Prazer, sou sua Networking! Como vai?
Sexta sua bipolar que amo, ao mesmo tempo em que está sol do deserto do Saara, ao atravessar a rua você encontra um frio Nova Iorquino, é de confundir qualquer closet de um desavisado.
Aonde não pode acontecer uma confusão dessas é quando se trata da nossa carreira e consequentemente do nosso Networking.
Essa palavrinha com origens lá na Terra do Tio Sam , significa indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.
Ou seja, na hora decisiva na área profissional ter uma boa rede de relacionamento pode impulsionar e muito, até mesmo direcionar caminhos não antes desbravados na carreira.
Apesar disso, networking não é uma atividade egoísta, em que você só quer se aproveitar de uma pessoa para o seu próprio bem. Deve existir um sentido de reciprocidade, o benefício deve ser mútuo, porque mesmo que uma pessoa seja mais experiente, ela sempre pode aprender alguma coisa com outra.
Quando uma empresa precisa contratar alguém ou redirecionar já contratados, frequentemente aborda os seus funcionários e pergunta se conhecem alguém na sua rede de contatos que possa desempenhar uma determinada função. Quanto melhor for a capacidade de networking de uma pessoa, maior é a sua probabilidade de ser indicada para um cargo quando surge a oportunidade. Nunca se encaixou tanto aquele dito popular “cola em mim que é sucesso”, pois é preste muita atenção e mantenha sua rede de contatos pra lá de atualizada e revisada.
Se a sua best é a Bibliotecária da Referência enquanto você está dando um match na catalogação, Networking marcou um brunch com marketing pessoal, podemos dizer assim um cartão de visitas, então cuidado com que você apresenta.
Ter um bom currículo ou bastante experiência em uma determinada área é muito importante, mas muitas vezes isso não é suficiente para conseguir um emprego. É preciso conhecer uma pessoa que trabalha em uma empresa e que reconhece que você pode ser uma mais-valia para a organização: isso é networking.
Combinado, espero ter você na minha rede de contatos profissionais, pode ser?
(Aquela pesquisa marota: https://www.significados.com.br/networking/)
See you ♥♥
Ana Karina Fraga ♥ Bibliotecária e Cronista ♥ CRB1 – 1887