• Segunda à Sexta-feira - 8h às 18h
  • ter
    19
    jun
    2018
    qua
    20
    jun
    2018
    Local: Salão Raffaello, San Marco Hotel, mezanino, Setor Hoteleiro Sul, Quadra 05, Bloco C, Asa Sul, Brasília, DF.

    Durante os dias 19 de 20 de junho de 2018 o Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), e o Programa Ibero-Americana de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) realizarão, no Salão Raffaello, San Marco Hotel, mezanino, Setor Hoteleiro Sul, Quadra 05, Bloco C, Asa Sul, Brasília, DF, o Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, que discutirá os temas O impacto Social das Bibliotecas e As Bibliotecas na Agenda Política.

    O evento acontece no âmbito do Programa Iberbibliotecas, uma iniciativa do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC), órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) responsável pelo fomento ao livro e à leitura na América Latina, no Caribe, em Portugal e na Espanha.

    As palestras serão interpretadas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e traduzidas simultaneamente para português. O evento será aberto ao público e tem inscrições abertas por meio de formulário on-line (clique aqui para acessar).

    Fonte - SNBP

  • qua
    20
    jun
    2018
    qui
    21
    jun
    2018
    Loca - Campus Aparecida de Goiânia da UFG.

    A Universidade Federal de Goiás promoverá no dias 20 e 21 de junho no Campus Aparecida de Goiânia da UFG o IX Café com Cultura. As submissões de trabalhos ocorrerão do dia 01 a 31 de março de 2018. O tema do evento é “Leitura: Informação, Técnica e Sociedade".


    Para mais informações acesse: cafecomleitura.fic.ufg.br.

  • dom
    01
    jul
    2018
    qua
    04
    jul
    2018
    Local: Biblioteca Daniel Cosío Villegas, El Colegio de México - Cidade do México.

    Considerando a diversidade dos locais/citações que quer físicas ou virtuais, a SALALM LXIII será um laboratório de criatividade, diálogo e reflexão.

    O Seminário sobre a Aquisição de Materiais Latino-Americanos para Bibliotecas tem o prazer de anunciar sua 63ª conferência anual, que será realizada na Cidade do México, entre os dias 1 e 4 de julho de 2018. A SALALM LXIII será sediada na Biblioteca Daniel Cosío Villegas, El Colegio de México. A conferência abordará o impacto das bibliotecas e dos arquivos em locais físicos e virtuais e citações ou fontes bibliográficas e metafóricas. O tema Sites / Citações, Textos e Vozes na Biblioteconomia Crítica: Descolonizando as Bibliotecas e Arquivos reunirá bibliotecários, arquivistas, livreiros, curadores, acadêmicos e artistas para pensar criticamente sobre como os processos de seleção, mercantilização, organização e descrição – as ferramentas de nossa profissão – estruturam a pesquisa e o ensino sobre América Latina, Península Ibérica e o Caribe.

    As apresentações e os workshops práticos exploraram questões relacionadas a: Como nossas descrições de recursos reforçam ou desafiam significados? Qual é o papel dos benchmarks profissionais padronizados na compilação de acervos, na catalogação e no desenvolvimento curricular? Como promovemos ou impedimos o empoderamento da informação e a igualdade de informação global em nosso trabalho? As práticas ou ferramentas alternativas de biblioteconomia e arquivamento podem promover acesso equitativo? Como as estruturas de financiamento atuais afetam nosso êxito ou fracasso? Como podemos estimular a reflexão crítica sobre a nossa profissão? Como podemos abordar as desigualdades de acesso a plataformas eletrônicas e as percepções errôneas sobre a disposição dos recursos globais?

    A extraordinária combinação entre a Cidade do México e a SALALM em 2018 apresentará a Plaza de às Três Culturas / Tlatelolco como um exemplo emblemático para as nossas discussões. Além de ser vista do nosso hotel, esta área atrairá mais atenção em 2018 no 50º aniversário do Massacre de Tlatelolco. Mais importante ainda, devido ao seu simbolismo, que entrelaça aspectos culturais e históricos, sua aparição é repetida em índices, tabelas de conteúdos, bibliografias e textos em uma vasta gama de obras acadêmicas, criativas e populares. Como uma fonte dentro de outra fonte – um sítio/citação, caso seja de seu interesse – a Plaza de às Três Culturas / Tlatelolco oferece um cenário histórico e simbólico para explorar como nossas profissões influenciam o significado, a perspectiva e a reflexão crítica. Que respostas podem surgir se perguntarmos, por exemplo, como este sítio/citação e outros abordam as desigualdades de acesso global à informação e acesso às áreas que pesquisamos?

