Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Informação por favor, Podast a seu dispor!

Informação por favor, Podcast a seu dispor!

Sexta-feira chegando, o mês de agosto se despedindo, até aí nada muito fora do que foi planejado no nosso cronograma de cada dia, a não ser pela chegada de uma novidade. O que será? Um sistema novo? A atualização da base de dados? Todos que trabalham com informação, começam a testar mais essa plataforma que auxilia na recuperação de dados  e os usuários podem acessar e armazenar a qualquer momento e local.
Já descobriram do que se trata? Acho que seria um bom tema para aquele programa: O que é? Como acessar? Agrega valor a pesquisa? Veja no programa sexta à noite.
Não precisa esperar o happy hour terminar para saber do que se fala. Vamos lá com vocês o Podcast.Oi?! Do que se trata?
Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. Qualquer usuário na internet pode criar um podcast. As publicações dos arquivos podcast são feitas através de podcasting, um sistema que segue um padrão de feed RSS, ou seja, permite que os internautas possam subscrever determinado post de seu interesse e acompanhar automaticamente todas as recentes atualizações deste.
A informação ao alcance de todos de uma forma prática e rápida, esqueça os 150 caracteres e coloque seus fones de ouvido. Sabe quando nossos avós, tios mais distantes paravam diante do rádio para ouvir o noticiário então não imaginavam que anos mais tarde a notícia / informação seria compartilhada por um Podcast.
E como ter acesso? Existem três principais meios de ouvir um podcast: acessando o site onde o arquivo está disponível; fazer download do podcast para o computador ou smartphone, podendo assim ouvir o seu conteúdo mesmo offline; ou através da instalação de um agregador de podcasts, um software que organiza e comunica quando houver atualizações nos podcasts que a pessoa acompanha.
A origem dessa ferramenta se deu da seguinte forma: o termo podcast teria surgido a partir da junção de iPod, dispositivo da Apple de reprodução de arquivos MP3 (áudio), e broadcast, palavra em inglês que significa “transmissão” (de rádio). Os créditos para a criação deste conceito foram atribuídos ao ex-VJ da MTV Adam Curry.
Ou seja, a tecnologia sempre um passo adiante, contribuindo para a informação sem fronteiras.
Então pegue o seu JBL e escute a informação.
See you ♥♥

Bibliotecária e Cronista – Ana Karina Fraga CRB-1 1887


(a pesquisa marota ao pé do ouvido: https://www.significados.com.br/podcast/)

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?