Aonde tudo começou…
Como tudo tem um ponto inicial, fico pensando com os meus botões Swarovski , como a tecnologia a cada dia nos surpreende. Por exemplo, aquele emotion de coração que mandamos para a/o crush hoje em dia nada mais é que o tataraneto de uma tipografia que nasceu lá na terra do Yakissoba. Que tal voltarmos no tempo? Long long time ago: O hieróglifo do Egito, por exemplo, é datado de 3.000 a.C, enquanto o alfabeto fenício é de 1.000 a.C e o Grego de 600 a.C. O alfabeto romano, que deu origem ao nosso atual, é de 100 d.C, muito antes dos tipos móveis do ano 1440 de Gutemberg. As primeiras fontes móveis da história da humanidade na verdade apareceram na China⛩, por volta de 1040, pelas mãos de Shen Kuo. Já aqui no Brasil, terra aonde se plantando tudo dá, a primeira tipografia é datada em 05 de Janeiro de 1808.
Então tipografia é, na verdade, a impressão dos tipos, sendo que pode ser chamada também de fonte, ou a letra. Antigamente, usavam-se as letras em moldes de ferro, por exemplo, para imprimir as palavras. Com o processo, era natural que o papel acabasse com uma textura, algo como um relevo baixo, em função da batida da impressão. Hoje já usamos o termo tipografia para designar estudo, pois o processo de impressão é outro. Olha a curiosidade: tipo recebe o nome de fonte. Ou seja, o desenho de uma determinada fonte, que pode ser criada especialmente para uma ocasião. Nossa Senhora Times New Roman que nos proteja, mas quem nunca fez uma formatação para o trabalho da faculdade, ou mesmo escola, bem antes, quando se usava papel almaço (um material vintage, lá das décadas de 80 e 90)?
Quem diria que a comunicação hoje em dia, cifrada em desenhos, carinhas, memes, giffs, quase um jogo de adivinhação para descobrir os significados, já teve seus dias áureos de cartas✉ com grafias dignas de um reinado britânico? Aliás, fico a pensar como nossa amiga Kate Middleton (Duquesa de Cambridge) enviaria uma recusa para sua sogra para o almoço de família no domingo? Qual a tipografia a ser usada?
Aos usuários indiscriminados dos emotions, cuidado! O tiro pode ser pela culatra, ou melhor, pela fonte errada.
Bom, despeço-me do recesso, já com a cútis renovada pronta para trabalhar, com o auxílio do ar condicionado, pois temos um sol para cada um.