Fonte: Jornal do Senado
Proposta que obriga todas as escolas públicas de ensino básico a manter biblioteca para os alunos, com profissionais capacitados a atendê-los, está pronta para entrar na pauta da CE. De acordo com o projeto, as escolas terão cinco anos para que as exigências sejam cumpridas.
O PLC 28/12 será analisado na comissão em caráter terminativo. O texto, de autoria do deputado Sandes Júnior (PP-GO), atribui aos sistemas de ensino a criação e a manutenção de bibliotecas escolares com acervo permanentemente atualizado e mantido em local próprio, atraente e acessível, com disponibilidade de acesso à internet para os alunos.
O projeto também exige a atuação de um bibliotecário com ensino superior para atender uma ou mais escolas da mesma jurisdição de ensino.
O relator na CE, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), defende a aprovação. O senador diz que “a iniciativa envolve uma oportunidade ímpar para a implantação de bibliotecas em escolas onde não existam”.
Cássio, no entanto, prevê dificuldade para a contratação de bibliotecários nas mais de 100 mil escolas rurais de pequeno porte existentes no Brasil.
Jornal do Senado
(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)