Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

CRB-1 prestigiou a reinauguração da Biblioteca MMA

Biblioteca MMA funciona em um ambiente de aproximadamente 350 metros quadrados

Foto - Lyzy Rayla
Foto – Lyzy Rayla

Na manhã desta quinta-feira (22) representantes do Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região (CRB-1) participaram do evento de reinauguração da Biblioteca do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O evento contou com a participação de autoridades, servidores e representantes da classe bibliotecária, além da imprensa.
A abertura foi promovida por Elizabet da Mata – que é servidora há 21 anos e chefe da biblioteca há nove, no próximo mês ela estará se aposentando. “Estou saindo de alma lavada, pois lutei muito para essa biblioteca funcionar”, disse. Hoje a Biblioteca MMA está dividida em três setores, num ambiente de aproximadamente 350 metros quadrados.
A biblioteca funcionou durante onze anos em um espaço de 66 metros quadrados, na sede do MMA na Esplanada dos Ministérios. Nesse período toda a biblioteca era bem incipiente e o espaço físico inadequado. Com o crescimento gradual do acerto houve a necessidade de aumento do espaço. O que ocorreu no ano de 2009. Após cinco anos de funcionamento o serviço foi suspenso por cerca de dois anos, isto devido à infestação de insetos nos tablados. Após parecer técnico foi recomendada a remoção imediata da mobilha.
Foto - Lyzy Rayla
Foto – Lyzy Rayla

Quando a biblioteca encontrava-se desativada – somente para o público externo, pois internamente continuavam os trabalhos, atendendo aos servidores – houve a visita da fiscal do CRB-1 – Nádia Ferreira Montenegro Silva, onde conversaram sobre a questão de atualização e preocupação de se ter um catálogo atualizado. “Esse é um trabalho fundamental que faz o CRB-1, não somente em fiscalizar, mas também em orientar”, ressaltou Elizabet. Na ocasião foi passado para a fiscal que eles estavam em processo de reestruturação da biblioteca MMA e, também, de contratação dos profissionais da área de biblioteconomia.
A representante do CRB-1, Nádia – bibliotecária fiscal CRB1-1725 – lembrou que numa fiscalização, há aproximadamente dois anos, identificou que a biblioteca possuía muito potencial, mas que necessitava de reformas e da contratação urgente de bibliotecários. “A Elizabet se propôs a modificar e renovar o ambiente” ressaltou a fiscal. A importância do trabalho do Conselho relativo ao que deve ser aperfeiçoado – na visão da Bibliotecária Fiscal – é essencial, “a parceria faz com que as bibliotecas fiquem melhores e, consequentemente, ofertem serviços de maneira mais positiva à sociedade”.

Lyzy Rayla | Ascom CRB-1

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?