Iza Antunes Araújo

Iza Araújo contribuiu profissionalmente com várias instituições públicas e privadas para facilitar o acesso da população aos livros.

Assumiu, mais recentemente, a coordenação técnica do projeto Casa do Saber. Ele possibilita que crianças das regiões mais carentes do DF tenham a oportunidade de ampliar seu mundo com os livros, a maioria doados.

O primeiro presidente da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF), Aníbal Rodrigues Coelho, disse que a história da biblioteconomia do DF passa obrigatoriamente por Iza Antunes Araújo. Lembrou que ela contribuiu para consolidar as atividades da associação, bem como lutou em prol do reconhecimento profissional dos bibliotecários brasilienses. Destacou ainda, que Iza foi umas das mentoras da Feira do Livro de Brasília, hoje, com renome nacional.

Durante a sessão solene, foram lidas duas mensagens em homenagem aos bibliotecários. Uma do deputado Paulo Tadeu (PT), vice-presidente da Câmara Legislativa, e outra do ex-deputado distrital Carlos Alberto. Além disso, algumas representantes da categoria foram homenageadas com flores.