do Colégio Salesiano Dom Bosco, do Bloco J da SQS 205, onde viveu por 50 anos, da APNRCG, da Clínica Nefromed e dos inúmeros amigos e amigas que conquistou durante toda a sua vida de 86 anos.

    Pela “Comunhão dos Santos” que rezamos todos os dias, no CREDO, não nos vamos separar, mas continuaremos ainda sempre unidos, rezando uns pelos outros, cada um no seu plano, material ou espiritual.

  • ter
    28
    nov
    2017
    qui
    30
    nov
    2017
    Horário: das 8 h às 18 h. Local: Rua Rio Branco, 2916 - 1º andar - Bairro Santa Marta - Rondonópolis - MT.

  • sex
    01
    dez
    2017
    - a partir das 19 h 30 -Haras Lounge - Valparaíso de Goiás.

    Livro evidencia o papel das relações afetivas no século XXI e as projeções que são depositadas nos relacionamentos modernos. Narra um “conto de fadas”, onde os personagens são convidados a realizar uma viagem de autoconhecimento após o desenlace amoroso.

    No dia 1º de dezembro de 2017 pretende-se realizar no HARAS LOUNGE, o coquetel de lançamento do livro “Sabe aquele livro que você me pediu?”, de Drielly Neres. O evento poderá ser lançado a partir das 19h30 do dia supracitado.

    Sabe aquele livro que você me pediu?  

    Considerado uma obra referencial para os leitores que queiram conhecer mais profundamente o panorama atual dos relacionamentos “de plástico” de uma sociedade que apresenta claramente personagens antagônicos: Os que constroem altares para o amor e os que destroem. O projeto é resultado de uma pesquisa em âmbito vivencial escrito em fragmentos durante oito anos e cinco meses por meio de flashes e reflexões sobre a rotina de duas pessoas que juraram amor eterno. Para isso, a autora buscou suporte em diferentes contextos, cercando-se de ensinamentos de outras áreas para compreender o que já passou e descortinar o que virá, além de fazer uma contextualização do conceito de amor de forma ampliada e poética, percebendo sua complexidade a partir da realidade humana.

    Fruto de um mapeamento, identificação e análise de registros de obras ficcionais que integram o universo romancista nacional, o livro primeiramente assinala a importância da compreensão da identidade individual que precisa se ter diante de um enlace amoroso, onde somos ensinados até mesmo sobre preceitos bíblicos a nos tornarmos apenas um, quando se tem, de fato, duas pessoas com percepções diferentes, anseios opostos, medos díspares, sonhos outros.

    “Eu trabalhei meu coração para aceitar que histórias de amor não são reais e muito menos contos de fadas existem ou que o balançar da cadeira na varanda é possível, porque alguém sempre deixa de proporcionar o movimento do vai e vem. Isso! Amar seria um eterno vai e vem, mas às vezes a resposta é só o eco da nossa própria voz – um oco, vazio balbuciar de nós mesmos”.

    “Ela ouviu o seu nome. Ela nem sabia dela. Ela se apaixonou. Ela namorava. Ela era solteira e insistiu. Ela se deixou levar. Ela criou um universo para elas. Ela se deixou levar. Ela amou. Ela se deixou levar. Ela se doou. Ela se deixou levar. Ela disse sim. Ela disse sim. Elas se casaram. Ela insistiu. Ela se deixou levar. Ela fez um altar. Ela se apaixonou. Ela ficou. Ela partiu. Ela descobriu que 1 + 1 = 3. Ela aprendeu a somar corretamente. Ela sangrou. Ela sorriu. Ela se humilhou. Ela sorriu. Ela desistiu da Matemática. Ela quis ser pipa e decidiu voar”.

    Sobre a autora 

    Drielly Neres Lúcio, 29 anos, professora, escritora e jornalista é Licenciada em Letras, Pedagogia e Filosofia e atua na educação, nas esferas pública e privada, na Educação Básica e Superior há dez anos. É Especialista em Gramática e Produção Textual, Literatura Brasileira, Linguística, Direito Educacional com ênfase em Educação Inclusiva, Educação Infantil e Psicomotricidade, LIBRAS, Psicopedagogia.

    Atualmente, também é colunista do Jornal O Despertar e do Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região – CRB1 e apresentadora na RIDE TV.

    Possui três livros publicados pela Editora Smart, sendo eles: Vozes de Capitu e Vozes de Escobar (que seguem a linha do romance-realista machadiano, em prosa e poesia intercaladas que completam a tríade de versões dos personagens principais da obra “Dom Casmurro” do autor supracitado) e Amor além da vida (homenagem póstuma à avó da autora, onde a poesia dá espaço ao universo mágico do convívio familiar na relação entre netos e avós).

