Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

V Encontro Latino-Americano de Bibliotecários, Arquivistas e Museólogos (EBAM)

Convidamos você para participar do V Encontro Latino-Americano de Bibliotecários, Arquivistas e Museólogos (EBAM) a ser realizada na cidade de São Luís, Estado do Maranhão (Brasil), no dia 16, 17 e 18 de outubro 2013 no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (Av. dos Portugueses, n.1966 – Cep. 65.080-805  – Bacanga).
 

Prezados,
Com grande prazer convidamos você para participar do V Encontro Latino-Americano de Bibliotecários, Arquivistas e Museólogos (EBAM) a ser realizada na cidade de São Luís, Estado do Maranhão (Brasil), no dia 16, 17 e 18 de outubro 2013 no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (Av. dos Portugueses, n.1966 – Cep. 65.080-805  – Bacanga).
Tema Central:
DIMENSÃO SOCIAL E EDUCATIVA DOS ARQUIVOS, BIBLIOTECAS E MUSEUS NA AMÉRICA LATINA
Eixos Temáticos:
– Arquivo, Biblioteca e Museu: papel social e educativo;
-Patrimônio Cultural, História e Memória: a responsabilidade do
Arquivo, Biblioteca e Museu;

-Sociedade, Políticas Públicas, Legislação na América Latina: o
papel do Arquivo, Biblioteca e Museu.

Além disso, a chamada de trabalhos. O mesmo pode ser enviado até 31 de Agosto, seguindo diretrizes de submissão anexados.
Atenciosamente.

Comitê Organizador V EBAM
 


BOLETIM INFORMATIVO Nº 1

Convocatória e chamada de trabalhos

Memória do EBAM                                   
O ENCONTRO LATINOAMERICANO DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E MUSEÓLOGOS (EBAM) foi fundado em setembro de 2009, conjuntamente pela Biblioteca e Arquivo Histórico do Honorável Congresso Nacional (atual Assembleia Legislativa Plurinacional) da Bolívia e pelo Grupo de Estudos Sociais em Biblioteconomia e Documentação – GESBI – (Argentina).
O II EBAM, ocorreu durante os dias 9 ao 11 de setembro de 2010, em Lima (Peru), e o III EBAM ocorreu durante os dias 14 a 16 de setembro 2011, em La Paz (Bolívia) e o IV Encontro teve a Argentina como sede no período de 1 à 3 de outubro de 2012.
 Objetivo.
Objetivo do EBAM é criar um espaço multidisciplinar, equitativo e livre para que profissionais com vasta experiência, juntamente com os professionais recém-formados ou graduados, estudantes, professores, pesquisadores e idôneos (trabalhadores de bibliotecas, arquivos e museus) troquem experiências, compartilhem conhecimentos, proponham linhas e correntes de trabalho e se enriqueçam mutuamente.
Proposta do V EBAM
O V EBAM a ser realizado em São Luís do Maranhão no Brasil, pretende continuar a reforçar a consciência social  sobre aspectos relacionados ao bem-estar social do povo que necessitam de informação e de leitura, resgatando seus valores culturais a cada dia, reforçando a sua história e a fundação das novas gerações. Bibliotecários, arquivistas e museólogos devem trabalhar – hoje, amanhã e sempre – para construir projetos integrados com propostas  alternativas que busque de forma equitativa, inclusiva e solidária soluções para os problemas das bibliotecas dos museus e arquivos, transformando esses espaços em verdadeiros centros de informação a serviço da construção de sociedades democráticas. É necessário que cada país desenvolva políticas claras e específicas sobre os três aspectos que tornam o estado de bem-estar uma realidade para todos, indistintamente, por esta razão o investimento em políticas de Educação, Trabalho, Saúde, Geração de renda, assim como politicas culturais deve ser um horizonte a ser perseguido por todos os cidadãos e cidadãs. Bibliotecários, arquivistas e museólogos devem ser parte deste projeto tendo a clareza que a informação é a base de conhecimento e  qualquer projeto de transformação. Para tanto esses profissionais devem se engajar em projetos que busque integrar as três áreas e que vise a formação de novas mentalidades e que este projetos contemple a sociedade em todas as dimensões contribuindo para a formação de uma sociedade capaz de construir  uma visão crítica, e assim ter liberdade de produzir inovações e interferir nos destinos de cada nação.
Temas e SubTemas do V EBAM
Tema Central:
DIMENSÃO SOCIAL E EDUCATIVA DOS ARQUIVOS, BIBLIOTECAS E MUSEUS NA AMÉRICA LATINA
Eixos Temáticos:
– Arquivo, Biblioteca e Museu: papel social e educativo;
-Patrimônio Cultural, História e Memória: a responsabilidade do
Arquivo, Biblioteca e Museu;

-Sociedade, Políticas Públicas, Legislação na América Latina: o
papel do Arquivo, Biblioteca e Museu.

