Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Contra Fake News, Jornalista por favor!!!

Aqui não sua fake News, dessa forma os Bibliotecários combatem as falseanes informacionais, mas não estamos sozinhos nessa batalha, principalmente em tempos de pandemia. Um profissional que não se abate e não desiste nunca em busca da verdade é o Jornalista.

Pode ser no estilo Home Office ou nas inúmeras redações espalhadas pelo mundo, sempre busca pela verdade, como bom investigador. Quem também é boa nisso é a pesquisa marota, que não descansa mesmo em tempos de isolamento social, ela viaja pela nossa história (em casa), vejam:

O Dia do Jornalista, comemorado em 07 de abril, foi instituído em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830. Líbero Badaró, como era mais conhecido, era um oposicionista ao imperador D. Pedro I e foi o criador do Observatório Constitucional, jornal independente que focava em temas políticos até então censurados ou encobertos pelo monarca. Badaró era defensor da liberdade de imprensa e morreu em virtude de suas denúncias e de sua ideologia que contrariava os homens do poder. A morte de Badaró alimentou ainda mais a crise que começava a se instaurar no império de D. Pedro I. A revolta de populares e políticos que eram contra a repressão do monarca tornaram sua permanência no poder cada vez mais perigosa, uma vez que atos violentos estavam acontecendo frequentemente. Esse foi um dos fatores que levaram à renúncia de D. Pedro em 07 de abril de 1831.

E os fatos históricos não param por aí tem mais:

O primeiro jornal brasileiro não era produzido no Brasil. O Correio Braziliense foi criado em 1º de junho de 1808 pelo jornalista Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, em Londres. Sua circulação encerrou-se em 1º de dezembro de 1822.

Entre as mídias que contam com a participação do jornalista, estão: Web (internet) ;televisão; revistas; jornais Impressos (diários ou semanais); rádio; assessoria de Imprensa/Comunicação.

Bibliotecário contra Fake News é só chamar o jornalista mais próximo de você.

See you ♥♥

Bibliotecária e Cronista Ana Karina Fraga
CRB-1/1887


(Fique em casa como a Pesquisa Marota: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/07-abril-dia-jornalista.htm)

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?