Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

Pela primeira vez Sistema de Bibliotecas do Centro-Oeste é selecionado para promover o SNBU

snbu-go

Goiânia é a sede do SNBU 2020

Após 37 anos o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) voltará a acontecer na região Centro-Oeste do País. Em sua segunda edição o Seminário foi promovido na Capital brasileira – Brasília – pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o tema “Avaliação do desempenho da biblioteca universitária no Brasil”, no ano de 1981. Ao longo de seus 40 anos, esse evento tornou-se o espaço propício à reflexão, debate, produção de conhecimento e informação.

Para a sua 21ª edição a capital goiana foi selecionada por aclamação como sede. Goiânia será a primeira Capital do Centro-Oeste a sediar o evento sob a organização de um Sistema de Bibliotecas, o que torna o momento um marco de extrema relevância para a categoria. Para a Diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Maria Santos – o SNBU é um evento, um fórum de discussão, já consolidado na área da ciência da informação e desde a sua primeira edição em 1978 a região Centro-Oeste nunca o sediou pela organização de uma biblioteca pública. “Nada mais coerente que este evento percorra todas as regiões do Brasil, fazendo jus ao seu nome e essência enquanto ‘Seminário Nacional’. Goiânia é uma cidade planejada, com estrutura e com logística para receber um evento deste porte”, ressalta a diretora.

O Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região (CRB-1) apoiou e incentivou esse processo fazendo recomendação à Universidade Federal de Goiás que, por meio de seu Sistema de Bibliotecas (Sibi/UFG), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), apresentasse a candidatura de Goiânia como cidade sede. Na oportunidade o presidente do Conselho – Fábio Cordeiro – ressaltou que a apresentação de Goiânia como cidade sede e da UFG como entidade organizadora, representa uma oportunidade ímpar para o intercâmbio de informação e aproximação entre os profissionais da região, bem como para o desenvolvimento da atividade bibliotecária na jurisdição.

A previsão é que o evento seja realizado no Centro de Convenções de Goiânia.

Lyzy Rayla – Ascom CRB-1

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?