Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE NOTÍCIA VEICULADA NO PORTAL METRÓPOLES EM 12 DE JUNHO DE 2023

Em referência à notícia “Oito alunas de 9 a 12 anos são estupradas; bibliotecário é suspeito”, veiculada pelo portal Metrópoles em 12 de junho de 2023, o Conselho Regional de Biblioteconomia – 1. Região (CRB-1) esclarece que o professor suspeito de ter cometido os crimes em biblioteca de escola pública do município de Sorriso – MT não se trata de profissional registrado junto à este CRB-1 e que, presumidamente, exerce de forma irregular a profissão de bibliotecário.

Solicitaremos a retificação da manchete ao portal de notícias, bem como esclarecimentos à prefeitura de Sorriso. Ressalta-se que o exercício irregular da Biblioteconomia está sujeito a sanções, conforme arcabouço legal que regulamenta a profissão no Brasil.

Importa afirmar que este CRB-1 repudia de forma veemente todo tipo de violência sexual, em especial àquelas cometidas contra crianças, jovens e mulheres — as maiores vítimas deste tipo de crime, de acordo com dados oficiais. Ademais, o exercício da profissão de bibliotecário está sob a supervisão do Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário Brasileiro, que estabelece princípios intransponíveis como a legalidade e a dignidade profissional.

Estendemos a nossa solidariedade às vítimas, o anseio de que possam receber do Estado todo o apoio médico, psicológico e jurídico, e que os eventuais culpados possam ser julgados nos ditames da lei.

Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?