Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Festa Literária movimenta Chapada dos Guimarães

Cerca de seis mil visitantes, entre eles professores e estudantes das redes municipal e estadual, são esperados neste sábado (13.05) para conferir a programação da 2ª Festa Literária de Chapada dos Guimarães (FLIC), que reúne ainda autores, editoras e livrarias.

O evento, que teve início na noite desta sexta-feira (12.05), segue durante todo o dia, com palestras, apresentações culturais, exposições, oficinas e programação especial para as crianças.
Durante a cerimônia de abertura, na Praça Dom Wunibaldo, um dos idealizadores da Flic, o autor Ramon Carlini destacou que o objetivo é aquecer o próprio mercado literário e trazer visibilidade para as produções que têm sido desenvolvidas em Mato Grosso. Além disso, a ideia é que a cidade tenha um evento cultural de alto nível e que eleve o turismo cultural.
“Este é um momento de comemoração do ‘livro de Mato Grosso’. Viva o povo do livro de Mato Grosso. Nós existimos e queremos ser respeitados”, frisou.
A prefeita Telma de Oliveira deu as boas-vindas aos presentes e também ressaltou a importância do evento para unir os dois segmentos essenciais para o desenvolvimento local, a cultura e o turismo. “Estamos conseguindo colocar Chapada no lugar onde ela tem que estar. Uma cidade turística mais bonita, mais atrativa e culturalmente mais importante no nosso estado”.
O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, falou sobre a parceria do Governo do Estado na Flic, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), e lembrou que a Festa é mais do que um evento, é uma manifestação cultural.
“Esperamos que ela cresça e seja sucesso, a cada ano, para que tenhamos um evento tão grandioso como a Festa Literária Internacional de Paraty (RJ), que propõe uma experiência única, permeada pela literatura”.
Marrafon ressaltou as riquezas culturais e turísticas e a importância da união dos segmentos. “Temos que buscar eventos que favoreçam essa interlocução, especialmente com relação às questões culturais e educacionais. Com isso, a gente muda as bases estruturais da cidade”, afirmou.
Esta edição do evento, que homenageia o escritor angolano Pepetela, que participa do evento, e o imortal mato-grossense Ivens Scaffe, conta com programação extensa e internacional.
Participam ainda autores, editoras e livrarias que movimentarão a cidade e a comunidade local, tendo envolvimento de todas as escolas do município.
Programação
As atividades deste sábado (13.05) começam com a abertura dos estandes às 9h, que conta também com o projeto Inclusão Literária, de Clóvis Mattos, e o cortejo literário saindo da Praça Dom Wunibaldo.
Às 9h30, tem início a programação da Fliquinha, espaço voltado ao púbico infantil, com a Oficina de Incentivo à Leitura e Fabricação de Marca Página, de Micheli Sierra.
Às 10h o grupo musical Monofoliar apresentará o show Mel de Melão no palco principal da FLIC 2017. No mesmo horário terá início o 1º Bate Papo Literário “Os Sertões E A Literatura – Ricardo Guilherme Dicke e Guimarães Rosa”, mediado por Lorenzo Falcão e com as debatedoras Regina Pereira (SP) e Cristina Campos (MT), na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães.
A partir das 13h, o palco principal recebe o Grupo Comadança com a intervenção “Vós” e a Rapper Azul com convidadas, levando arte ao almoço na Praça.
No período da tarde, a programação segue com as oficinas e apresentações culturais; contação de história e cantigas de roda para as crianças; e bate-papos literários.
Já à noite, às 19h, no palco principal da Praça Dom Wunibaldo, ocorre apresentação de dança do grupo de Hip Hop Crespa Crew. Em seguida, se apresentam o Grupo Tibanaré, com a peça Andarilhos Das Estrelas, e a Orquestra De Choro da Universidade Federal Mato Grosso (UFMT) e o grupo musical Mesa Pra 6, com muito samba e música brasileira.
Realização
A segunda edição da Festa Literária de Chapada dos Guimarães é uma iniciativa do Instituto de Estudos Socioculturais (IESC) e do Instituto Cultural América (INCA), com a parceria e o apoio do editor mato-grossense, Ramon Carlini.
O Governo do Estado de Mato Grosso patrocina a iniciativa por meio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).
A Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, a Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) são parceiros institucionais.
Informações: (65) 3314 14 50 / (65) 9 9614 9409.

Fonte – Seduc-MT

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?