ENTREGA DA MEDALHA RBM 2023

No dia 13 e março de 2023, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) sediou a abertura do Mês da Bibliotecária e do Bibliotecário 2023. O evento contou com debates, homenagens e compartilhamento de histórias. O Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB-1) realizou a entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito do Bibliotecário 2023, aos profissionais homenageados dos quatros estados da nossa jusrisdição.

Os homenageados com a Medalha foram: Janice Oliveira e Silva Silveira (Distrito Federal) – Diretora da Biblioteca da Câmara dos Deputados; Onofre José de Paula (Goiás) – Bibliotecário da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás; Carlos Henrique Tavares de Freitas (Mato Grosso) – Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal de Mato Grosso e; Eleuzina Crisanto de Lima (Mato Grosso do Sul) – Coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim.

A medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito Bibliotecário é uma homenagem do CRB-1 concedida a profissionais que tenham se destacado de modo superior a natural expectativa para a expansão e o aperfeiçoamento, das áreas profissional e social, e que tenham contribuição efetiva e significativa à elevação do nível de eficiência das áreas social e profissional da Biblioteconomia.

Em 2023, o CRB-1 publicou duas portarias: uma constituindo comissões nos estados de sua jurisdição para escolha de pessoas homenageadas com a medalha Rubens Borba de Moraes. As comissões foram presididas pelos Conselheiros do CRB-1, com a participação de Bibliotecárias(os) de diversas áreas de atuação. A outra Portaria regulamentou as ações da Comissão, a fim de garantir celeridade ao processo.

Devido a compromissos pessoais e profissionais, os bibliotecários Onofre José de Paula e Carlos Henrique Tavares de Freitas receberam as Medalhas em suas respectivas residências. Solicitamos aos homenageados que gravassem o vídeo de agradecimento. Veja as fotos e os vídeos da Cerimônia:

  • Vídeo do Bibliotecário Onofre José de Paula (Goiás)
  • Vídeo do Carlos Henrique Tavares de Freitas (Mato Grosso)
  • Assista a transmissão da Cerimônia