Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Um flash, uma informação

Um flash, uma informação

Sexta-feira chegou trazendo quem ? Os nossos Ipês amarelos que colorem as ruas da nossa cidade, nos dando oportunidade e vontade de guardar imagens não só na mente como também no bolso dentro do celular ou como muitos fazem na tal da nuvem.
Mas como retratar a beleza da natureza ou o look do casual day, fatos históricos? O que tem em comum com a Biblioteconomia? Claro que ela a nossa best pesquisa, vem nos explicar:
A fotografia é o processo e a arte que permite registrar e reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura. (lembra aquelas máquinas fotográficas que comportavam os famosos filmes de 36 poses?).
antiga-kodakchrome
Nessa época tínhamos que contar com a sorte e o profissionalismo do fotógrafo para que o registro desse certo e se fossem àquelas fotos de família todos rezavam para que o retratista não cortasse nenhum familiar.
Damos adeus à Kodak e encontramos a Era Digital. A fotografia foi e continua sendo a única forma de eternizar algo que é importante, seja esse algo um lugar, um objeto, um momento especial ou até mesmo pessoas especiais. A fotografia foi um importante instrumento para gravar momentos sobre a história da humanidade.
Então aquela foto antiga de família ou de algum fato que aconteceu num “reino tão tão distante”, trata-se de informação, documento. Um exemplo disso são fotos, imagens que registram a história de Brasília.
 "As Construções de Brasília" foto de Gautherot
“As Construções de Brasília” foto de Gautherot
É tanto que temos um bordão que diz: que a cada mergulho, um flash.
Então no nosso biblioteconomês fica: a cada fotografia, uma informação.
Já fotografou hoje? Ainda não? Olha a informação!!!
See you ♥♥
 Bibliotecária e Cronista Ana Karina Fraga –
CRB-1 1887

(fotografou a pesquisa marota? https://conceito.de/fotografia)
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?