SECRETARIA DE ECONOMIA DESFAZ A FUSÃO DOS CARGOS DE BIBLIOTECÁRIO E ARQUIVISTA NO INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS DO DISTRITO FEDERAL APÓS AÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DO CRB-1
O Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região (CRB-1) tomou conhecimento da emissão da Portaria nº 41, de 01/08/2022, da Secretaria de Economia do Distrito Federal, a qual realizou a junção dos cargos de Bibliotecário e Arquivista no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal.
Tão logo teve ciência, o CRB-1 encaminhou ofício ao Secretário de Economia do DF, informando a irregularidade sobre a fusão de duas profissões distintas. O ofício foi encaminhado no dia 18/08/2022, e solicitava informações acerca da fusão especialidades Arquivologia e Biblioteconomia, bem como a descrição das atividades a serem desempenhadas pelo novo cargo e a relação de profissionais ocupantes do cargo criado pela Portaria.
Neste sentido, no último dia 15 de setembro, o CRB-1 recebeu ofício da Secretaria de Economia do DF com a informação, que mediante solicitação deste Conselho, a Portaria em questão será ajustada, desfazendo a criação da especialidade “Arquivista/Bibliotecário” e retorno das especialidades ‘Arquivista’ e ‘Bibliotecário, tal qual preconiza as legislações que regulamentam ambas as profissões.
Esta ação é fruto do trabalho desenvolvido pela Fiscalização do CRB-1, que detectou a inconsistência e ilegalidade na fusão de dois cargos com especialidades específicas.
Portanto, esta conquista reflete o compromisso que a atual Gestão do CRB-1 possui com a Classe.
Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região / 19° Gestão (2021-2023)