Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

LXIII conferência anual SALALM abre convocatória para apresentação de trabalhos

Considerando a diversidade dos locais/citações que quer físicas ou virtuais, a SALALM LXIII será um laboratório de criatividade, diálogo e reflexão.

O Seminário sobre a Aquisição de Materiais Latino-Americanos para Bibliotecas tem o prazer de anunciar sua 63ª conferência anual, que será realizada na Cidade do México, entre os dias 1 e 4 de julho de 2018. A SALALM LXIII será sediada na Biblioteca Daniel Cosío Villegas, El Colegio de México. A conferência abordará o impacto das bibliotecas e dos arquivos em locais físicos e virtuais e citações ou fontes bibliográficas e metafóricas. O tema Sites / Citações, Textos e Vozes na Biblioteconomia Crítica: Descolonizando as Bibliotecas e Arquivos reunirá bibliotecários, arquivistas, livreiros, curadores, acadêmicos e artistas para pensar criticamente sobre como os processos de seleção, mercantilização, organização e descrição – as ferramentas de nossa profissão – estruturam a pesquisa e o ensino sobre América Latina, Península Ibérica e o Caribe.
As apresentações e os workshops práticos exploraram questões relacionadas a: Como nossas descrições de recursos reforçam ou desafiam significados? Qual é o papel dos benchmarks profissionais padronizados na compilação de acervos, na catalogação e no desenvolvimento curricular? Como promovemos ou impedimos o empoderamento da informação e a igualdade de informação global em nosso trabalho? As práticas ou ferramentas alternativas de biblioteconomia e arquivamento podem promover acesso equitativo? Como as estruturas de financiamento atuais afetam nosso êxito ou fracasso? Como podemos estimular a reflexão crítica sobre a nossa profissão? Como podemos abordar as desigualdades de acesso a plataformas eletrônicas e as percepções errôneas sobre a disposição dos recursos globais?
A extraordinária combinação entre a Cidade do México e a SALALM em 2018 apresentará a Plaza de às Três Culturas / Tlatelolco como um exemplo emblemático para as nossas discussões. Além de ser vista do nosso hotel, esta área atrairá mais atenção em 2018 no 50º aniversário do Massacre de Tlatelolco. Mais importante ainda, devido ao seu simbolismo, que entrelaça aspectos culturais e históricos, sua aparição é repetida em índices, tabelas de conteúdos, bibliografias e textos em uma vasta gama de obras acadêmicas, criativas e populares. Como uma fonte dentro de outra fonte – um sítio/citação, caso seja de seu interesse – a Plaza de às Três Culturas / Tlatelolco oferece um cenário histórico e simbólico para explorar como nossas profissões influenciam o significado, a perspectiva e a reflexão crítica. Que respostas podem surgir se perguntarmos, por exemplo, como este sítio/citação e outros abordam as desigualdades de acesso global à informação e acesso às áreas que pesquisamos?
Com base nos êxitos de conferências anteriores, o SALALM LXIII terá workshops práticos e mesas redondas ao lado de painéis e “Rodas Vivas”. Reuniões, mesas redondas e workshops enfatizarão em soluções colaborativas com os participantes e grupos, trabalhando juntos em objetivos que vão além dos limites físicos e/ou disciplinares. Todos os exemplos e atividades são bem-vindas no SALALM LXIII que acontecerá de 1 a 4 de julho de 2018. A data de submissão para propostas de apresentação ou painéis é até 1 de fevereiro de 2018. Perguntas relacionadas a proposta de trabalhos devem ser direcionadas à presidente da SALALM, Suzanne Schadl (schadl@unm.edu).
Para perguntas concernentes à logística, tais como alojamento, exposições de livros, por favor, entrar em contato com Micaela Chávez Villa (mch@colmex.mx). As inscrições serão aceitas na segunda quinzena de abril de 2018.
REGISTRO E ATENDIMENTO
A inscrição à conferência, com tarifas pré-registro, terá início no dia 5 de fevereiro e encerramento em 30 de abril de 2018.
ENLACE – CHAMADA DE TRABALHOS
O Enlace tem por objetivo conceder apoio financeiro a bibliotecários latino-americanos e caribenhos, assim como outros profissionais da informação, a fim de facilitar a sua participação nos encontros anuais do SALALM. O propósito é de promover contatos profissionais entre os bibliotecários americanos, latino-americanos e caribenhos e outros profissionais que trabalhem em áreas ligadas a bibliotecas.
Os membros do SALALM estão empenhados em melhorar o acesso às fontes de informação bibliográficas referentes e provenientes da América Latina, e em divulgar informação sobre as tendências regionais do mercado editorial.
As trocas de informações atuais e as experiências relacionadas ao trabalho são atributos essenciais da biblioteconomia. Criando e apoiando a expansão de redes profissionais entre os bibliotecários e os editores/distribuidores de livros, pode-se contribuir para um melhor conhecimento da região, apoiar o desenvolvimento profissional e melhorar os serviços prestados às nossas instituições.
PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS
O SALALM solicita a participação de colegas latino-americanos ou caribenhos que poderão apresentar trabalhos de preferência sobre o tema do congresso (ver o arquivo adjunto) ou outro tópico de interesse aos membros do SALALM. Todas as apresentações farão parte de mesas organizadas por temas.
Será concedido apoio financeiro para subsidiar custos de transporte a participantes latino-americanos selecionados. O processo de seleção fundamenta-se nos seguintes critérios e procedimentos. O Enlace pagará usualmente 100% dos custos de viagem, calculados a partir da compra de bilhete aéreo com 45-21 dias de antecedência e concederá viáticos a ser utilizados na cidade anfitriã do congresso. O participante selecionado para a bolsa de viagem receberá o reembolso no congresso.
COMO SE CANDIDATAR
Os pedidos deverão ser enviados à Teresa Chapa (tchapa@unc.edu), contendo os seguintes elementos:

