Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

TRANSPARÊNCIA

O CRB-1 divulga a primeira parte de seu relatório anual – Confira!

:: Ano I , nº 11 – Brasília, 20 de dezembro de 2012::

O Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª Região apresenta seu demonstrativo de atividades realizadas no exercício de 2012. Assim, prestamos a você Bibliotecário, as devidas informações sobre nossas fiscalizações, processos ético-disciplinares, situação dos registros profissionais e também de nossa contabilidade.

Retrospectiva CRB-1 2012 – Os fatos, ações e decisões tomadas pelo Conselho em prol de nossos Bibliotecários

2012 foi um ano significativo para o Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª Região em todos os sentidos. Foi o ano em que nossa atuação se mostrou rigorosamente eficaz em suas fiscalizações, na defesa de nossos profissionais e no combate ao exercício irregular da profissão, seja em instituições públicas ou privadas. E quando a conversa e a negociação não se mostraram suficientes, agimos com firmeza e rigor na mesma proporção, como nas denúncias feitas ao Ministério Público Federal sobre o descaso com que nossa profissão era tratada pelas Secretarias de Educação. E fomos ainda mais longe quando o assunto foi o desrespeito com nossos profissionais! Acompanhamos diretamente a apuração das denúncias de irregularidades contra o Conselho Federal de Biblioteconomia, também alvo de investigação em ações impetradas na Justiça Federal. Saímos em defesa do piso salarial para o Bibliotecário empregado em instituições privadas, em parceria com o Dep. Chico Leite e da ABDF, além de contribuir na elaboração do Plano Distrital do Livro e Leitura. Tivemos a honra de eleger nosso vice-presidente, Aníbal Perea, para o Conselho Nacional de Política Cultural como representante da Cadeia Mediadora. Além disso, atuamos no sentido de integração com os estados que compõe o CRB-1, direcionando ações em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e claro, no Distrito Federal, mas sempre tentando atender a todos com a mesma dedicação e seriedade. Abrimos mais um canal de comunicação,o Blog do CRB-1, que é o nosso link direto, rápido e eficiente para noticiar, informar e manter uma relação mais próxima com nossa categoria. Através dele, atualizamos nossa página do Facebook e disseminamos nossas ações com maior alcance. Não podemos esquecer ainda do nosso Boletim Eletrônico, que é enviado mensalmente a todos os nossos bibliotecários. De uma maneira resumida, esse foi o ano de 2012 para o CRB-1. E este foi apenas o início de um trabalho árduo e duradouro, mas que vem apresentando grandes resultados e tem tudo para continuar sendo um sucesso em 2013. Nós do Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª Região contamos com o seu apoio e desejamos um Feliz Natal e um Próspero 2013, cheio de realizações e alegrias! Confira abaixo nossos números em 2012:

Relatório Anual das Atividades de Fiscalização

Visitas: Foram realizadas visitas de rotina em várias instituições públicas e privadas, caracterizando as visitas como preventivas ou de apuração às denúncias recebidas.Denúncias: Foram apuradas denúncias de irregularidade de profissionais e de instituições, além de solicitações de impugnação de editais de concursos que feriram a legislação profissional. Foram recebidas denúncias sobre editais de concurso irregulares e instituições sem bibliotecário: Notificações: As notificações foram realizadas a partir das denúncias, tanto em relação aos profissionais irregulares que atuavam sem registro, sem transferência para o CRB-1 e em débito com anuidades, como em relação às instituições que não possuem bibliotecários em suas bibliotecas.

JANEIRO NÃO HOUVE FISCALIZAÇÃO – FÉRIAS DA BIBLIOTECÁRIA FISCAL

• FEVEREIROTotal de visitas 12 Bibliotecas Regulares 8 Bibliotecas Irregulares 4 Autuação 0 Biblioteca fechada 0 Instituição sem biblioteca 0 Denúncias 2 Ofícios solicitando relação de funcionários 8
  • MAIOTotal de visitas 25 Bibliotecas regulares 18 Bibliotecas irregulares 7 Autuações 1 Ofícios para profissionais em debito/sem registro/ sem transferência 12 Denúncias 0
    questionando edital de concurs