Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Bibliotecário (a), magia de informar

Bibliotecário (a), magia de informar

Pode ser um cientista, um pesquisador, contador de histórias, um agente transformador, médico? E porque não, um psicólogo também, como naquelas propagandas lanço a indagação: me pergunte como? Eu te respondo simples assim: Seja Bibliotecário e poderá ser o que quiser em questão de minutos.

Troque o embarque no portão 25 do aeroporto pelo guichê mais próximo na hora de escolher sua profissão no tão temido vestibular, tenha certeza a escolha será um processo de realização profissional.

Me diga qual a profissão que tem inúmeras facetas? A de Bibliotecário (a) sem sombra de dúvida, monotonia é algo que não existe, aquela imagem de uma pessoa ranzinza delete, você vai se surpreender.

O que não é surpresa para ninguém é que os livros científicos e não tão científicos exercem um fascínio sobre nós. A disputa entre Bibliotecário Nutella e Raiz não existe quando nós falamos da nossa amiga informação.

Nos Bibliotecários temos algumas manias, mas quem não as tem. Então Bibliosmia é a palavra que define ação de cheirar livros. Isso mesmo essa deliciosa mania de sentir o aroma / “cafungar” (sim livros têm aroma), ai de alguém que discorde desse hábito. Quem nunca se pegou entre as prateleiras de livrarias ou estantes de bibliotecas, passando páginas e se deleitando com o cheiro que envolve o leitor / pesquisador bibliotecário, não sabe o que está perdendo.

Para cuidar das dores da alma, só um minuto que o remédio é a Biblioterapia (terapia por meio de livros) surgiu apenas no século XX. Inicialmente, ela era recomendada para pessoas portadoras de conflitos internos como depressão, medos, fobias e para idosos. Hoje, após anos de pesquisa, sabe-se que a leitura terapêutica pode trazer diversos benefícios para diferentes tipos de pessoas em faixas etárias distintas. Esse tipo de terapia é recomendada tanto para os pequenos bem como os adultos.

Ser Bibliotecário também é se pegar lendo gibis ops me desculpem hoje chamamos de HQ – Histórias em Quadrinhos ah e o primo oriental é o denominado Mangai, não importa, a origem, e sim como podemos influenciar no gosto pela leitura nos pequenos.

Mas tudo começa com a fonte de informação: Diga-me qual a Fonte de Informação e eu te digo se pesquiso!! Sempre estamos caçando as fakes News e as combatendo sempre como se tivéssemos numa guerra.Vocabulário Controlado, Tesauros, Catalogação, Indexação, Índice, Sumário, Entrada Primária, as nossas Normas Técnicas, CDU, CDD todos esperam no tapete vermelho para mais uma comemoração do 12 de março, o nosso dia.

Bibliotecário (a) com muito orgulho !!!!

Bibliotecária e Cronista – Ana Karina Fraga CRB-1/1887


(pesquisa marota: (https://minhabiblioteca.com.br/conheca-a-biblioterapia-o-tratamento-a-base-de-leitura/) Adaptado via Revista Viva Saúde).
Pesquisa marota: https://pipocanerd.com/livros/voce-ja-ouvir-palavra-bibliosmia/)

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?