    A autora é registrada nas Câmaras Brasileiras do Livro de São Paulo e do Distrito Federal, bem como, no ISBN – Instituto da Biblioteca Nacional, sob Prefixo Editorial 918592 e aguarda a publicação de mais dez títulos de uma coleção infantil sob títulos: A menina colorida, Alice no país da cabeleira, Ben, dormir!, Carol nas nuvens, Dedeca e os vegetais, Um por todos e todos contra Malu, Fred e a lata de lixo, Pipita e o reino das borboletas, Uni Duni Tê: O festival das letras, Você sabia?).

    Em junho do corrente ano foi autora revelação convidada a palestrar na 33ª Feira do Livro de Brasília, como representante do Entorno Sul do Distrito Federal, ministrando acerca do “ato de escrever e o poder transformador da leitura”.

    Mais informações: Editora Smart - (61) 99168 4768 / dry_neres@hotmail.com

  • qua
    21
    mar
    2018
    Horário: 9h às 17h - Local: Auditório da Biblioteca Central da UniCamp.

    Cocen organiza evento para discutir a atuação de bibliotecários em centros de pesquisaCocen organiza evento para discutir a atuação de bibliotecários em centros de pesquisa.pdfA Comissão de Bibliotecas da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), em parceria com o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e com o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), promove o evento “Atuação dos Bibliotecários em Institutos e Centros de Pesquisa: uma troca de experiências”. O objetivo é refletir sobre a atuação do bibliotecário em institutos e centros de pesquisa no apoio aos pesquisadores.

    O evento, coordenado por Glaucia dos Santos Marcondes (NEPO) e Karina Gama Cubas Silva (PAGU), é gratuito e acontece no dia 21 de março, a partir das 9h, no Auditório da Biblioteca Central. As inscrições podem sem feitas pelo link: http://bit.ly/2HF9jR5. Confira a programação oficial:

    Programação: (Download para imprimir)
  • seg
    26
    mar
    2018
    Horário: 19h às 22h - Local: Biblioteca Pública Estadual Estevão Mendonça - Cuiabá - MT.

    evento-106anos-biblioestevaomendonca-mt

    Acesse a programação aqui.

  • ter
    27
    mar
    2018
    Horário: 10 h - Transmissão ao vivo.

    whatsapp-image-2018-03-26-at-18-45-11

    Sabe aquela palestra que prometemos?

    Vai ter sim, senhor!!!! Transmissão ao vivo* amanhã, dia 27 de março de 2018, a partir das 10h da manhã.

    Não percam!!! #somosbibliotecários 

    *O link será disponibilizado na manhã do dia 27 de março. Aguardem!

  • seg
    09
    abr
    2018
    sex
    13
    abr
    2018
    Local: Escola Superior de Redes da RPN - Brasília - DF.

    evento-preservacaodigital-df

  • dom
    15
    abr
    2018
    Horário: 17 horas - Canal do CRB-1 no Youtube.

    palestraonline-7desafios-bibliobrasilPalestra online com análise das políticas públicas brasileiras no que concerne as bibliotecas, com o bibliotecário e conselheiro do CRB-1 - Dr. Cristian Brayner.  No dia 15 de abril a partir das 17h. Basta se inscrever em nosso canal para não perder a data! Esperamos pelo seu "gostei"!

  • dom
    15
    abr
    2018
    sex
    20
    abr
    2018
    Horário - 8h às 22h. -Local: Bahia Othon Palace Hotel Av. Oceanica, 2294, Salvador - BA.

    evento-snbu2018

    O XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), organizado pelo Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), busca contribuir com esse debate, através do tema O Futuro da Biblioteca Universitária na perspectiva do Ensino, Inovação, Criação, Pesquisa e Extensão, que, resgatando sua missão histórica, identidade e relevância, assenta sua referência em um contexto contemporâneo, e deve procurar identificar tendências que possam delineá-lo no futuro. As atividades desenvolvidas na Universidade e apoiadas pela biblioteca universitária são a tônica da vigésima edição do SNBU.

    O XX SNBU acontecerá de 15 a 20 de abril, de 2018, no Othon Palace Hotel, em Salvador – BA.  O evento comemorando quarenta anos, é organizado pela Universidade Federal da Bahia, com participação e apoio das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior,  localizadas na Bahia, com a colaboração da Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários (FEBAB) / Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) e do Sistema Conselho Federal de Biblioteconomia / Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CFB/CRB), que terá participação efetiva na Comissão Organizadora e na Comissão Técnico-Científica do Evento.

    Para inscrições acesse: http://www.xxsnbu2018.ufba.br/

  • ter
    24
    abr
    2018
    Horário: 16h - Local - Sala de treinamento 1º SS da BCE/UnB.

