O CRB-1 esteve presente nas cidades de Várzea Grande e Rondonópolis
Nos dias 11 e 12 de junho de 2024, o CRB-1 promoveu uma série de encontros com bibliotecárias, bibliotecários e estudantes de biblioteconomia para apresentar as ações desenvolvidas pelo CRB-1, no Estado de Mato Grosso e ouvir sugestões e tirar dúvidas sobre o processo de fiscalização, além de aproximar a gestão do CRB-1 às registradas e registrados, fomentando parcerias e fortalecendo a Biblioteconomia na Região. Os encontros tiveram as presenças do Presidente, Johnathan Diniz e da Vice-Presidente, Valdeira Cardoso.
No dia 11 de junho, o encontro ocorreu nas dependências do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag – Unidade Cristo Rei). O evento também foi transmitido pelo Canal do CRB-1 no YouTube. O CRB-1 foi recepcionado pelo Bibliotecário da Univag, Douglas Rios. Foi um momento muito profícuo em que o objetivo era aproximar o CRB-1 de registradas e registrados do Estado de Mato Grosso.
No dia 12 de junho, o encontro aconteceu no anfiteatro da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). O CRB-1 foi recepcionado pelo Coordenador do Curso de Biblioteconomia da UFR, Professor Joel Martins Luz. O evento contou com docentes do curso de Biblioteconomia, estudantes e profissionais registrados.
Durante o bate-papo foi levantado a importância da mobilização de bibliotecárias e bibliotecários para efetivação da Lei nº 12.244/2010 e que governantes possam se sensibilizar à causa, atendendo aos dispositivos da lei. Também foi discutido a implantação da Campanha #SouBibliotecaEscolar, promovida pelo Sistema CRB/CRBs, em parceria com a UFR e entidades de classe.
Aproveitando a ocasião (visita à Universidade), foi realizada a entrega , do Parecer Jurídico do CRB-1 sobre as mudanças significativas na formação de novos Bibliotecários por esta universidade, contribuindo com a proposta do novo Projeto Pedagógico do Curso – PPC. O Professor Joel ressalta que a interlocução com o CRB-1 é importante para garantir o direito de que nossos egressos possam obter seus registros profissionais.
Por fim, Johnathan e Valdeira ressaltam que a proximidade do CRB-1 com bibliotecárias, bibliotecários, estudantes e entidades de classe é benéfica no fortalecimento da biblioteconomia na Região Centro-Oeste. No segundo semestre outras edições do Bate-Papo serão levadas a outros estados da jurisdição.
Acesse o Bate-Papo com o CRB-1 realizado em Cuiabá/MT:
Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região