É informação especializada? Temos Biblioteca Especializada
É outono chegou bem como lembrou a música 4 Estações (Sandy & Júnior): No outono é sempre igual, As folhas caem no quintal; Só não cai o meu amor.
Para melhor entendermos vamos viajar no tempo ou famoso long long time ago, a viagem começa em: as bibliotecas conhecidas como especializadas começaram a surgir no início do século XX, acompanhando o desenvolvimento da fase industrial e em resposta ao avanço da área de ciência e tecnologia. No entanto, ocorreu um maior impulso a partir da Segunda Guerra Mundial. As bibliotecas especializadas têm características peculiares, principalmente em relação ao acervo, que é diferenciado na sua essência.
As primeiras bibliotecas especializadas organizaram-se nas universidades que, desde cedo, se organizaram em departamentos especializados ou faculdades e, cada um destes iniciou a coleção de documentos relativos à sua área específica. Provavelmente, as primeiras bibliotecas especializadas surgiram na área da medicina, uma vez que, por exemplo a matemática se desenvolveu inicialmente ligada à filosofia, portanto com necessidade de informações de vários campos do saber. Trata-se de uma biblioteca tendencialmente dedicada a um assunto ou grupo de assuntos específicos. Segundo Ashworth (1967, p. 632) “A biblioteca especializada é uma biblioteca quase exclusivamente dedicada a publicações sobre um assunto ou sobre um grupo de assuntos em particular”. Para Cesarino (1978, p. 231), as bibliotecas especializadas são “unidades pertencentes a instituições governamentais, particulares ou associações formalmente organizadas com o objetivo de fornecer ao usuário a informação relevante de que ele necessita, em um campo específico ou assunto. Para atingir este objetivo são executadas as tarefas de seleção e aquisição, processamento técnico e disseminação da informação”
See you ♥♥
Ana Karina Fraga ♥ Bibliotecária e Cronista ♥ CRB1 – 1887