    Estas Diretrizes para a Gestão e o Processamento Técnico do Acervo de Partituras do SiB-UnB têm por objetivo principal nortear e orientar o trabalho de estagiários, técnicos e bibliotecários que trabalham ou venham a trabalhar com o acervo de partituras do SiB-UnB.

  • sex
    04
    maio
    2018
    Horário: 15h - Local - Auditório do Museu dos Correios - Brasília/DF

    bibliotecapostal

  • sáb
    05
    maio
    2018
  • ter
    08
    maio
    2018
    Local: Universidade Estadual de Ponta Grossa - Campus Centro.

    No dia 8 de maio, Peter Burke, pesquisador internacional conhecido pelas suas obras abordando o desenvolvimento da sociedade estará em Ponta Grossa participando da abertura do IV Encontro Paranaense de Bibliotecários com a palestra: The Idea of the Library: the last 500 years.

    Sua fala é sobre a ideia das bibliotecas nos últimos 500 anos, com abordagem sobre o que evoluiu e como estão os ambientes na era pós-moderna. “Minhas pesquisas atuais são sobre a história do conhecimento, que tem encontrado um aumento no interesse por este tema, pois agora vivemos na sociedade do conhecimento e a história do conhecimento inclui a história das bibliotecas também, comenta Burke.

    Peter Burke é historiador e doutor na área com titulação pela Universidade de Oxford (Reino Unido). Já lecionou em diversas universidades do país, como a Universidade de Sussex e a Universidade de Princeton. Hoje é professor emérito na Universidade de Cambridge desde 1979.

    No Brasil, foi professor convidado da Universidade de São Paulo no Instituto de Estudos Avançados, onde desenvolveu o projeto de pesquisa “Duas Crises de Consciência Histórica”, obra que comparava a situação "pós-moderna" de hoje e a da Europa no final do século 17 e início do século 18.

    As inscrições para sua palestra vão até 7 de maio pelo site. O evento tem duração de três dias e o valor é de R$50 para público geral e R$25 para acadêmicos.

    Sobre o Encontro Paranaense de Bibliotecários

    O IV Encontro Paranaense de Bibliotecários é um resgaste das antigas atividades de biblioteconomia no Paraná, que, segundo arquivos, teve a última atividade relacionada à área em 1985. Na atual edição, o Encontro tem como finalidade reunir profissionais, professores alunos e pesquisadores da biblioteconomia e áreas afins para discutir os mais variados temas de pesquisa e das práticas profissionais no Brasil. Além disso, o evento é um espaço para a troca de experiências de pesquisa, ensino, extensão e prática profissional, retomando e debatendo os mais variados perfis da Biblioteconomia.

    Mais informações no site  ou e-mail: encontroparanaensedebibliotecarios@gmail.com. Redes sociais: fb.me/encontroparanaensedebibliotecarios.

    Fonte - Jornal Diário dos Campos

  • seg
    14
    maio
    2018
    sex
    25
    maio
    2018

    whatsapp-image-2018-04-28-at-09-07-42

    O TOI – Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação é iniciativa do Grupo de Pesquisa “Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID) – CNPq” da Escola de Comunicações e Artes – ECA, Universidade de São Paulo.

    Entre os principais objetivos do Evento encontra-se a abordagem de temas como: Gestão da Informação e do Conhecimento, Tecnologia e Sistemas de Informação; Biblioteca e Repositório Digital; Digitalização de Documentos, Conservação e Preservação da Informação; Metadados; Curadoria Digital; Ética da Informação; Humanidades Digitais; Mercado de Trabalho e Empreendedorismo; Big Data; Ciência de Dados; Internet das Coisas; Inteligência Artificial.

    Mais informações pelo site.

  • dom
    03
    jun
    2018
    Horário: 09 h às 17 h. Local: Sede da ABDF.

    cursonaabdf

  • Horário: 13h30 - Local: Núcleo Rural Casa Grande, Chácara 14MA09.
  • ter
    05
    jun
    2018
    qui
    07
    jun
    2018
  • qui
    07
    jun
    2018
    sex
    08
    jun
    2018
    Horário: 8h30 às 17h30 - Local: Escola de Ciência da Informação Avenida Presidente Antônio Carlos Pampulha Belo Horizonte, MG.

    iiiseminario-mhtxA Escola de Ciência da Informação da UFMG está organizando o III Seminário do Grupo de Pesquisa MHTX, que acontecerá nos dias 07 e 08 de junho de 2018, das 8:30 às 17:30, e terá como tema “Perspectivas em Representação e Organização do Conhecimento: atualidades e tendências na relação universidade-empresa”.

    Estarão presentes convidados nacionais e internacionais como Dagobert Soergel (University of Bufallo), Hagar Espanha (RJ), Mariângela Fujita (UNESP), Maria Luiza de Almeida Campos (UFF), Carlos Henrique Marcondes (UFF) Renato Rocha (FGV), Nair Kobashi (USP), Gercina Lima (UFMG), entre outros.