 

Convocatória – Normas para apresentação dos Trabalhos

Os/as organizadores/as do V Encontro Latinoamericano de Bibliotecários, Arquivistas y Museólogos (EBAM) em conformidade as seguintes regras convocam:

  1. Lugar, data e sede.

V EBAM será sediado na cidade de São Luís, Estado do Maranhão (Brasil), no dia 16, 17 e 18 de outubro 2013 no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (Av dos Portugueses, n.1966 – Cep. 65.080-805  – Bacanga).
 

  1. Apresentação de Trabalhos

 
Os interessados devem cumprir a seguinte Pauta de Apresentação de Trabalhos:
a) Os autores devem enviar o texto integral de sua apresentação em formato de arquivo Word ou equivalente (Open Office etc.), padrão de folha A4, com letra Arial tamanho 12 e espaço duplo, incluir referências bibliográficas ao final dos documentos seguindo as normas de estilo de citação (APA/ ABNT) e, se considerar adequado, gráficos ou documentos em qualquer parte do mesmo. Os autores também deverão entregar apresentação em Power Point ou equivalente e um resumo curto do apresentador.
b) Cada trabalho deverá ter extensão máxima recomendada de 10 páginas. Exposição oral máxima: 15 minutos.
c) O trabalho deve conter dados do autor (nome e sobrenome, cidade/país, área disciplinar em que atua, endereço eletrônico e afiliação institucional em caso de pertencer a alguma Instituição), resumo e palavras chave. Além disso, o título, resumo e palavras-chave devem estar em Português e Espanhol.
d) Cada autor pode inscrever até dois trabalhos, sendo um como autor principal e outro como co-autor;
e) Cada trabalho deverá ter no máximo  3 (três) autores.
f) O envio de trabalhos implica na autorização de sua publicação nos Anais do V EBAM, que será publicado em CD-ROM e na página oficial  do EBAM e (www.ebam.com.ar) e ainda em página que está sendo elaborada pela comissão organizadora do evento para divulgar os trabalhos.  Os autores preservam o direito de poder publicá-los em repositórios institucionais e de livre acesso (ex: E-lis) ou em suas páginas eletrônicas particulares sempre e quando mencionem que o trabalho foi apresentado neste evento.
g) Tópicos: Os trabalhos devem abordar tópicos sobre Arquivos, Bibliotecas, Museus, ou Conservação do Património Cultural.
h) Os trabalhos devem ser encaminhados para o e-mail: ebam2013saoluis@gmail.com com cópia oponencias@gesbi.com.ar

(Para a aceitação, o trabalho deve respeitar essas orientações)

O prazo para apresentação de trabalhos é 31 de Agosto 2013.

  1. Organizadores.

 
Comitê da sede: César Augusto Castro (Maranhão) ccampin@terra.com.br María Mary Ferreira (Maranhão)mmulher13@hotmail.com y Ana Suely Pinho Lopes (Brasília) pinholopes.anasuely@gmail.com
 
Comitê  Permanente:
Luis Oporto Ordóñez (BAH-ALP, Bolívia) luis.oporto@vicepresidencia.gob.bo
Ana María Amerio (La Plata, Argentina) anamariaamerio8@gmail.com
Vanesa E. Berasa (Buenos Aires, Argentina) berasa@agro.uba.ar
 
Coordenadores Nacionais:
Argentina: Mercedes Vera (Corrientes) merce1vera@hotmail.com, Alicia Ahumada (La Plata) coti-74@hotmail.com, Fernanda Romero (Buenos Aires) mfrome@minplan.gob.ar
Bolívia: Rolando Álvarez López (La Paz) rolando.alvarez@vicepresidencia.gob.bo
Brasil: César Augusto Castro (Maranhão) ccampin@terra.com.br María Mary Ferreira (Maranhão) mmulher13@hotmail.com y Ana Suely Pinho Lopes (Brasília) pinholopes.anasuely@gmail.com

Colômbia: María Nelly Gómez Ciro (Quindío) hipertextos2002@yahoo.com

Costa Rica: Lucía Chacón Alvarado lchacon@una.ac.cr
Chile: Claudio Briseño Mansilla (Atacama) claud19762@hotmail.comEugenio Bustos EBustos@svs.cl
Peru: Pablo Avila (Lima) presidente@cidagi.org.pe  o cursoarchivo@gmail.com, Juana Rosas Vara (Lima)juanitarosas60@hotmail.com, Enrique Espinoza Salvatierra (Lima) enriqueespinoza84@yahoo.es y Javier Vargas Perales (Lima)jvargasperales@yahoo.com
Uruguai: Stella Infante (Montevideo) sinfanterosso@gmail.com y Lucía Mármol (Montevideo) lmarmol@anp.com.uy
Venezuela: Carmen Araujo Valero cararaujova@gmail.com

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?