    Com base nos êxitos de conferências anteriores, o SALALM LXIII terá workshops práticos e mesas redondas ao lado de painéis e “Rodas Vivas”. Reuniões, mesas redondas e workshops enfatizarão em soluções colaborativas com os participantes e grupos, trabalhando juntos em objetivos que vão além dos limites físicos e/ou disciplinares. Todos os exemplos e atividades são bem-vindas no SALALM LXIII que acontecerá de 1 a 4 de julho de 2018. A data de submissão para propostas de apresentação ou painéis é até 1 de fevereiro de 2018. Perguntas relacionadas a proposta de trabalhos devem ser direcionadas à presidente da SALALM, Suzanne Schadl (schadl@unm.edu).

    Para perguntas concernentes à logística, tais como alojamento, exposições de livros, por favor, entrar em contato com Micaela Chávez Villa (mch@colmex.mx). As inscrições serão aceitas na segunda quinzena de abril de 2018.

    REGISTRO E ATENDIMENTO

    A inscrição à conferência, com tarifas pré-registro, terá início no dia 5 de fevereiro e encerramento em 30 de abril de 2018.

    ENLACE - CHAMADA DE TRABALHOS

    O Enlace tem por objetivo conceder apoio financeiro a bibliotecários latino-americanos e caribenhos, assim como outros profissionais da informação, a fim de facilitar a sua participação nos encontros anuais do SALALM. O propósito é de promover contatos profissionais entre os bibliotecários americanos, latino-americanos e caribenhos e outros profissionais que trabalhem em áreas ligadas a bibliotecas.

    Os membros do SALALM estão empenhados em melhorar o acesso às fontes de informação bibliográficas referentes e provenientes da América Latina, e em divulgar informação sobre as tendências regionais do mercado editorial.

    As trocas de informações atuais e as experiências relacionadas ao trabalho são atributos essenciais da biblioteconomia. Criando e apoiando a expansão de redes profissionais entre os bibliotecários e os editores/distribuidores de livros, pode-se contribuir para um melhor conhecimento da região, apoiar o desenvolvimento profissional e melhorar os serviços prestados às nossas instituições.

    PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS

    O SALALM solicita a participação de colegas latino-americanos ou caribenhos que poderão apresentar trabalhos de preferência sobre o tema do congresso (ver o arquivo adjunto) ou outro tópico de interesse aos membros do SALALM. Todas as apresentações farão parte de mesas organizadas por temas.

    Será concedido apoio financeiro para subsidiar custos de transporte a participantes latino-americanos selecionados. O processo de seleção fundamenta-se nos seguintes critérios e procedimentos. O Enlace pagará usualmente 100% dos custos de viagem, calculados a partir da compra de bilhete aéreo com 45-21 dias de antecedência e concederá viáticos a ser utilizados na cidade anfitriã do congresso. O participante selecionado para a bolsa de viagem receberá o reembolso no congresso.

    COMO SE CANDIDATAR

    1. Os pedidos deverão ser enviados à Teresa Chapa (tchapa@unc.edu), contendo os seguintes elementos:
    • Resumo de meia página da comunicação a ser apresentada;
    • Curriculum Vitae;
    • Estimativa do valor duma passagem aérea reservada com 45-21 dias de antecedência em classe turística.
    1. As propostas serão avaliadas pelos membros da Comissão Enlace e pela Presidente do SALALM.
    2. A Comissão de Avaliação se empenhará em estabelecer elos entre os apresentadores potenciais e os organizadores das mesas a fim de coordenar apresentadores e mesas.
    3. As propostas serão aceitas até o dia 15 de março de 2018. As propostas recebidas após esta data serão consideradas apenas se houver disponibilidade financeira.

    CRITÉRIOS

    O candidato deve:

    Trabalhar em uma biblioteca ou em uma área de informação latino-americana ou caribenha.

    Redigir um trabalho que possa ser publicado, abordando um assunto relacionado com o tema do Congresso ou outro tema de interesse aos membros do SALALM.

    Comparecer às mesas e reuniões durante toda a duração do Congresso, inclusive no primeiro dia a fim de assistir às reuniões de comitês.

    Apresentar a comunicação em mesas temáticas organizadas ou em outro formato especificado.

