Emir José Suaiden

Emir José Suaiden – Bibliotecário. Terminou sua graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, UNB, em 1971. Tornou-se mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1980. Concluiu seu doutorado na mesma área, em 1989, pela Universidad Complutense de Madrid, UCM. Em 2002, terminou o pós-doutorado pela Pós-Doutorado.

Universidad Carlos III, de Madrid. Desenvolveu uma metodologia de inclusão digital para a inclusão social que se transformou na Lei 3275 do Governo do Distrito Federal, tornando obrigatória a sua utilização no ensino público.

Emir chegou a trabalhar como engraxate e porteiro, até que, aos dezoito anos, passou a frequentar a biblioteca e acabou se tornando funcionário da Biblioteca Central, em Brasília. Percebeu, nessa época, que a a leitura tem a propriedade de desenvolver a capacidade de diálogo e de raciocínio em alguém. Notando que, nos lugares onde havia muita leitura, não havia tanta violência, entendeu que o livro seria o principal instrumento de inclusão social. Ele escolheu a biblioteconomia como área de estudo por acreditar que, sendo um bibliotecário, poderia construir, em sua comunidade, uma rede social de conhecimento. Emir ressalta a importância dos livros e da Ciência da Informação na construção da cidadania.