A Universidade Estadual Paulista (UNESP), por meio de articulação entre sua Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura e da Coordenadoria Geral de Bibliotecas, está organizando uma exposição itinerante sobre o bibliófilo e bibliotecário Rubens Borba de Moraes, intitulada “Rubens Borba de Moraes: um protagonista invisível”, com lançamento previsto para março de 2023.
A primeira temporada da exposição ocorrerá na Oficina Cultural Oswald de Andrade, passando pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). A exposição faz parte do Festival Centenários, organizado pela Unesp, para promover ampla reflexão sobre as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e os 100 anos da Semana de Arte Moderna.
O objetivo é apresentar a trajetória do bibliotecário modernista Rubens Borba de Moraes (1899-1986), personalidade de destaque na história da Biblioteconomia brasileira. O Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB-1) irá enviar uma versão da Medalha Rubens Borba de Moraes que fará parte da Exposição, valorizando assim, a trajetória deste importante bibliotecário. A Medalha Rubens Borba de Moraes é concedida aos bibliotecários e bibliotecárias que se destacam nos mais diversos campos de atuação profissional.
Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região, com informações da UNESP.