    O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

  • sáb
    09
    jun
    2018
    Horário: 10 h às 18 h - Local: Sede da ABDF.

    curso-brasilia-organizacao-biblio-meccurso-brasilia-organizacao-biblio-mec-cronograma

  • sáb
    16
    jun
    2018
    Horário: a partir das 9h30 - Local: Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

     

    Programação

    Bate papo Cultural com Celso Higa (engenheiro, cinéfilo e estudioso da cultura japonesa) e Eron Brum (trabalhou da Folha de SP/Tribuna de Santos e professor universitário aposentado).

    Grupo Sakurá – Associação Nipo-Brasileira

    (Coordenação: Priscila Okama , Miti Miyashita, Dora Nakkoud)

    1° Minie (música japonesa)

    2° Karaokê com Mariana Yassuda- Tokino Nagare mio makasse

    3°Olé Champion

    Grupo Ryukyu koku Matsuri Daiko- Representante Daniel Shoiti Suguimoto

    “Tambores Festivos do Reino de Ryukyu’’

    Projeção Fotográfica –Roberto Higa

    Grupo Seishun– Representante Camila Harumi Zaha. (Dança)

    Meire Mary Obabayashi – Cantora

    Karina Lima – Cantora

    Tânia Mara de Souza com A decoração Temática (raicais) e  História do Sadako e os 1000 Tsurus – Alexandre Garcia.

    Saiba mais: Biblioteca Isaías Paim realiza Sarau temático em homenagem aos 110 anos da Migração Japonesa no Brasil

    Fonte  – Biblioteca Isaías Paim

  • ter
    19
    jun
    2018
    qua
    20
    jun
    2018
    Local: Salão Raffaello, San Marco Hotel, mezanino, Setor Hoteleiro Sul, Quadra 05, Bloco C, Asa Sul, Brasília, DF.

    Durante os dias 19 de 20 de junho de 2018 o Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), e o Programa Ibero-Americana de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) realizarão, no Salão Raffaello, San Marco Hotel, mezanino, Setor Hoteleiro Sul, Quadra 05, Bloco C, Asa Sul, Brasília, DF, o Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, que discutirá os temas O impacto Social das Bibliotecas e As Bibliotecas na Agenda Política.

    O evento acontece no âmbito do Programa Iberbibliotecas, uma iniciativa do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC), órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) responsável pelo fomento ao livro e à leitura na América Latina, no Caribe, em Portugal e na Espanha.

    As palestras serão interpretadas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e traduzidas simultaneamente para português. O evento será aberto ao público e tem inscrições abertas por meio de formulário on-line (clique aqui para acessar).

    Fonte - SNBP

  • qua
    20
    jun
    2018
    qui
    21
    jun
    2018
    Loca - Campus Aparecida de Goiânia da UFG.

    A Universidade Federal de Goiás promoverá no dias 20 e 21 de junho no Campus Aparecida de Goiânia da UFG o IX Café com Cultura. As submissões de trabalhos ocorrerão do dia 01 a 31 de março de 2018. O tema do evento é “Leitura: Informação, Técnica e Sociedade".


    Para mais informações acesse: cafecomleitura.fic.ufg.br.

  • qui
    28
    jun
    2018
    sex
    29
    jun
    2018
    Horário: das 09h às 19h - Local: Auditório da Biblioteca Nacional.

    Nos dias 28 e 29 de junho, das 09h às 19h, acontecerá no auditório da Biblioteca Nacional o 1º Seminário de Informações e Indicadores Culturais do DF.

    O Seminário terá como Tema: Cultura na era da Informação e do Conhecimento. O encontro está previsto na Lei Orgânica da Cultura (LOC) e vai reunir profissionais nacionais e internacionais para debater como a comunidade cultural, pesquisadores e gestores públicos e privados podem usar dados e informações culturais para fortalecer seus projetos e trabalhos no território.

    Acesse a programação detalhada (clicando aqui) e faça aqui a sua inscrição.

    Fonte - Secult/DF

  • dom
    01
    jul
    2018
    qua
    04
    jul
    2018
    Local: Biblioteca Daniel Cosío Villegas, El Colegio de México - Cidade do México.

    Considerando a diversidade dos locais/citações que quer físicas ou virtuais, a SALALM LXIII será um laboratório de criatividade, diálogo e reflexão.

