• Segunda à Sexta-feira - 8h às 18h
l-ngua-portuguesa
24 de maio de 2019 Postado por: Categoria: Crônicas

Língua Nacional, sua linda!!!!!

Sexta-feira, agora o Sol veio para ficar, as festas juninas já nos acenam, mas antes de nos enveredar pelo mês do anariê, e nos despedir do mês de maio, já verificou os termos do vocabulário controlado? E a quantas anda a indexação? E os resumos indicativo e explicativo estão em plena produção?

Mas nada disso seria possível se não existisse em primeiro lugar a escrita e com certeza a língua nacional. Fico a indagar como seria a nossa comunicação? Como seria a disseminação da informação? Existiria a Sociedade da Informação? Como o conhecimento chegaria a todos?
Então para ajudar a organizar o pensar e o comunicar temos o auxílio fundamental do idioma, então nada mais justo que uma homenagem.

Estação da Luz – Museu da Língua Portuguesa

Com isso dia 21 de maio, temos o dia da língua nacional.
A nossa língua oficial é o Português (que muitas vezes é maltratado, Deus nos livre dos erros de concordância e regência).

Mas como se escolheu a língua portuguesa, como a nossa língua nacional? Ah minha amiga pesquisa marota te explica:

A língua portuguesa é falada no Brasil por influência dos portugueses, principais responsáveis pela colonização no país. Porém, o português falado pelos brasileiros é dotado de diversas variações derivadas de outros idiomas, como o Tupi-Guarani, por exemplo. O Tupi foi uma das maiores nações indígenas do Brasil, quando os primeiros colonizadores europeus desembarcaram nas terras tupiniquins. Além dos idiomas indígenas, a língua portuguesa brasileira também é sincretizada com idiomas dos povos africanos (como o ioruba, jejes e nagôs, por exemplo), que foram trazidos para o Brasil durante o período da escravidão. Ou seja, nosso Português é uma Babilônia de línguas e dialetos.

Alfabeto Tupi-Guarani
Alfabeto Tupi-Guarani

Claro que em tempos modernosos a língua e a linguagem evoluem e se adaptam as necessidades. Mas nada mais prazeroso do que ver a nossa língua mãe uma forte propulsora do pensar e do organizar. Que assim se perdure por muitos séculos. Salve nossa língua nacional e que todo dia seja seu dia!!!! Que Nossa Senhora da Concordância nos ajude e Virgem Santíssima da Regência Verbal e Nominal não nos abandone.

 

See you ♥♥

Ana Karina Fraga ♥ Bibliotecária e Cronista ♥ CRB1 – 1887

bandeirinhas-1



Arquivos
junho 2019
D S T Q Q S S
« maio    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30