Indicadas de Goiás 2019

Foto - Helena CarvalhoHelena de Carvalho Sicsú, CRB-1/1987

Helena é natural de Santo André – SP, porém já vive a muitos anos em Goiás, e a 14 anos na cidade de Caldas Novas, onde atua como bibliotecária. Em Goiânia graduou-se em Biblioteconomia pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal de Goiás (UFG), estagiou na Biblioteca do Serviço Social do Comércio (SESC) e no protocolo do Conselho de Medicina Veterinária do Estado de Goiás.

Em 2004 mudou-se para Caldas Novas, para assumir a coordenação da Biblioteca na Instituição Sete de Setembro e Colégio Sete de Setembro, atuando em Biblioteca Escolar e Universitária entre os anos de 2004 a 2007. Do ano de 2007 a 2010 atuou como coordenadora da Biblioteca Unicaldas – Faculdade de Caldas Novas, e de 2008 a 2015 também coordenou a Biblioteca da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus Caldas Novas.

Assumiu em agosto de 2015 até o presente, o cargo de bibliotecária do município atuando como diretora da Biblioteca Pública Municipal Professor Josino Bretas. Em janeiro de 2016 começamos a implantar projetos e programação para atender a população, alunos da rede municipal, estadual e particular, uma vez que a maioria das instituições de ensino não possuíam Biblioteca Escolar. Iniciou um programa de Marketing Cultural, fazendo a divulgação da Biblioteca para que a população através de programas de rádio, televisão e redes sociais buscando dar visibilidade pra a biblioteca.


Foto - Taina de SousaTainá de Sousa Gomes, CRB-1/3134

Especialista em Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação pela Faculdade Sul-América (FASAM), graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Estágios: biblioteca da Faculdade Senac de Goiás e Revista Comunicação & Informação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, trabalha na biblioteca do Colégio Marista de Goiânia desenvolvendo projetos de formação e incentivo de jovens leitores, letramento informacional, contações de histórias, encontros com autores, feiras literárias, clube do livro, oficinas diversas e saraus literários. Frente à gestão da biblioteca escolar, coordenou projetos, tais como: de marketing, que estabelecia a criação e divulgação de novos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca, além do projeto “Gelateratura” para a Casa de Apoio São Luiz, transformando o local em um ponto de leitura e o “A cada conto, um ponto” com as turmas da Educação Infantil do colégio, com contações de histórias intercalada com oficinas. Ministrou palestras tais como: tema “Linguagens de Classificação II”, na III Roda de Conversa em Classificação, para alunos do curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (2017); tema: “Informação e negócios: a reinvenção do Bibliotecário” para alunos do curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (2016). Realizou diversos cursos, tais como: “Formação de Contadores de Histórias” pelo Grupo Gwaya Contadores de Histórias da Universidade Federal de Goiás (2017) e “Conservação preventiva de acervos bibliográficos” pela Universidade Federal de Goiás (2015).


GO KEYLAKeyla Rosa de Faria, CRB-1/3227

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Mestranda em Comunicação, Mídia e Cultura pelo PPCGOM da Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora da área de Bibliotecas escolares, Biblioteca Inclusiva, Prática de leitura e Letramento informacional. Atuou como Professora no Projeto Cultura DigiDown da Universidade Federal de Goiás. Atua nas atividades de Educação Inclusiva, com ênfase na alfabetização e inclusão de pessoas com Síndrome de Down. Bibliotecária responsável pela idealização e implantação de uma Biblioteca na Associação Down de Goiás. Organizadora da I Oficina de Fotografia da Biblioteca Asdown. Curadora da Exposição Fotográfica “Brincando de Fotografar”, exposto na Associação Down de Goiás e no XII Seminário Nacional de Mídia, Cidadania e Cultura – FIC/UFG. Ministra palestras sobre Normas da ABNT e Dicas para preenchimento do Currículo Lattes. Ministra palestras sobre a inclusão de pessoas com Síndrome de Down. Atuou como gerente na Livraria Alternativa durante 15 anos. Foi proprietária da Livraria Victórya. Produtora de eventos culturais no âmbito editorial durante 12 anos.