    O Seminário sobre a Aquisição de Materiais Latino-Americanos para Bibliotecas tem o prazer de anunciar sua 63ª conferência anual, que será realizada na Cidade do México, entre os dias 1 e 4 de julho de 2018. A SALALM LXIII será sediada na Biblioteca Daniel Cosío Villegas, El Colegio de México. A conferência abordará o impacto das bibliotecas e dos arquivos em locais físicos e virtuais e citações ou fontes bibliográficas e metafóricas. O tema Sites / Citações, Textos e Vozes na Biblioteconomia Crítica: Descolonizando as Bibliotecas e Arquivos reunirá bibliotecários, arquivistas, livreiros, curadores, acadêmicos e artistas para pensar criticamente sobre como os processos de seleção, mercantilização, organização e descrição – as ferramentas de nossa profissão – estruturam a pesquisa e o ensino sobre América Latina, Península Ibérica e o Caribe.

    As apresentações e os workshops práticos exploraram questões relacionadas a: Como nossas descrições de recursos reforçam ou desafiam significados? Qual é o papel dos benchmarks profissionais padronizados na compilação de acervos, na catalogação e no desenvolvimento curricular? Como promovemos ou impedimos o empoderamento da informação e a igualdade de informação global em nosso trabalho? As práticas ou ferramentas alternativas de biblioteconomia e arquivamento podem promover acesso equitativo? Como as estruturas de financiamento atuais afetam nosso êxito ou fracasso? Como podemos estimular a reflexão crítica sobre a nossa profissão? Como podemos abordar as desigualdades de acesso a plataformas eletrônicas e as percepções errôneas sobre a disposição dos recursos globais?

    A extraordinária combinação entre a Cidade do México e a SALALM em 2018 apresentará a Plaza de às Três Culturas / Tlatelolco como um exemplo emblemático para as nossas discussões. Além de ser vista do nosso hotel, esta área atrairá mais atenção em 2018 no 50º aniversário do Massacre de Tlatelolco. Mais importante ainda, devido ao seu simbolismo, que entrelaça aspectos culturais e históricos, sua aparição é repetida em índices, tabelas de conteúdos, bibliografias e textos em uma vasta gama de obras acadêmicas, criativas e populares. Como uma fonte dentro de outra fonte – um sítio/citação, caso seja de seu interesse – a Plaza de às Três Culturas / Tlatelolco oferece um cenário histórico e simbólico para explorar como nossas profissões influenciam o significado, a perspectiva e a reflexão crítica. Que respostas podem surgir se perguntarmos, por exemplo, como este sítio/citação e outros abordam as desigualdades de acesso global à informação e acesso às áreas que pesquisamos?

    Com base nos êxitos de conferências anteriores, o SALALM LXIII terá workshops práticos e mesas redondas ao lado de painéis e “Rodas Vivas”. Reuniões, mesas redondas e workshops enfatizarão em soluções colaborativas com os participantes e grupos, trabalhando juntos em objetivos que vão além dos limites físicos e/ou disciplinares. Todos os exemplos e atividades são bem-vindas no SALALM LXIII que acontecerá de 1 a 4 de julho de 2018. A data de submissão para propostas de apresentação ou painéis é até 1 de fevereiro de 2018. Perguntas relacionadas a proposta de trabalhos devem ser direcionadas à presidente da SALALM, Suzanne Schadl (schadl@unm.edu).

    Para perguntas concernentes à logística, tais como alojamento, exposições de livros, por favor, entrar em contato com Micaela Chávez Villa (mch@colmex.mx). As inscrições serão aceitas na segunda quinzena de abril de 2018.

    CURIOSIDADE

    Na edição do ano de 2017 o presidente do CRB-1 – Fábio Cordeiro - foi agraciado com o prêmio e esteve no congresso realizado em Michigan. “Essa experiência que tive quero que outras pessoas também tenham e por isso tenho o compromisso de divulgar amplamente aqui no Brasil” ressaltou Fábio.

    Lyzy Rayla/Ascom CRB-1

  • sáb
    14
    jul
    2018
    Horário: a partir das 19h - Local: Condomínio Recanto Nobre - Brasília/DF.

    biblioarraia-2018-banner

    Vem aí o Biblioarraiá 2018!!!

    No dia 14 de julho de 2018 – a partir das 19 h – acontece o Biblioarraiá com barraquinhas de comidas típicas, pescaria, correio elegante e bingo, no Condomínio Recanto Nobre, SMPW, Quadra 1, Conjunto 6, Lote 4, Casa G.

    Além de muito churrasquinho, canjica, pipoca e cachorro quente, os amantes da dança contarão com uma animada pista de forró, num local aprazível é com um super anfitrião.

    Os ingressos custam R$ 8,00 (oito reais) e podem ser adquiridos antecipadamente pelo email: abdf@abdf.org.br ou online pelo site (clique aqui).

    Crianças até 10 anos de idade não pagam.

    Um ambiente para festejar com toda a família e amigos. Não fique de fora. Participe!!!

     
  • ter
    17
    jul
    2018
    Horário: 09 h às 17 h - Local: Centro Cultural Cara Vídeo - Setor Sul - Goiânia/GO.

    curso-organizacao-biblio-mec

  • ter
    17
    jul
    2018
    sex
    20
    jul
    2018
    Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no campus da Ilha do Fundão.

