Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Carta Aberta À Prefeitura De Anápolis E À Secretaria De Educação Acerca Da Biblioteca Municipal Zeca Batista

O Conselho Regional de Biblioteconomia – 1. Região (CRB-1) vem manifestar consternação acerca da realidade ora enfrentada pela comunidade de frequentadores da Biblioteca Municipal Zeca Batista, equipamento público sob responsabilidade da Secretaria de Educação, o que vai ao encontro das interações anteriores entre este CRB-1 e a unidade informacional em questão.

A comunidade usuária da Biblioteca apontou, recentemente, uma série de problemas oriundos da atual gestão da Zeca Batista: prejuízo ao atendimento de deficientes visuais, com a extinção da sessão de material em braile e do serviço de transcrição de texto para escrita em braile; encerramento de projetos voltados para a troca de livros; e necessidade de maior transparência quanto aos recursos auferidos pela instituição.

Isto posto, em 2022, a Biblioteca Municipal Zeca Batista foi alvo de auto de infração exarado pelo  CRB-1, uma vez que à época foi identificada a gestão por profissional leigo. Finalmente, em dezembro daquele ano, foi realizado julgamento administrativo da unidade, que resultou na aplicação de multa e o compromisso de correção das irregularidades – pleito que segue em aberto, considerando o não pagamento da multa até a presente data e a permanência de profissional leigo na condução da Biblioteca, o que ensejou novo auto de infração, em dezembro de 2023, e, em breve, novo julgamento.

Diante da manifestação pública concernente ao prejuízo alegado pela comunidade anapolina e da expectativa de que o município cumpra o estabelecido pela Lei nº 4.084 de 30 de junho de 1962, aguardamos as devidas providências para correção do quadro.

CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA DA 1° REGIÃO

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?