Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Ação do CRB-1 promove a convocação de bibliotecários em concurso no Estado de Mato Grosso

Seis bibliotecários irão assumir as bibliotecas no Município de Rondonópolis

A Prefeitura de Rondonópolis convocou, nesta terça-feira (2), 266 aprovados em concurso público. O edital de convocação dos aprovados no concurso realizado em 2016 foi divulgado na publicação do Diário Oficial de Rondonópolis na edição nº 3947.
As vagas para bibliotecários no concurso foi uma ação do Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região (CRB-1) – DF, GO, MT e MS – em parceria com a coordenação do curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – campus de Rondonópolis e agora, devido a isto, seis profissionais irão assumir as bibliotecas no Município. A Conselheira do CRB-1 – Waldineia – diz-se muito feliz com a conquista para a categoria e, ainda mais, por entre os convocados estar a contemplada com a Medalha Rubens Borba de Moraes (MRBM) – Honra ao Mérito Bibliotecário de 2017, a bibliotecária Rosa Maria. Waldineia informou, também, que este ano estão confirmados mais três municípios no Estado de Mato Grosso a realizar concurso com vaga para bibliotecário.
Ao todo foram chamados 266 candidatos aprovados que devem comparecer no prazo de 30 dias ao Departamento de Planejamento, Ingresso e Capacitação da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas para apresentar a documentação exigida com o intuito de ingressar no serviço público.
De acordo com o procurador geral do município Anderson Godoi, a Prefeitura já vinha chamando gradativamente os candidatos aprovados. “Nos já vínhamos fazendo algumas convocações onde foram chamados 52 aprovados dos quais 36 tomaram posse,” explica Godoi. Ele também explica que esteve reunido com o prefeito Zé Carlos do Pátio na última sexta-feira (28) na qual determinou o chamamento dos aprovados. “Com o pedido do prefeito realizamos o edital de convocação que acabou sendo publicado no diário do dia 28 de abril e, disponibilizado na data de hoje (2),” comentou o procurador.
O município atendeu a uma determinação da Justiça de estar convocando os aprovados no último concurso, em virtude, de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado em 2015 pela antiga gestão. “O município não conseguiu fazer o concurso no tempo estabelecido e só foi realizar o certamente em 2016,” explicou. Além disso, Godoi acrescentou que em dezembro de 2016 foram feitas algumas convocações pela administração anterior, mas lembrou que em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal e do período eleitoral, o chamamento foi vedado pela Justiça.
Por fim, o procurador explica que há uma preocupação, segundo ele, do prefeito com relação ao impacto financeiro que trará ao município.
Segue edital em PDF para conferir os aprovados no concurso:
Aprovados Concurso da Prefeitura de Rondonópolis

Lyzy Rayla/Ascom CRB-1

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?