Resumo versus Spoiler
Sexta-feira chegou trazendo o mês mais gostoso do ano por dois motivos: mês dos namorados (ah ♥ coração) e também e de degustar aquelas guloseimas maravilhosas, que uma festa junina nos brinda. Falando nisso quem tem o Resumo dos locais dos festejos?Enquanto não vem a localização do bolo de mandioca mais próximo, temos a definição e tipologia de Resumo:
Segue a pesquisa marota: Palavra representativa do conteúdo do documento. Também chamado de resenha (não confunda com aquele bate papo descontraído do happy hour de sexta).
Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se Recensão.
Temos três tipos de resumo: Crítico; Indicativo e Informativo. O primeiro é redigido por especialistas com análise crítica de um documento. O segundo indica apenas os pontos principais dos documentos, não apresenta dados qualitativos. Já o terceiro informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento.
Outra característica importante é sua extensão:
1. De 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos;
2. De 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;
3. De 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves (aguardo o envio do resumo das festas juninas)
Alguém percebeu que o conjunto dessas informações nada mais é que a nossa amiga NBR6028 – Informação e Documentação – Resumo – Apresentação
Mas no melhor estilo de novela ou filme temos o Spoiler, mas quem é ele? O irmão malvado do Resumo? É a versão Ruth e Raquel do mundo da informação?
Spoiler tem origem no verbo spoil, que significa estragar, é um termo de origem inglesa. Spoiler é quando alguma fonte de informação, como um site, ou um amigo, revela informações sobre o conteúdo de algum livro, ou filme, sem que a pessoa tenha visto. Ele é uma espécie de estraga-prazeres, pois é aquele indivíduo que conta os finais, ou o que vai ocorrer com determinado personagem em filmes, séries, livros, sem saber se a outra pessoa realmente quer saber. O spoiler não necessariamente precisa contar o fato todo, pode ser qualquer parte de uma fala, texto, imagem ou vídeo que faça revelações importantes sobre determinados assuntos.
Quem nunca foi vitima de um spoiler não é mesmo?
Parem a indexação, parece que acabo de receber informações das melhores festas juninas de Brasília eu que não vou dar spoiler, partiu degustar aquele caldo quentinho.
See you ♥♥
Ana Karina Fraga ♥ Bibliotecária e Cronista ♥ CRB1 – 1887
(pesquisa marota cadê você minha filha: NBR 6028 – Informação e documentação – Resumo – Apresentação; https://www.significados.com.