    Apresentar a comunicação em um dos idiomas oficiais do SALALM (espanhol, português ou inglês).

    Apresentar a comunicação dentro do tempo estabelecido, normalmente entre 15 e 30 minutos.

    Escrever um artigo curto sobre sua experiência no Congresso para a Newsletter do SALALM a ser entregue uma semana depois do Congresso.

    CARTAS-CONVITE

    Além de conceder bolsas de viagem, a Comissão do Enlace enviará convites pessoais (mediante solicitação) para qualquer pessoa que tenha interesse em participar da conferência anual. A finalidade deste tipo de convite é dar apoio aos participantes potenciais que necessitem solicitar suporte financeiro às suas instituições. Os convites não representam apoio financeiro e não isentam o convidado do pagamento das taxas de inscrição do congresso.

    CURIOSIDADE

    Na edição do ano de 2017 o presidente do CRB-1 – Fábio Cordeiro - foi agraciado com o prêmio e esteve no congresso realizado em Michigan. “Essa experiência que tive quero que outras pessoas também tenham e por isso tenho o compromisso de divulgar amplamente aqui no Brasil” ressaltou Fábio.

    Lyzy Rayla/Ascom CRB-1

  • qua
    11
    jul
    2018
    sex
    13
    jul
    2018
    Local: Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima.

    O SENABRAILLE acontece de 11 a 13 de julho no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, no bairro Trindade, em Florianópolis. O IX Seminário Nacional de Bibliotecas Braille (SENABRAILLE) foi pensado há quase vinte anos para ser um espaço de discussão para formular, reunir e realizar troca de experiências entre os profissionais que trabalham nas bibliotecas, sobretudo, para atender o público com deficiência visual ou cegueira. Mas seu escopo foi ampliado há alguns anos, tornando-o mais amplo: reflexões, programas e projetos levados a cabo pelas bibliotecas e equipamentos culturais para incluir pessoas com deficiência.

    A nona edição do SENABRAILLE pretende continuar esse diálogo mais que necessário que é termos no nosso país “bibliotecas para todos”. Assim como preconiza a Agenda 2030 da ONU ninguém pode ficar para tráz. Desta forma sabemos que os desafios são muitos para atendermos às demandas da comunidade e incluirmos definitivamente todas as pessoas nos espaços das bibliotecas.

    Espera-se que os profissionais apresentem suas práticas e/ou pesquisas e se reúnam para mais uma discussão necessária às bibliotecas e outros equipamentos culturais.

    Inscrições

    As inscrições podem ser feitas com pagamento com cartão de crédito, depósito bancário ou empenho. Veja como proceder.

  • sáb
    14
    jul
    2018
  • ter
    17
    jul
    2018
    sex
    20
    jul
    2018
    Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no campus da Ilha do Fundão.

    6º ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA e CIENTOMETRIA (6º EBBC) é uma realização do Instituto de Bioquímica Médica, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz. Ciência em Rede será a temática central das discussões a serem conduzidas pelos convidados internacionais e nacionais, que participarão do seminário de abertura e das mesas redondas, incluídos na programação do evento.

    O encontro, que ocorrerá no período de 17 a 20 de julho de 2018, completará doze anos de existência, tendo sido precedido pelos encontros de 2008 na cidade do Rio de Janeiro, de 2010 em São Carlos (SP), de 2012 em Gramado (RS), de 2014 em Recife (PE) e de 2016 e São Paulo (SP).

    O 6º EBBC ocorrerá nas instalações do Bloco N, no prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no campus da Ilha do Fundão. Endereço é do CCS: Av. Carlos Chagas Filho 373, Ilha do Fundão. Mais informações pelo site.

    Lyzy Rayla - Ascom CRB-1

     

  • seg
    20
    ago
    2018
    qui
    23
    ago
    2018
    Local: Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, Bahia - BA.

    A Conferência sobre “Convergência em Ciência da Informação, Tecnologia e Educação (CONCITEC)” converge três áreas científicas e um dos principais fóruns internacionais de pesquisas em Ciência da Informação, Tecnologia e Educação para apresentar seu trabalho. A edição deste ano acontecerá no período de 20 a 23 de agosto de 2018, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, Bahia - BA, Brasil.

    O conteúdo das palestras e dos trabalhos de maior destaque será publicado na Revista Convergência em Ciências da Informação (ConCI).