  • Resumo de meia página da comunicação a ser apresentada;
  • Curriculum Vitae;
  • Estimativa do valor duma passagem aérea reservada com 45-21 dias de antecedência em classe turística.
  1. As propostas serão avaliadas pelos membros da Comissão Enlace e pela Presidente do SALALM.
  2. A Comissão de Avaliação se empenhará em estabelecer elos entre os apresentadores potenciais e os organizadores das mesas a fim de coordenar apresentadores e mesas.
  3. As propostas serão aceitas até o dia 15 de março de 2018. As propostas recebidas após esta data serão consideradas apenas se houver disponibilidade financeira.

CRITÉRIOS
O candidato deve:
Trabalhar em uma biblioteca ou em uma área de informação latino-americana ou caribenha.
Redigir um trabalho que possa ser publicado, abordando um assunto relacionado com o tema do Congresso ou outro tema de interesse aos membros do SALALM.
Comparecer às mesas e reuniões durante toda a duração do Congresso, inclusive no primeiro dia a fim de assistir às reuniões de comitês.
Apresentar a comunicação em mesas temáticas organizadas ou em outro formato especificado.
Apresentar a comunicação em um dos idiomas oficiais do SALALM (espanhol, português ou inglês).
Apresentar a comunicação dentro do tempo estabelecido, normalmente entre 15 e 30 minutos.
Escrever um artigo curto sobre sua experiência no Congresso para a Newsletter do SALALM a ser entregue uma semana depois do Congresso.
CARTAS-CONVITE
Além de conceder bolsas de viagem, a Comissão do Enlace enviará convites pessoais (mediante solicitação) para qualquer pessoa que tenha interesse em participar da conferência anual. A finalidade deste tipo de convite é dar apoio aos participantes potenciais que necessitem solicitar suporte financeiro às suas instituições. Os convites não representam apoio financeiro e não isentam o convidado do pagamento das taxas de inscrição do congresso.
CURIOSIDADE
Na edição do ano de 2017 o presidente do CRB-1 – Fábio Cordeiro foi agraciado com o prêmio e esteve no congresso realizado em Michigan. “Essa experiência que tive quero que outras pessoas também tenham e por isso tenho o compromisso de divulgar amplamente aqui no Brasil” ressaltou Fábio.

Lyzy Rayla/Ascom CRB-1

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?