• Segunda à Sexta-feira - 8h às 18h

Informação do Evento:

  • dom
    01
    jul
    2018
    qua
    04
    jul
    2018

    LXIII conferência anual SALALM abre convocatória para apresentação de trabalhos

    Local: Biblioteca Daniel Cosío Villegas, El Colegio de México - Cidade do México.

    Considerando a diversidade dos locais/citações que quer físicas ou virtuais, a SALALM LXIII será um laboratório de criatividade, diálogo e reflexão.

    O Seminário sobre a Aquisição de Materiais Latino-Americanos para Bibliotecas tem o prazer de anunciar sua 63ª conferência anual, que será realizada na Cidade do México, entre os dias 1 e 4 de julho de 2018. A SALALM LXIII será sediada na Biblioteca Daniel Cosío Villegas, El Colegio de México. A conferência abordará o impacto das bibliotecas e dos arquivos em locais físicos e virtuais e citações ou fontes bibliográficas e metafóricas. O tema Sites / Citações, Textos e Vozes na Biblioteconomia Crítica: Descolonizando as Bibliotecas e Arquivos reunirá bibliotecários, arquivistas, livreiros, curadores, acadêmicos e artistas para pensar criticamente sobre como os processos de seleção, mercantilização, organização e descrição – as ferramentas de nossa profissão – estruturam a pesquisa e o ensino sobre América Latina, Península Ibérica e o Caribe.

    As apresentações e os workshops práticos exploraram questões relacionadas a: Como nossas descrições de recursos reforçam ou desafiam significados? Qual é o papel dos benchmarks profissionais padronizados na compilação de acervos, na catalogação e no desenvolvimento curricular? Como promovemos ou impedimos o empoderamento da informação e a igualdade de informação global em nosso trabalho? As práticas ou ferramentas alternativas de biblioteconomia e arquivamento podem promover acesso equitativo? Como as estruturas de financiamento atuais afetam nosso êxito ou fracasso? Como podemos estimular a reflexão crítica sobre a nossa profissão? Como podemos abordar as desigualdades de acesso a plataformas eletrônicas e as percepções errôneas sobre a disposição dos recursos globais?

    A extraordinária combinação entre a Cidade do México e a SALALM em 2018 apresentará a Plaza de às Três Culturas / Tlatelolco como um exemplo emblemático para as nossas discussões. Além de ser vista do nosso hotel, esta área atrairá mais atenção em 2018 no 50º aniversário do Massacre de Tlatelolco. Mais importante ainda, devido ao seu simbolismo, que entrelaça aspectos culturais e históricos, sua aparição é repetida em índices, tabelas de conteúdos, bibliografias e textos em uma vasta gama de obras acadêmicas, criativas e populares. Como uma fonte dentro de outra fonte – um sítio/citação, caso seja de seu interesse – a Plaza de às Três Culturas / Tlatelolco oferece um cenário histórico e simbólico para explorar como nossas profissões influenciam o significado, a perspectiva e a reflexão crítica. Que respostas podem surgir se perguntarmos, por exemplo, como este sítio/citação e outros abordam as desigualdades de acesso global à informação e acesso às áreas que pesquisamos?

    Com base nos êxitos de conferências anteriores, o SALALM LXIII terá workshops práticos e mesas redondas ao lado de painéis e “Rodas Vivas”. Reuniões, mesas redondas e workshops enfatizarão em soluções colaborativas com os participantes e grupos, trabalhando juntos em objetivos que vão além dos limites físicos e/ou disciplinares. Todos os exemplos e atividades são bem-vindas no SALALM LXIII que acontecerá de 1 a 4 de julho de 2018. A data de submissão para propostas de apresentação ou painéis é até 1 de fevereiro de 2018. Perguntas relacionadas a proposta de trabalhos devem ser direcionadas à presidente da SALALM, Suzanne Schadl (schadl@unm.edu).

    Para perguntas concernentes à logística, tais como alojamento, exposições de livros, por favor, entrar em contato com Micaela Chávez Villa (mch@colmex.mx). As inscrições serão aceitas na segunda quinzena de abril de 2018.

    CURIOSIDADE

    Na edição do ano de 2017 o presidente do CRB-1 – Fábio Cordeiro - foi agraciado com o prêmio e esteve no congresso realizado em Michigan. “Essa experiência que tive quero que outras pessoas também tenham e por isso tenho o compromisso de divulgar amplamente aqui no Brasil” ressaltou Fábio.

    Lyzy Rayla/Ascom CRB-1

Arquivos