Aníbal Rodrigues Coelho

Mineiro, natural de Virginópolis, Aníbal é exemplo de companheirismo, amizade e consciência profissional, honrando a classe bibliotecária com seu senso de dever e defesa dos direitos comuns.

Agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Rubens Borba de Moraes, prêmio oferecido aos bibliotecários brasilienses pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª Região, bibliotecário diplomado no primeiro curso do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da UnB, exerceu a profissão na Biblioteca Central da UnB e posteriormente na Biblioteca da Câmara de Deputados, de onde se aposentou.

Por mais de 21 anos se dedicou ao movimento associativo dos bibliotecários brasilienses.

Foi eleito por três vezes presidente da ABDF, onde realizou conquistas importantes para a profissão de bibliotecário, como o boletim da ABDF, a Revista de Biblioteconomia de Brasília, a realização do VIII CBBD e de eventos pioneiros, para discutir as publicações oficiais no Brasil e a informática na Biblioteconomia.

Como legado de sua administração dotou a ABDF de sua sede própria.

Sua fé nas pessoas, na força da união o levou a continuar sua crença no associativismo, desta vez, em uma comunidade rural, o Núcleo Rural Casa Grande, onde realizou verdadeiros milagres pela força de sua liderança e fé na união de todos em prol do bem comum.