Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

Plano Estadual de Literatura e Bibliotecas avança para validação em MT

Implementar uma política pública de democratização do acesso ao livro, à leitura e à escrita para a formação de leitores é o objetivo do Plano Estadual de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB-MT) que foi finalizado e validado na última quinta-feira, dia 21 de junho, no Palácio da Instrução, em Cuiabá.

Eleito no II Fórum Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso realizado no início do mês pela Secretaria de Estado de Cultura, o Grupo de Trabalho, que conta também com representantes da sociedade civil, como mediadores de leitura, escritores, produtores culturais, professores e membros da Academia Mato-Grossense de Letras, já se reuniu para discutir os pontos mais importantes do Plano Estadual seguindo as diretrizes da Secretaria Executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura. Para o Secretário de Estado de Cultura, Gilberto Nasser, “os avanços na finalização do Plano Estadual do Livro e Leitura precisam ser valorizados, pois a partir de agora o Estado dá mais um grande passo para o fortalecimento das Bibliotecas e de toda a cadeia do livro. É um importante estágio que coloca de forma otimista o fomento da leitura em Mato Grosso”.

Após a validação, a proposta do Plano Estadual será apresentada à população por meio de audiência pública para que, em seguida, seja encaminhado ao poder legislativo.

O Plano de Livro e Leitura
O Plano é uma política pública, de natureza abrangente, que vai nortear, programas, projetos e ações continuadas nos entes federativos visando assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva do livro como fator relevante para o incremento da produção intelectual e o desenvolvimento da economia.

Fonte – SEC/MT

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?