    6º ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA e CIENTOMETRIA (6º EBBC) é uma realização do Instituto de Bioquímica Médica, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz. Ciência em Rede será a temática central das discussões a serem conduzidas pelos convidados internacionais e nacionais, que participarão do seminário de abertura e das mesas redondas, incluídos na programação do evento.

    O encontro, que ocorrerá no período de 17 a 20 de julho de 2018, completará doze anos de existência, tendo sido precedido pelos encontros de 2008 na cidade do Rio de Janeiro, de 2010 em São Carlos (SP), de 2012 em Gramado (RS), de 2014 em Recife (PE) e de 2016 e São Paulo (SP).

    O 6º EBBC ocorrerá nas instalações do Bloco N, no prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no campus da Ilha do Fundão. Endereço é do CCS: Av. Carlos Chagas Filho 373, Ilha do Fundão. Mais informações pelo site.

    Lyzy Rayla - Ascom CRB-1

     

  • qui
    26
    jul
    2018
    dom
    29
    jul
    2018
    Online

    evento-gdionline

    O GDI online 2018 é o maior evento online de Gestão de Documentos e Informação do País. Dentre os palestrantes previstos está o bibliotecário e Conselheiro do Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região (CRB-1) - Cristian Brayner.

    O evento contará com grandes nomes da área e ele é totalmente online e gratuito. Mais informações e inscrições pelo site: (www.gdionline2018.com.br).

  • sáb
    04
    ago
    2018
    Horário: das 12h às 19h - Local: Sede da ABDF, em Brasília-DF.

    curso-brasilia-agosto2018

  • seg
    13
    ago
    2018
    ter
    14
    ago
    2018
    Horário: 9h às 17h30 - Local: Auditório da Faculdade de Ciências da Informação (FCI) UnB - Brasília - DF.

    evento-jornada-biblio-ciencia-info

  • seg
    20
    ago
    2018
    qui
    23
    ago
    2018
    Local: Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, Bahia - BA.

    A Conferência sobre “Convergência em Ciência da Informação, Tecnologia e Educação (CONCITEC)” converge três áreas científicas e um dos principais fóruns internacionais de pesquisas em Ciência da Informação, Tecnologia e Educação para apresentar seu trabalho. A edição deste ano acontecerá no período de 20 a 23 de agosto de 2018, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, Bahia - BA, Brasil.

    O conteúdo das palestras e dos trabalhos de maior destaque será publicado na Revista Convergência em Ciências da Informação (ConCI).

    Além disso, a Conferência contará com eventos simultâneos que acontecerão na UFBA, dentre eles um Workshop Digital para Educação e o II Fórum do Bibliotecário do CRB5; e as atividades:

    - Palestras com cientistas renomados

    - Comunicações e Pôster distribuídos em Grupos de Trabalhos (GTs)

    - Minicursos

    - Lançamentos de livros

    - Exposição de produtos tecnológicos

    Mais detalhes na página oficial: https://concitec2.com/

  • sáb
    01
    set
    2018
    dom
    16
    set
    2018
    Local: Sede da ABDF, em Brasília-DF.

    A Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF) está com inscrições abertas para os concurseiros de Brasília que vão concorrer a vaga no concurso público da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O curso presencial foi remarcado para setembro.

    Será uma revisão ministrada pela Thalita Gama, nos dias 1º, 15 e 16 de setembro de 2018, para que os candidatos ao cargo de Bibliotecário possam chegar afiados para a prova. No dia 1º de setembro o foco será na prova discursiva, ambos os cursos serão ministrados na sede da ABDF, em Brasília-DF.

    Os valores estão disponíveis no site da ABDF. Até o dia 10 de agosto de 2018 tem promoção na inscrição, mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: santabiblioteconomia@gmail.com.

    Fonte - ABDF

  • sáb
    08
    set
    2018
    Horário - 8 h 30 às 19 h. - Local: Campo Grande/MS

    O Fórum de Inovação e Empreendedorismo na Biblioteconomia (FIEB) é um evento idealizado por e para bibliotecários empreendedores de diferentes regiões do País e que busca identificar experiências e práticas de profissionais que possam ser compartilhadas. A primeira edição aconteceu em 27 de agosto de 2016 na cidade de São Paulo, reunindo 110 inscritos de 16 estados brasileiros e a segunda na cidade do Rio de Janeiro em 09 de setembro de 2017, ampliando a discussão sobre o tema em suas diversas vertentes, contando com painelistas de destacada atuação nacional na área.

    Este ano, em sua terceira edição, o Fórum será realizado na cidade de Campo Grande em Mato Grosso do Sul, com o tema Empreendedorismo Social. E contará com conferências, mesas redondas e debates, tendo por objetivo aprendizagem, compartilhamento e troca de experiências entre profissionais bibliotecários de diferentes regiões do País.