    Além disso, a Conferência contará com eventos simultâneos que acontecerão na UFBA, dentre eles um Workshop Digital para Educação e o II Fórum do Bibliotecário do CRB5; e as atividades:

    - Palestras com cientistas renomados

    - Comunicações e Pôster distribuídos em Grupos de Trabalhos (GTs)

    - Minicursos

    - Lançamentos de livros

    - Exposição de produtos tecnológicos

    Mais detalhes na página oficial: https://concitec2.com/

  • sáb
    08
    set
    2018
    Horário - 8 h 30 às 19 h. - Local: Campo Grande/MS

    O Fórum de Inovação e Empreendedorismo na Biblioteconomia (FIEB) é um evento idealizado por e para bibliotecários empreendedores de diferentes regiões do País e que busca identificar experiências e práticas de profissionais que possam ser compartilhadas. A primeira edição aconteceu em 27 de agosto de 2016 na cidade de São Paulo, reunindo 110 inscritos de 16 estados brasileiros e a segunda na cidade do Rio de Janeiro em 09 de setembro de 2017, ampliando a discussão sobre o tema em suas diversas vertentes, contando com painelistas de destacada atuação nacional na área.

    Este ano, em sua terceira edição, o Fórum será realizado na cidade de Campo Grande em Mato Grosso do Sul, com o tema Empreendedorismo Social. E contará com conferências, mesas redondas e debates, tendo por objetivo aprendizagem, compartilhamento e troca de experiências entre profissionais bibliotecários de diferentes regiões do País.

    CRONOGRAMA para submissões:

    01 de maio a 15 de junho - submissão de propostas (pelo site do FIEB)

    01 a 30 de junho - avaliação das propostas

    01 de julho - divulgação das propostas selecionadas

    01 de agosto - prazo final para um dos autores das propostas selecionadas confirmarem inscrição no evento

    15 de agosto - divulgação da programação final do evento.

    Mais informações pelo site do evento www.fieb.net.br/edital2018 ou pelo email tecnica.fieb@gmail.com.

    Lyzy Rayla - Ascom CRB-1

  • seg
    17
    set
    2018
    sex
    21
    set
    2018
    Local: Sala da Revolução. Vice-Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia

    bannerxebam

    A participação nas sessões do X EBAM é gratuita. Mais informações pelo site

  • ter
    18
    set
    2018
    qui
    20
    set
    2018
    Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

    O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) sediará a I Jornada Fluminense de Pós-Graduandos em Acervos, Preservação e Memória, que acontecerá no período de 18 a 20 de setembro de 2018.

    O evento tem por objetivo promover o intercâmbio das pesquisas que vêm sendo realizadas pelos discentes de programas de mestrado e doutorado, com temáticas afins.

    Aos interessados as inscrições deverão ser realizadas por e-mail e efetuarem o pagamento, conforme orientações. Confiram todos os detalhes no site oficial do evento: https://site.mast.br/jornada_fluminense/index.html

  • ter
    02
    out
    2018
    qui
    04
    out
    2018
    Local: Campus do ISCTE-IUL no centro de Lisboa.

    A 9ª Conferência-Luso Brasileira de Acesso Aberto (ConfOA) regressa a Lisboa em 2018. Este ano, a instituição que irá acolher a 9ª ConfOA é o ISCTE-IUL, uma prestigiada instituição universitária portuguesa, com uma já longa atividade no domínio do Acesso Aberto. A 9º Conferência-Luso Brasileira de Acesso Aberto realiza-se nos dias 2 e 3 de outubro (com workshops pós-conferência previstos para 4 de outubro), no campus do ISCTE-IUL no centro de Lisboa.

    Saiba mais pelo site.

  • ter
    16
    out
    2018
    sex
    19
    out
    2018
    Local: Cidade de Medellín - Colômbia.
    evento-edicic-2018-1

    Entre os dias 16 e 19 de outubro de 2018 acontecerá o XI Encontro da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da América Latina e do Caribe, na cidade de Medellín na Colômbia.

    O EDICIC  está sendo organizado pela Escola Interamericana de Biblioteconomia da Universidade de Antioquia e versará sobre "A dinâmica das Ciências da Informação hoje: tendências sociais, científicas, pedagógicas e institucionais".

    Para mais informações sobre o Encontro falar com a Coordenadora de Comunicação - Jenny Chica -  pelo email comunicacionesbibiotecologia@udea.edu.co ou pelo telefone +57 (4) 219 59 47.

    Lyzy Rayla - Ascom CRB-1

Arquivos