Suzana Pinheiro Machado Muller

Desde o começo da carreira, Suzana Pinheiro Machado Mueller fez opções que marcariam a sua vida profissional e trariam contribuições relevantes para a Ciência da Informação e para a Universidade de Brasília (UnB). Suzana formou-se em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná, em 1962, e sua chegada à UnB foi marcada pela atuação profissional como bibliotecária da Biblioteca Central (BCE), em fevereiro de 1972. Nesse período, a BCE funcionava em instalações provisórias ao lado das engenharias e foi Suzana, com outras companheiras, que liderou a mudança para o novo e imponente prédio.

Como professora do curso de Biblioteconomia, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação sempre foi uma referência. Ao mesmo tempo em que se especializava, desde o início da carreira de professora em 1975, abraçou a pesquisa como uma prioridade. Foi Master in Library Science pela George Peabody College for Teachers (EUA), doutora (PhD) em Information Studies pela University of Sheffield (UK), e fez pós-doutorado na University of Illinois (EUA).

Professora Titular da Universidade de Brasília, aposentada em 2011, pela Faculdade de Ciência da Informação, tem uma carreira marcada pela dedicação à pesquisa em Comunicação Científica e Ciência da Informação. Na Faculdade de Ciência da Informação, mesmo após sua aposentaria, ministra ainda disciplinas e orienta com afinco. Segundo relatos, “é uma mestra amiga que todos gostam de lembrar e que fazem questão de dizer que, em algum momento de suas vidas, puderam compartilhar com ela o prazer da pesquisa e da sala de aula”.