Trabalhar, para informar!!!!
E onde está o Bibliotecário? – Aonde ele quiser estar. Procura informação e lá está o agente transformador, quer atualização de dados, pode chamar que também vemos o Cientista da Informação.
Ah claro que não ia esquecer-se de quem? Dela a minha best a pesquisa. Vamos entender como se deu início à comemoração do 1º de Maio como o Dia do Trabalho / Trabalhador. Como começou?
No Brasil, relatos evidenciam que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em 26 de setembro de 1924 que o dia se tornou oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes, estabelecendo a data como feriado nacional, destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias. Já nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto da data foi deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de “Dia do Trabalhador”. Foi em 1º de maio de 1940, por exemplo, que o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo.
A única arma que devemos usar é informação para combater a ignorância ou qualquer outra situação que não colabore com o saber.
Por isso bom trabalho sempre !!!!
Ana Karina Fraga ♥ Bibliotecária e Cronista ♥ CRB1 – 1887