    CRONOGRAMA para submissões:

    01 de maio a 15 de junho - submissão de propostas (pelo site do FIEB)

    01 a 30 de junho - avaliação das propostas

    01 de julho - divulgação das propostas selecionadas

    01 de agosto - prazo final para um dos autores das propostas selecionadas confirmarem inscrição no evento

    15 de agosto - divulgação da programação final do evento.

    Mais informações pelo site do evento www.fieb.net.br/edital2018 ou pelo email tecnica.fieb@gmail.com.

    Lyzy Rayla - Ascom CRB-1

  • seg
    17
    set
    2018
    sex
    21
    set
    2018
    Local: Sala da Revolução. Vice-Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia

    bannerxebam

    A participação nas sessões do X EBAM é gratuita. Mais informações pelo site

  • ter
    18
    set
    2018
    Local: Goiânia/GO

    A ABEC realizará o CROSSREF LIVE 2018 em 18 de setembro de 2018 em Goiânia, com apoio da UFG e em 20 de setembro de 2018 em Fortaleza com apoio da Unifor.

    Os eventos serão gratuitos, mas é necessário inscrição prévia que deve ser feita pelos links:

    Para participar do CROSSREF LIVE Goiânia.

    Para participar do CROSSREF LIVE Fortaleza.

    Público alvo: publishers, editores, prestadores de serviços editoriais, bases indexadoras, agências de fomento, bibliotecários, entre outros e todos aqueles que possuam interesse em conhecer um pouco mais sobre o que é a Crossref e os serviços oferecidos.

    Entre os tópicos a serem apresentados teremos:
    • Introdução ao Crossref
    • O que são os metadados do Crossref e como são usados?
    • Como depositar metadados e solucionar problemas.
    • DOI & OJS
    • Serviços do Crossref: Similarity Check, CrossMark e Funding Data.
    • Uma visão geral sobre a associação ao Crossref e os projetos em andamento
    • As novidades que estão por vir

    As apresentações serão feitas pela equipe do Crossref em inglês com tradução simultânea para o português, com muito tempo para perguntas e discussão.

    Envie suas dúvidas antecipadamente pelo email: feedback@crossref.org. Elas serão esclarecidas durante a programação e assim você aproveitará ao máximo esta oportunidade.

    As vagas são limitadas! Inscreva-se já!

    Mais informações pelo email secretario.geral@abecbrasil.org.br e/ou telefone (12)99162-5609.

  • ter
    18
    set
    2018
    qui
    20
    set
    2018
    Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

    O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) sediará a I Jornada Fluminense de Pós-Graduandos em Acervos, Preservação e Memória, que acontecerá no período de 18 a 20 de setembro de 2018.

    O evento tem por objetivo promover o intercâmbio das pesquisas que vêm sendo realizadas pelos discentes de programas de mestrado e doutorado, com temáticas afins.

    Aos interessados as inscrições deverão ser realizadas por e-mail e efetuarem o pagamento, conforme orientações. Confiram todos os detalhes no site oficial do evento: https://site.mast.br/jornada_fluminense/index.html

  • qua
    26
    set
    2018
    Horário: 14h às 17h - Local: Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), Universidade de Brasília (UnB) Asa Norte - Brasília.

    Dia 26 de setembro de 2018 acontece, das 14h às 17h, o I Colóquio de Informação com o tema Fake News, no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) da Universidade de Brasília (UnB) Asa Norte, em Brasília. O objetivo é abordar e discutir a temática, tão debatida, atualmente, nos meios de comunicação.

    O Colóquio é uma organização do Comitê Interinstitucional de Cooperação Informacional e Bibliotecária (CICIB) que busca promover a articulação interinstitucional, nacional e internacional, em todas as frentes e atuação da Ciência da Informação.

    Mais informações e inscrições pelo site. Confira a programação completa (aqui)

  • ter
    02
    out
    2018
    qui
    04
    out
    2018
    Local: Campus do ISCTE-IUL no centro de Lisboa.

    A 9ª Conferência-Luso Brasileira de Acesso Aberto (ConfOA) regressa a Lisboa em 2018. Este ano, a instituição que irá acolher a 9ª ConfOA é o ISCTE-IUL, uma prestigiada instituição universitária portuguesa, com uma já longa atividade no domínio do Acesso Aberto. A 9º Conferência-Luso Brasileira de Acesso Aberto realiza-se nos dias 2 e 3 de outubro (com workshops pós-conferência previstos para 4 de outubro), no campus do ISCTE-IUL no centro de Lisboa.

    Saiba mais pelo site.

