Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Ciclo de Reuniões abertas – Mato Grosso

O dia 27 de janeiro marcou o início do primeiro ciclo de reuniões abertas que o CRB1 promoverá junto aos profissionais dos estados que compõem a jurisdição. A primeira reunião online se deu com bibliotecárias e bibliotecários do Mato Grosso.
O evento foi organizado pelo conselheiro Henrique Araújo, com apoio da conselheira-suplente Fabiana Souza e da delegada Roberta Caetano, contando com a participação de cerca de 30 profissionais e duração de 2 horas.
Na ocasião, os bibliotecários puderam falar acerca de suas expectativas para a nova gestão e os problemas que acometem o exercício a profissão no estado como: a necessidade de concursos públicos para a ocupação de postos em bibliotecas municipais e universitárias; a ampliação da fiscalização em bibliotecas de faculdades particulares; e também o aumento da fiscalização no estado por iniciativa do próprio CRB1, sem que haja necessariamente uma denúncia.
Também houve elogios sobre a atuação da ex-conselheira Waldineia Almeida, atual coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas na Secretaria de Estado de Cultura do Mato Grosso, reconhecida como parceira na promoção de políticas públicas para o setor no estado. Os esforços da gestão anterior para a abertura de novas vagas, sobretudo do ex-presidente Fábio Cordeiro, também foram reconhecidos.
Da parte do CRB1, o compromisso de atuação na proposição de políticas públicas junto ao estado e municípios com fins à ampliação do número de vagas em bibliotecas municipais e de demais entidades geridas pelo poder público. Acerca da fiscalização, o CRB1 contratará um novo bibliotecário-fiscal em breve, egresso do concurso realizado no ano passado. A contratação terá o objetivo de aperfeiçoar a fiscalização e ampliar a cobertura do Conselho.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?