Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

CRB-1 DIVULGA – PALESTRA INTERNACIONAL NO SEMINÁRIO BIBLIOTECA VIVA 2023: “UMA MALA CHEIA DE LIVROS: BIBLIOTECÁRIA UCRANIANA FALA SOBRE PROJETO PARA BIBLIOTECAS NO CONTEXTO DA GUERRA

A Biblioteca do Goethe-Institut São Paulo, é com muita alegria que eu venho convidá-los especialmente para assistir a palestra “Uma mala cheia de livros”, no Seminário Internacional Biblioteca Viva 2023. Neste encontro, a bibliotecária ucraniana Maria Shubchyk apresentará o projeto “Uma mala cheia de livros”, um projeto para oferecer livros ucranianos às famílias no exterior que tiveram de deixar seu país por causa da guerra. O dia 24 de fevereiro de 2022 mudou a vida de milhares de pessoas. Na Ucrânia, muitos foram forçados a fugir de suas casas, incluindo muitos idosos, crianças e jovens. Se fosse possível fazer as malas, muitas vezes só eram incluídas as coisas mais necessárias, e muitas outras coisas foram abandonadas. Entre elas, inúmeros livros relacionados a memórias, tradições, sobre outros mundos e muito mais. A literatura ucraniana muitas vezes não estava disponível no exterior, mas, ao mesmo tempo, crescia a necessidade de livros confiáveis em um novo ambiente, especialmente entre crianças e jovens. Com a eclosão da guerra, o Goethe-Institut Ucrânia teve que reestruturar seu trabalho e direcionou todos os seus recursos para ajudar a sociedade ucraniana nesses tempos difíceis. A conversa acontece no âmbito da 14ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva, que acontece de 26 a 30 de junho.

SOBRE A CONVIDADA

Maria Shubchyk, nascida em 1987 em Sevastopol (Ucrânia), é Coordenadora de Projetos de Promoção de Literatura e Tradução no Goethe-Institut Ucrânia. Trabalhou por mais de 12 anos com bibliotecários, artistas, autores, ilustradores, editores, festivais literários e iniciativas de leitura ucranianos e alemães, bem como com organizações da sociedade civil digital.

SOBRE O PROJETO

“Uma Mala Cheia de Livros” é um projeto do Goethe-Institut em cooperação com a Associação Alemã de Bibliotecas (dbv) e o Instituto Ucraniano do Livro como parte de um pacote abrangente de medidas para as quais o Ministério Federal das Relações Exteriores está fornecendo fundos do orçamento suplementar de 2022 para mitigar as consequências da Guerra de Agressão Russa contra a Ucrânia.

O convite é para assistirem a palestra no dia 27.06 (terça feira), das 10h30 às 12h e pode ser acompanhada no Youtube do Siseb nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=qYcANyAghyY

(é possível apenas assistir pelo youtube, ou solicitar inscrição e receber um certificado de participação, nesse link).

Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?