Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

CRB-1 prestigia inauguração da Biblioteca Cardeal José Freire Falcão

Inauguração da Biblioteca Cardeal José Freire FalcãoO Centro de Estudos Filosóficos e Teológicos do Seminário “Redemptoris Mater”, de Brasília, realizou uma homenagem ao Cardeal José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília, na última quarta, 17 de outubro. O ato oficial consistiu na inauguração da biblioteca que levará o seu nome.

Em fevereiro de 1995, por vontade de Dom Falcão, então arcebispo de Brasília, foi fundado o Centro de Estudos Filosófico – Teológicos “Redemptoris Mater”. Naquele ano, deu-se início ao curso de Filosofia e, em 1997, foi instituído o curso de Teologia.

 

O processo de afiliação à Pontifícia Universidade Lateranense, que concluiu com o reconhecimento por parte da Sagrada Congregação para a Educação Católica com decreto de 22 de agosto de 2012, incentivou ainda mais o interesse de um projeto de reforma e ampliação do fundo bibliográfico da biblioteca do Centro de Estudos.

O projeto total da reforma incluiu a instalação das novas prateleiras e a pintura do andar inferior e superior, a renovação dos equipamentos informáticos para o uso de consulta, a aquisição de grandes coleções como “Acta Apostolicae Sedis” e “Sources Chretiens” (uma obra de 595 volumes que compilam os escritos de todos os Padres da Igreja), o aumento do acervo com compras a editoriais brasileiras  e estrangeiras, e a atualização do sistema informático Pergamum.

O Centro de Estudos iniciou uma campanha entre benfeitores, empresários e amigos para colaborar com  doações. Desse modo, “aquilo que se pretende é fazer um novo empreendimento na pesquisa filosófica – teológica e na formação dos fiéis como premissas fundamentais para uma nova evangelização”, afirmou o Decano do Centro de Estudos “Redemptoris Mater”, padre Javier Romero, .

“A inauguração da Biblioteca Cardeal José Freire Falcão nos faz refletir sobre a importância de uma biblioteca de alta qualidade para os estudos filosóficos e teológicos, orientada tanto aos professores como aos alunos, e ao mesmo tempo um reconhecimento ao Cardeal fundador da nossa Instituição. Uma biblioteca não se constrói em um só dia e, nesse sentido, ela é a expressão de uma vida dedicada à educação e à pesquisa. Precisamos de todos para seguir crescendo e oferecendo este serviço à Igreja”, concluiu padre Javier.

Além do homenageado, Cardeal José Freire Falcão, estiveram presentes o Presidente do Senado, José Sarney, o Presidente do CRB-1, Antônio Silva, o Senador Rodrigo Rollemberg, entre outras personalidades políticas e da sociedade candanga.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?