• Segunda à Sexta-feira - 8h às 18h
20190201_165035_0001
1 de fevereiro de 2019 Postado por: Categoria: Crônicas

Histórias em Quadrinhos e Mangás

Sexta-feira sua linda pode dizer para o astro Rei que a Rainha aqui entendeu o recado quem manda é Ele, não vou discutir mas pode maneirar na função be tost please, assim não dá não há ser humano que aguente, se bem se eu fosse uma personagem de história de quadrinhos eu seria nada menos que a super poderosa da Tempestade lá da turma do X-Men.

Falando nisso o ultimo dia 30 de janeiro comemorou-se o dia nacional das Histórias e Quadrinhos ou simplesmente HQ. Mas como informação e curiosidade são best friends olha que interessante:

monicaNo Brasil, as histórias em quadrinhos surgiram em meados do século XIX, mas apenas se popularizou com o lançamento de clássicos como “A Turma da Mônica”, “O Menino Maluquinho”, “A Turma do Pererê” e o “Tico-Tico”, que é considerada a primeira revista em quadrinhos lançada no Brasil, em 11 de outubro de 1905.

A explicação para a escolha desta data está no fato de ter sido em 30 de janeiro de 1869 que foi publicada a primeira história de quadrinho brasileira: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, autoria do cartunista Angelo Agostini. A partir de 1984, ficou instituído, através da “Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo” (AQC-ESP), que todo o dia 30 de janeiro se comemoraria o Dia do Quadrinho Nacional, em homenagem ao trabalho de Agostini. Desde então, anualmente, como parte das celebrações desta data, a AQC-ESP organiza o Prêmio Angelo Agostini, que tem o propósito de prestigiar os talentosos profissionais brasileiros que atuam na produção de histórias em quadrinhos.

Mas uma pesquisa é pouca duas é boa, sabe que descobri? Temos um primo das HQ’s do outro lado do mundo é o:

mangaMangá

Características:

  • Os mangás, por sua vez, tem uma origem histórica mais atrelada à cultura típica japonesa. Acredita-se que uma das formas de arte que contribuíram para a existência do mangá foi o teatro de sombras. Este era uma forma de entretenimento que contava histórias por meio das sombras de diversos bonecos.
  • O primeiro mangá propriamente dito surgiu em 1814, pelas mãos do pintor Katsuhika Hokusai.Porém, o nome mangá só ganhou popularidade em 1950, com as obras de Osamu Tezuka.

Arrisco dizer e me perdoem a comparação um é raiz outro é nutella, vamos conferir?

Diferenças entre HQ e Mangá:

As diferenças entre os gêneros vão dos formatos até o desenvolvimento das personagens! Veja abaixo as principais diferenças entre HQ e mangá:

  1. Estilo de leituratumblr_mcrm3zhuul1rbts2no1_500

Quem lê mangá com frequência sabe que a maneira de ler é completamente diferente de uma HQ. Ao ler um mangá, você deve “começar do fim”, ou seja, a leitura deve ser feita da direita para a esquerda. Isso é feito tanto pelo sentido de virar as páginas quanto o de ler os quadrinhos.

  1. Desenvolvimento das personagens

Um arco completo de uma HQ costuma durar entre cinco e sete revistas. Um mangá, por sua vez, pode ter mais de 300 volumes! É comum que as personagens de mangás sejam desenvolvidas de maneira que suas emoções fiquem claras. Já no caso das personagens de HQ, o foco maior é dado para a ação e o andamento da história.

  1. Adaptações para outras mídias

Normalmente as personagens de HQs são muito vistas no cinema, séries ou desenhos. Por sua vez, as personagens de mangá são mais comuns em animes. Animes também podem ser longas-metragens, mas são bem mais fiéis às obras originais. Além disso, existem muito mais adaptações de mangás do que de HQs para outras mídias.

Mangá ou Histórias em Quadrinhos compõem um estilo de acervo que temos mais facilidade de encontrar nas bibliotecas escolares ou públicas, a gibiteca. Engana-se quem pensa que os gibis só têm função de entreter, muitos se não todos de uma forma peculiar passam conceitos como empatia, solidariedade, sororidade e outros princípios muitas vezes muito longe dos livros didáticos ou até mesmo não tão perto da realidade do leitor que pode ser uma criança de oito anos como adulto na melhor idade.

Quero saber quemtirinha nunca se viu fascinado pelas peraltices do Menino Maluquinho, as confusões da turma da Mônica ou uma reunião no Clube da Luluzinha ou do Bolinha, ou salvar o mundo com os super poderes de algum integrante da turma da Marvel. Ou para que curte algo nipônico puxe a cadeira e se deixe levar o resto fica por conta dos heróis do mangá.

Então que tal doar um gibi que já foi lido ou um mangai para alguma biblioteca escolar ou pública tudo e prol do aprendizado, assim nasce uma gibiteca e várias amizades.

Enquanto isso na sala da Justiça uma reunião para decidir qual a identidade secreta da mais nova integrante da Liga que luta contra o mal. Eu mesmo já revelei a minha identidade.

img-20190201-wa0016
Ana Karina Fraga ♥

See you ♥♥

Ana Karina Fraga Bibliotecária e Cronista CRB1 – 1887 


Aquela pesquisa marota:

Arquivos
abril 2019
D S T Q Q S S
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930