Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Está pronta para votação proposta que obriga escola pública a ter biblioteca

Fonte: Jornal do Senado

Proposta que obriga todas as escolas públicas de ensino básico a manter biblioteca para os alunos, com profissionais capacitados a atendê-los, está pronta para entrar na pauta da CE. De acordo com o projeto, as escolas terão cinco anos para que as exigências sejam cumpridas.

O PLC 28/12 será analisado na comissão em caráter terminativo. O texto, de autoria do deputado Sandes Júnior (PP-GO), atribui aos sistemas de ensino a criação e a manutenção de bibliotecas escolares  com acervo permanentemente  atualizado e mantido em local próprio, atraente e acessível, com disponibilidade de acesso à internet para os alunos.

 

O projeto também exige a atuação de um bibliotecário com ensino superior para atender uma ou mais escolas da mesma jurisdição de ensino.

O relator na CE, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB),  defende a aprovação. O senador diz que “a iniciativa envolve uma oportunidade  ímpar  para a implantação de bibliotecas em escolas onde não existam”.

Cássio, no entanto, prevê dificuldade para a contratação de bibliotecários nas mais de 100 mil escolas rurais de pequeno porte existentes no Brasil.

Jornal do Senado

(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?