• Segunda à Sexta-feira - 8h às 18h
20190809_162431
9 de agosto de 2019 Postado por: Categoria: Crônicas

Pai e Pãe classificação para amor eterno

Sexta-feira chegando, casual day, dar uma desacelerada no processamento técnico, happy hour com a galera do job, mas antes do expediente se dar por encerrado, chega a mesa um livro que o tema é paternidade.

No dicionário pai tem vários significados: substantivo masculino; Aquele que tem ou teve filho(s); genitor, progenitor; Indivíduo em relação aos seus filhos; [Zoologia] Animal macho que teve filhotes. Sinônimos de Pai: é sinônimo de: autor, inventor, progenitor, protetor, criador, fundador, benfeitor, genitor, papai, papá.

Definição gramatical e linguística irrefutável. Mas ser pai vai além de uma classe gramatical, de uma palavra, que me desculpem os linguistas. Temos também mães que sustentam e são os chefes de famílias, por isso são carinhosamente chamadas de Pães, o amor é o mesmo, ou melhor, arrisco dizer que muitas vezes até maior. Têm o pai não biológico e sim que o coração escolhe o filho ao qual acalentar nas noites que o monstro que mora debaixo da cama resolve assombrar o sono dos pequenos.

pngtree-fathers-day-father-and-child_3801419

A Classificação Decimal Universal fica a cargo do coração. O Vocabulário Controlado permite usar palavra Carinho para mais de um termo pode ser Pai (adotivo ou Biológico) e Pãe.

O Resumo Indicativo foge a regra de como descrever ser Pai, pois faltam palavras para o sentimento infinito. Na Indexação só se for exaustiva e mesmo assim ainda tenho dúvida se há descritor suficiente. Nas normas da ABNT não há regra clara de como ser Pai ou Pãe, é algo que se constrói diariamente. Algum especialista ou Bibliotecário (a) sabe descrever tal ato de amor ?

Bibliotecário Pai ou Bibliotecária Pãe saberia precisar qual local na estante o sentimento sublime de cuidar e dar amor a outro ser se armazenaria? Nem no dicionário de sinônimos encontrei melhor definição para quando se escuta pela primeira vez a palavra Pai, ou quando a Pãe ouve mãe você é o melhor Pai que eu poderia ter.

É AACR2 nem aqui encontrei catalogação para tal amor. Por isso Pai e Pãe meu abraço fraterno. Lógico!! Como não percebi antes o armazenamento para paternidade é no coração!!!

See you ♥♥

Bibliotecária e Cronista Ana Karina Fraga – CRB-1 / 1887


(Pai / Pãe a pesquisa marota é para vocês hoje: https://www.dicio.com.br/pai/)


Arquivos
agosto 2019
D S T Q Q S S
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031