ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

O Cineasta e a Bibliotecária: Notas de Amizade

Conheça a história da amizade entre Vladimir Carvalho e a Bibliotecária Hilda Braga

 

Esta semana Brasília perdeu um dos nomes basilares de seu panteão cultural. Aos 89 anos, faleceu o cineasta Vladimir Carvalho, um dos documentaristas mais importantes do cinema brasileiro e um dos artistas mais queridos da capital federal. Aliás, foi esta boa fama que o ligou à bibliotecária Hilda Braga (em posição sentada na imagem).

Quem nos conta a história é Kátia Braga, filha de Hilda, também bibliotecária e admiradora da obra de Vladimir. Tudo começa com a criação da Fundação Cinememória, em 1994, instituição criada por Vlad, sediada em uma casa na W3 Sul, para onde leva todo o seu acervo. Na ocasião, o cineasta, em entrevista ao Correio Braziliense, comentou sobre a necessidade de organizar o acervo e de como isto levaria tempo. Hilda leu a matéria e guardou aquela informação. Tempos depois, a bibliotecária aposentada, entusiasta da sétima arte, encontrou Vladimir ocasionalmente no Cine Brasília e não titubeou em se apresentar e se colocar à disposição para ajudá-lo na empreitada. Estava selada a amizade.

A partir de então, todos os anos Vladimir ligava para Hilda a fim de deixá-la a par dos acontecimentos e tentar marcar o início das atividades. O ensaio durou cerca de sete anos, até que Hilda decidiu dar início à organização do acervo, materializando o projeto. O processamento técnico se dava da seguinte maneira: a bibliotecária ia até à Fundação, fazia a catalogação em fichas e transferia para uma base de dados no antigo Microisis. Detalhe: Vlad era avesso a computadores e Hilda alimentava a base de sua própria residência.

Vários meses se passaram até que Hilda finalizasse o trabalho. Finda a atividade, a bibliotecária seguiu à disposição para ajudar o cineasta com a manutenção do catálogo e eventualmente auxiliá-lo em pesquisas. Em vida, Vladimir doou o acervo da Fundação Cinememória à Universidade de Brasília, instituição da qual foi docente. Para Hilda ficaram as boas lembranças e a satisfação de ter contribuído em um projeto tão importante.

Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?