Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

É informação especializada? Temos Biblioteca Especializada

É informação especializada? Temos Biblioteca Especializada

É outono chegou bem como lembrou a música 4 Estações (Sandy & Júnior): No outono é sempre igual, As folhas caem no quintal; Só não cai o meu amor.

Não importa a estação do ano, o bibliotecário sempre estar a informar, buscar a veracidade dos dados e por assim vai o nosso trabalho. Então responda se puder o que liga primeiro brasileiro a ir para o espaço, Marcos Pontes , o presidente do Banco Central Alexandre Antonio Tombini – (1/1/2011 a 8/6/2016) e. Enedina Alves , foi a primeira mulher negra a se formar em engenharia no Brasil. Nascida em 1913, de família pobre, ela cursou engenharia e se formou aos 30 anos no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) ?baixar

Em algum momento de suas vidas profissionais recorreram a informações especializadas não é verdade? O bibliotecário tem sua participação mais que especial ao gerenciar, atender, catalogar dentre outras funções numa Biblioteca Especializada.

Para melhor entendermos vamos viajar no tempo ou famoso long long time ago, a viagem começa em: as bibliotecas conhecidas como especializadas começaram a surgir no início do século XX, acompanhando o desenvolvimento da fase industrial e em resposta ao avanço da área de ciência e tecnologia. No entanto, ocorreu um maior impulso a partir da Segunda Guerra Mundial. As bibliotecas especializadas têm características peculiares, principalmente em relação ao acervo, que é diferenciado na sua essência.

As primeiras bibliotecas especializadas organizaram-se nas universidades que, desde cedo, se organizaram em departamentos especializados ou faculdades e, cada um destes iniciou a coleção de documentos relativos à sua área específica. Provavelmente, as primeiras bibliotecas especializadas surgiram na área da medicina, uma vez que, por exemplo a matemática se desenvolveu inicialmente ligada à filosofia, portanto com necessidade de informações de vários campos do saber. Trata-se de uma biblioteca tendencialmente dedicada a um assunto ou grupo de assuntos específicos. Segundo Ashworth (1967, p. 632) “A biblioteca especializada é uma biblioteca quase exclusivamente dedicada a publicações sobre um assunto ou sobre um grupo de assuntos em particular”. Para Cesarino (1978, p. 231), as bibliotecas especializadas são “unidades pertencentes a instituições governamentais, particulares ou associações formalmente organizadas com o objetivo de fornecer ao usuário a informação relevante de que ele necessita, em um campo específico ou assunto. Para atingir este objetivo são executadas as tarefas de seleção e aquisição, processamento técnico e disseminação da informação”

2018_39_critics_opener
O bibliotecário que se dedica a biblioteca especializada deve ter em mente que suas pesquisas, atendimentos devem estar sempre a um passo a frente, com atenção sempre para informações que podem mudar o curso da história do país, quiçá mundo, muda infinitas possibilidades de aprendizado. Que orgulho saber que a partir de uma informação tudo pode mudar isso é ser bibliotecário especializado.


See you  ♥♥

Ana Karina Fraga ♥ Bibliotecária e Cronista ♥ CRB1 – 1887


Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?