Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

Saiba como responder quais são suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego

Tenho recebido muitos emails e comentários de pessoas com dúvidas de como responder a algumas perguntas de entrevistadores, em especial duas que já viraram até clichê: qual sua maior qualidade e qual seu maior defeito.

Realmente é preciso pensar muito bem antes de respondê-las, afinal você pode prejudicar o seu andamento no processo seletivo se passar uma imagem não apreciada pelos entrevistadores.

Se as perguntas já são tidas como clichês, imagine as respostas! Falar que é ansioso, organizado, perfeccionista caiu no gosto de muitos candidatos, mas fuja do clichê. Hoje você vai aprender como responder a essas temidas perguntas.

Qual seu maior defeito

O que o entrevistador espera é uma resposta sincera, mas cuidado para não passar uma má impressão, o ideal é que você cite um defeito e uma solução que já adotou para amenizar o impacto disso nas suas tarefas, um exemplo: “Sou um pouco desorganizado. Isso já me atrapalhou muito, mas hoje tenho uma rotina de planejamento na primeira hora do dia, com ajuda de um aplicativo no celular.”

Uma questão importante é ter bem claro que o entrevistador só vai te conhecer pelo que você fala e geralmente o tempo é bem curto, por isso é importante selecionar bem o que você vai compartilhar com ele nesse momento. Não cite defeitos que você não consegue dar exemplos práticos de como está trabalhando para melhorá-los, isso faz toda a diferença. Não deixe o entrevistador terminar a entrevista sem saber que você é consciente de seus defeitos e trabalha para que eles não prejudiquem seu desempenho profissional.

Não minta. Boa parte dos entrevistadores é muito bem treinada, eles poderão buscar inconsistências no seu discurso, e, se identificarem uma mentira, você estará em maus lençóis.

Qual sua maior qualidade

Aqui também o que vale a sinceridade, mas com um pouco de cuidado com a forma de se expressar, pois muitos candidatos tropeçam na arrogância na hora de dar essa resposta ao entrevistador. Fale sobre suas qualidades sem desmerecer os outros e respeitando que todos os candidatos que concorrem com você possuem qualidades diferentes.

Você tem muitas qualidades, certo? Mas algumas podem ser mais relevantes para a vaga que está concorrendo que outras e algumas, inclusive, negativas. Por exemplo, se está concorrendo a uma vaga para auxiliar ou assistente, ressaltar sua predisposição para liderar pode não ser uma boa caso a empresa seja muito hierarquizada. Nesse exemplo, o ideal seria citar se você é focado, trabalha bem com prazos, organizado, trabalha bem em equipe, dentre outros. Mas lembre-se: não minta!

Ainda não tem ideia do que responder? O autoconhecimento é um processo contínuo e, para alguns, é um pouco mais lento, mas se você dedicar um pequeno tempo para refletir sobre você antes da entrevista já vai ajudar bastante. Tente fazer uma lista de coisas que você faz melhor, e o que possibilita o desempenho delas e também o que atrapalha. Assim você poderá descobrir algumas qualidades e defeitos .

Espero ter ajudado com essas dicas, minha intenção é que você consiga se sair muito bem nas entrevistas e conquiste o seu emprego ideal.

Ah, me conta o que achou das dicas nos comentário! Se tiver alguma sugestão, não deixe de falar. Certamente poderá ajudar outra pessoa.

Boa sorte!

Por: Maria Fernanda Alves

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?