  • ter
    16
    out
    2018
    sex
    19
    out
    2018
    Local: Cidade de Medellín - Colômbia.
    evento-edicic-2018-1

    Entre os dias 16 e 19 de outubro de 2018 acontecerá o XI Encontro da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da América Latina e do Caribe, na cidade de Medellín na Colômbia.

    O EDICIC  está sendo organizado pela Escola Interamericana de Biblioteconomia da Universidade de Antioquia e versará sobre "A dinâmica das Ciências da Informação hoje: tendências sociais, científicas, pedagógicas e institucionais".

    Para mais informações sobre o Encontro falar com a Coordenadora de Comunicação - Jenny Chica -  pelo email comunicacionesbibiotecologia@udea.edu.co ou pelo telefone +57 (4) 219 59 47.

    Lyzy Rayla - Ascom CRB-1

  • seg
    12
    nov
    2018
    qui
    15
    nov
    2018
    Espanha, Madrid e Múrcia

    pageheadertitleimage_es_es

    Será realizado a VII Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade (7shb) 2018 promovido pela  Universidade Complutense de Madrid (UCM) ea  Universidade de Brasília (UNB) como um resultado do acordo entre o dois. O Seminário é realizado anualmente no Brasil e na Espanha.

    Esta sétima edição será realizada na  Faculdade de Ciência da Informação da  Universidade Complutense de Madrid (12-13 novembro 2018) e da  Faculdade de Comunicação e Documentação da  Universidade de Murcia (14-15 de novembro de 2018) , organizado pelos departamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação (UCM) e Informação e Documentação (UMU). 

    O prazo para submissão de trabalho foi prorrogado para o dia 3 de setembro de 2018.

    Para maiores informações acesse o site: http://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viishbucm

  • ter
    20
    nov
    2018
    seg
    26
    nov
    2018
    Madrid, Espanha

    Estão abertas, até 10 de agosto, as inscrições para o 3º Concurso de Estágios Internacionais do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas). O concurso selecionará 20 profissionais que atuem em bibliotecas públicas e comunitárias para estágio em Madrid, na Espanha.

    iberbibliotecas-sp-interna

    Para se inscrever, o candidato deve possuir vínculo com bibliotecas públicas ou comunitárias e fazer parte de programas de alfabetização digital, de alfabetização em leitura e escrita e de conservação e difusão da memória sociocultural. Não é exigido nível superior na área.

    Os interessados devem encaminhar para o e-mail iberbibliotecas@cerlalc.org os seguintes documentos: formulário de inscrição, disponível em http://www.iberbibliotecas.org/estagios/; carta do dirigente da biblioteca ou superior; carta de compromisso do candidato e cópias de identidade e passaporte.

    Iberbibliotecas

    O Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas é uma iniciativa da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), com coordenação do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O Ministério da Cultura representa o Brasil no programa, por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).

  • seg
    26
    nov
    2018
    qui
    29
    nov
    2018
    Local: UFPE.

    A UFPE sediará o VIII Encontro de Estudos sobre Tecnologia, Ciência e Gestão da Informação (Enegi) e será realizado entre os dias 26 a 29 de novembro de 2018. A submissão de trabalhos está aberta 03 de setembro.

    O evento tem como público-alvo docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das Ciências Sociais Aplicadas e áreas correlatas, assim como profissionais e empresas das iniciativas pública e privada.

    Programação, inscrições e outras informações podem ser acessadas pelo site aqui.

  • qui
    06
    dez
    2018
    sex
    07
    dez
    2018

    O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI UFPE), está organizando o V Seminário Internacional: A Arte da Bibliografia, que acontecerá nos dias 06 e 07 de dezembro de 2018. Este ano o Seminário terá com tema "A Bibliografia entre o local e global: perspectivas históricas e aplicadas".

    Pela primeira vez, o evento contará com a modalidade de submissão de trabalhos. Os (as) autores (as) estão convidados (as) a apresentar as proposições a partir de resumos entre 500 (quinhentas) e 1000 (mil) palavras, incluindo todos os elementos, com foco temático nas dimensões bibliográficas em suas distintas searas. Podem submeter trabalhos artistas, profissionais, docentes, pesquisadores (as), sendo que um (a) dos (as) autores (as) deverá ter necessariamente o grau mínimo de mestre.

    Mais informações pelo site.

  • ter
    09
    jul
    2019
    qui
    11
    jul
    2019
    Local: Faculdade de Biblioteconomia e Documentação da Universidade de Barcelona.

    A Faculdade de Biblioteconomia e Documentação da Universidade de Barcelona sediará o Encontro Ibérico da Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação da Iberoamérica e do Caribe (EDICIC), nos dias 09 a 11 de julho de 2019. O evento terá como tema Dados abertos e inclusão digital na era do Big Data.

    As inscrições terão início em janeiro de 2019. Mais informações pelo site.

Arquivos